Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Biografia de Charles Bronson

Um dos atores que mais atraiu público ao cinema, Charles Bronson percorreu uma grande jornada para chegar ao estrelato. Conheça a vida e carreira deste ator que deixou um legado com mais de cem filmes.

03/11/1921 30/08/2003
Charles Buchinsky

De família humilde, Charles Buchinsky era o 11° filho entre 14 irmãos. Seus pais eram imigrantes europeus que foram para os Estados Unidos em busca de melhores oportunidades. Por causa da precoce morte de seu pai, aos 10 anos de idade Charles teve que assumir responsabilidades.

Quando fez 16 anos começou a trabalhar numa mina de carvão da sua cidade Ehrenfeld, PA. Infelizmente essa experiência lhe causou um medo permanente de lugares fechados. E ainda atribui ao rapaz uma característica que ficaria para sempre: Charles falava muito pouco.


Copiar
Compartilhar
Alcançando a Fama

O filme que ampliou sua visibilidade foi Sete Homens e um Destino (The Magnificent Seven, 1960). No ano seguinte, Bronson recebeu uma indicação ao Emmy Awards na categoria de Melhor Ator Coadjuvante graças a sua participação em um episódio da série General Electric Theaterem.

Sua atuação brilhante no filme The Great Escape (1963) como o claustrofóbico Danny Velinski em um túnel, trouxe-lhe melhores papéis, como o The Dirty Dozen em 1967. Mesmo assim, no ano seguinte Bronson seguiu para Europa para melhores oportunidades.


Copiar
Compartilhar
O Começo de Tudo

Charles decidiu entrar na Escola de Artes após regressar da Segunda Guerra Mundial. Apesar de ser bastante tímido e calado, foi por esse meio que ele conseguiu enfrentar seus traumas. Seu primeiro trabalho foi uma pequena aparição em um filme em 1951.

Durante a década de cinquenta, participou de diversas séries de TV como The Red Skelton Show, Hey, Jeannie!, Alfred Hitchcock Presents, The Twilight Zone, entre outras.


Copiar
Compartilhar
O Primeiro Casamento

Em 1944, casou com sua primeira esposa, Harriet Fendler, com quem teve dois filhos, Susan e Tommy e permaneceu casado por dezoito anos.


Copiar
Compartilhar
A Mudança de Nome

Até 1954, Charles utilizou o seu sobrenome verdadeiro quando seu agente sugeriu a mudança. A inspiração para o novo sobrenome, veio dos portões Bronson, uma das entradas dos estúdios da Paramount Studios, localizado ao norte da Bronson Avenue, em Hollywood. Na era do Macartismo, um nome como Buchinsky teria problemas para se estabelecer.


Copiar
Compartilhar
O Segundo Casamento

Em 1969, Bronson conheceu a atriz Jill Ireland enquanto rodava um filme e se casou com ela no mesmo ano. O casamento teve como fruto uma filha. Ireland veio a falecer por causa de um câncer em 18 de maio de 1990, depois de 22 anos de um casamento plenamente feliz. A morte de sua esposa levou o ator a uma depressão profunda.


Copiar
Compartilhar
Europa

Em 1968, Bronson protagonizou junto com Alain Delon o filme Adeus, amigo (1968), do francês Jean Herman. Além de seu inesquecível papel em Era uma vez no Oeste (1968), a obra-prima de Sergio Leone, e também de sua interpretação em O passageiro da chuva, de René Clément.

Charles ainda fez filmes na Inglaterra, França e Espanha. No ano de 1972, voltou aos Estados Unidos quando uma pesquisa feita em seis países o apontou como o ator mais popular do mundo, ao lado de Sean Connery.


Copiar
Compartilhar
 
Nova Fase

Esta nova fase teve como seu primeiro grande filme Assassino a Preço Fixo (1972), no qual interpretou um assassino profissional.

O filme Fuga Audaciosa (1975), se tornou famoso no Brasil por ter uma cena onde é mostrado um plano de fuga de uma prisão, utilizando-se um helicóptero que, pilotado por Bronson, pousa no pátio de um presídio e resgata o prisioneiro interpretado por Robert Duvall. Na qual pode ter inspirado a fuga do bandido Escadinha, que usou o mesmo estratégia para fugir do presídio carioca da Ilha Grande, em 1985.


Copiar
Compartilhar
Auge da Carreira

O maior ápice em sua carreira foi com o clássico Desejo de Matar, de 1974, que o consagrou na pele de Paul Kersey, um pacato arquiteto da cidade de Nova Iorque, que tem sua mulher morta e sua filha estuprada por três bandidos e passa a agir como um vigilante, perseguindo os criminosos nas ruas à noite.

Desejo de matar teve mais quatro seqüências: Desejo de Matar 2 (1982), Desejo de Matar 3 (1985), Desejo de Matar 4 - Operação Crackdown (1987) e Desejo de Matar 5 (1994).


Copiar
Compartilhar
O Terceiro Casamento

Em 1998, Bronson casou-se novamente com a atriz Kim Weeks, que o acompanhou até sua morte em 2003.


Copiar
Compartilhar
Morte

Bronson sofria de Mal de Alzheimer e morreu aos 81 anos em consequência de uma pneumonia.


Copiar
Compartilhar
Principais Filmes

1951 - A um passo do fim (The People Against O Hara)
1953 - Museu de Cera (House of Wax, ainda como Charles Buchinsky)
1954 - Massai, o último guerreiro Apache (Apache, ainda como Charles Buchinsky)
1954 - Vera Cruz (Vera Cruz)
1956 - Ao Despertar Da Paixão (Jubal)
1958 - Dominados pelo Ódio (Machine Gun Kelly)
1960 - Sete Homens e um Destino (Magnificent seven)
1961 - Robur, o Conquistador do Mundo (Master of the World)
1967 - Os Doze Condenados (The Dirty Dozen)
1968 - Adeus amigo (Adieu l´ami)
1969 - Era uma vez no Oeste (C´era una volta il west)
1969 - O Passageiro da Chuva (Le passager de la pluie)
1974 - Desejo de Matar (Death Wish)
1976 - Cinco dias de Conspiração (St. Ives)
1980 - Caboblanco (Caboblanco)
1981 - Desejo de Matar 2 (Death Wish II)
1984 - Justiça selvagem (Evil That Men Do)
1985 - Desejo de Matar 3 (Death Wish 3)
1986 - O Vingador (Murphy´s law)
1987 - Desejo de Matar 4: Operação Crackdown (Death Wish 4: The Crackdown)
1989 - Kinjite: Desejos Proibidos (Kinjite: Forbidden Subjects)
1994 - Desejo de Matar 5 (Death Wish V: The Face of Death)
1999 - À Queima-roupa 3 (Family of Cops III)


Copiar
Compartilhar
Reconhecimentos

A carreira do ator teve seu devido reconhecimento com uma estrela na calçada da fama, além de um Globo de Ouro em 1972, ao lado de Sean Connery.


Copiar
Compartilhar
Curiosidade

Bronson era o quarto ator mais lucrativo do mercado americano, atrás somente de Robert Redford, Barbra Streisand e Al Pacino.


Copiar
Compartilhar
80 anos Charles Bronson sobre si mesmo

Tenho a aparência de uma pedreira, onde explodiu uma carga de dinamite.


Copiar
Compartilhar
fechar