Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dicas para o Dia das Crianças

Em 12 de outubro, é comemorado o Dia das Crianças, celebrado desde 1924. A data foi reconhecida somente no ano anterior, por meio de uma campanha de marketing realizada por uma famosa indústria de brinquedos. Desde então, virou uma data comercial, em que os pequeninos já são influenciados a pedir e escolher o que querem ganhar. Porém a verdadeira essência desse dia é lembrar sobre os direitos que toda criança deve ter, como qualidade de vida, alimentação, educação e amor. Dar presentes e passar esse dia especial com elas tornou-se uma forma de demonstrar carinho. Por isso, nós, do Mensagens Com Amor, fizemos uma lista com dicas para o Dia das Crianças que vão alegrar esses anjinhos. Confira!

Ir ao teatro

Seja por falta de costume ou por preconceitos, muitas pessoas não vão ao teatro e isso acaba sendo repassado para as crianças. Para quebrar esse ciclo, estimulando os pequenos a consumirem linguagens culturais diferentes e experimentar uma programação nova, ir ao teatro no Dia das Crianças é uma opção maravilhosa para toda a família. Afinal, assistindo a um bom espetáculo infantil, as crianças se divertem com a arte, e os adolescentes e adultos saem da sessão cheios de bons estímulos.


Copiar
Compartilhar
Incluir a família

Toda criança gosta de surpresas, mas não necessariamente isso significa que os pais precisem comprar algo! Fazer atividades manuais – como pintar com tinta, reproduzir uma receita de um bolo decorado ou fazer um cinema em casa com um filme inédito – pode ser uma alternativa divertida para envolver crianças de todas as idades. Melhor ainda se a atividade incluir toda a família. Abuse da criatividade e divirta-se com os pequenos!


Copiar
Compartilhar
#Divirta-se com essa incrível playlist!

Spotify ouça a playlist

Copiar
Compartilhar
No Almoço almoço infantil

Na hora do almoço, nada melhor que uma churrascaria, comer as mais variadas carnes que toda criança saboreia com muito gosto, assim não darão trabalho para comer. E não se esqueçam da sobremesa: um delicioso sorvete ou tortas e doces, dependendo do gosto de cada um.

Recorde alguns doces que marcaram sua infância
Copiar
Compartilhar
Programações

Você pode fazer programações divertidas como oficinas artesanais, jogos e brincadeiras, culinária para crianças, desenhos para pintar e liga ponto.


Copiar
Compartilhar
Caça ao presente

Se for presentear, por que não lançar um desafio para animar as crianças? Atualmente as crianças passam muito tempo diante das telas dos celulares e computadores, e então nada melhor do que apresentá-las a um universo mais lúdico, para exercitarem o seu raciocínio. Prepare uma caça ao tesouro e esconda o presente, para que a criança procure de uma maneira divertida. Espalhe dicas para que ela vá se aproximando do presente até encontrá-lo.


Copiar
Compartilhar
Mais sobre o Dia das Crianças

Mensagens de Dia das Crianças

Presentes para o Dia das Crianças

Frases de Dia das Crianças

Homenagem à criança no Dia das Crianças

Filmes para assistir no Dia das Crianças

Brincadeiras para o Dia das Crianças

Pizza de biscoito

Ingredientes: muçarela em fatias, orégano, azeitonas, rodelas de tomate, biscoito água e sal

As brincadeiras do Dia da Criança devem dar uma fome de leão! Uma dica é fazer com as crianças um lanche rápido e que elas próprias podem preparar. Já com muçarela fatiada e cortada em quadrados menores que uma unidade de biscoito água e sal, as crianças vão colocar cada fatia sobre o biscoito e dispor numa assadeira. Sobre a muçarela pode ser colocada uma rodela de tomate (fatiada por um adulto), um pouco de orégano, uma azeitona sem caroço... Com a ajuda de um adulto, as pizzinhas são levadas ao forno preaquecido a 180 graus até derreter a muçarela. Deixe esfriar um pouquinho, passando para uma travessa. É fácil, pode ser acompanhada por uma limonada e vira uma festa!

Saiba mais sobre o Dia da Pizza!
Copiar
Compartilhar
Café da Manhã criança tomando café da manhã

Que tal começar o dia levando o café da manhã na cama para as crianças? Começar o dia com a primeira atenção para elas. Pode ser numa bandeja ou num prato maior onde fica o que a família costuma comer nessa refeição, procurando colocar especialmente o que as crianças gostam mais e ficando a seu lado para poder ajudar se precisar e participar da alegria dela com a surpresa.


Copiar
Compartilhar
 
Atividades pela Prefeitura

Verifiquem nas atividades planejadas pela prefeitura de sua cidade quais as programações para o período da tarde. Sempre montam peças teatrais, apresentadas em espaços públicos ou com preços mínimos, que também será interessante para os mesmos.


Copiar
Compartilhar
Final do Dia

Poderão ainda fazer um delicioso passeio de bicicleta, soltar pipa, ir ao zoológico ou fazer uma trilha.
À noite, o melhor é encerrar a comemoração com uma noite de pijama, montando um acampamento no meio da sala e chamando alguns amigos para compartilharem desse momento. Será um dia inesquecível!


Copiar
Compartilhar
Cultura Familiar

Sugerimos ainda um resgate da cultura familiar, propondo um levantamento de brincadeiras antigas, aquelas da época dos nossos avós. E nos lembramos de dar sugestões de presentes e dos cuidados para que os pequenos não se machuquem.

Motive-se com dicas de coisas para se fazer com a família
Copiar
Compartilhar
Barata assustada Material: uma bola

O Dia da Criança pode ser celebrado com brincadeiras simples, como a barata assustada, que além de divertir ainda ajuda a desenvolver a direção. As crianças devem ser organizadas num círculo e uma delas recebe uma bola. Ao sinal, que pode ser bater palmas, a bola vai sendo passada rapidamente para a que estiver imediatamente ao lado, uma a uma. Quando se ouvirem palmas novamente, quem estiver com a bola na mão deve inverter o sentido, se estiver passando à direita, deverá passar à esquerda. Se não ouvir as palmas ou não inverter o sentido, sai do jogo, que continua até ficarem duas pessoas.


Copiar
Compartilhar
Fantasias Menina de fanstasia

Em casa podem combinar (antes do dia) com vizinhos e parentes que também tenham criança, ou só a família mesmo, e fazer um festival de fantasias: encher uma caixa com roupas, bolsas, sapatos de adulto, fantasias que eles ou as crianças usam em festividades do lugar onde vivem e fazerem um desfile. Podem incrementar também as fantasias com coisas de sucata.


Copiar
Compartilhar
Bola em Posição Brincadeiras

Material: uma bola.

Como brincar: formar uma roda com as crianças e pedir que cada uma escolha o nome de um animal (pode, também, ser nomes de frutas, flores, brinquedos etc). O brinquedista ou uma criança fica no meio da roda e joga a bola para o alto dizendo o nome de um dos animais escolhidos. A criança que tem o nome chamado deve agarrar a bola antes que ela caia no chão. Não conseguindo, fica parada na posição que estava ao tentar pegar a bola, como uma estátua.

Permanece assim até que outra criança, que também não consiga pegar a bola, tome o seu lugar. O jogo termina quando todas as crianças tiverem sido chamadas ou se cansemem de brincar.

Você tem vivido a sua criança interior? Reflita
Copiar
Compartilhar
Bola na Montanha Russa Brincadeiras

Material: duas bolas.

Como brincar: organizar as crianças em duas filas iguais. Entregar uma bola para a primeira criança de cada fila. A primeira criança vai passar a bola pelo alto para a que está atrás dela, a que recebe vai passar por baixo, entre as pernas, para a seguinte e vão repetindo esses movimentos alternados. A última criança da fila, ao receber a bola, deve sair correndo e ocupar o lugar à frente da fila e passar a bola para a que ficou atrás. A brincadeira continua até que a criança que a iniciou volte a ser a primeira da fila. Ganha a fila em que a criança que iniciou o jogo volte primeiro ao seu lugar.


Copiar
Compartilhar
Brinquedinhos criança brincando no chão

A partir dos quatro anos as opções começam a ficar bem mais variadas. Bonecas, trenzinhos, bolas, instrumentos musicais de brinquedo, quebra-cabeças, entre outros, despertam o interesse de meninos e meninas. Nesta fase, as crianças já dominam um vocabulário de mais de mil palavras e fazem pequenas frases, já bem inteligíveis e com grande facilidade.


Copiar
Compartilhar
Exercícios

A partir dos sete anos a capacidade motora e cognitiva das crianças já permite uma escolha mais ampla, que vai de jogos de tabuleiro a brinquedos e jogos eletrônicos. Nessa fase a criança também desperta para necessidade de se exercitar por isso patins e bicicletas faz o maior sucesso.

Desperte a imaginação das crianças com contos infantis
Copiar
Compartilhar
Passeios

Os passeios podem ser simples, mas é bom que sejam diferentes: visitar uma pracinha ou parque novo que os pais descobriram ao sair para o trabalho: ir até o local do trabalho da mãe ou do pai e ver tudo que tem perto; visitar um parente ou amigo que tenha um quintal em casa para lá fazer brincadeiras com as crianças.


Copiar
Compartilhar
Batata Quente Brincadeiras

Material: uma bola de meia ou uma bola pequena de jornal amassado (ou qualquer outra coisa que possa substituir a bola).

Como brincar: as crianças sentam em roda. A bola é a batata quente.

As crianças vão cantando uma música conhecida, por exemplo:

“Ciranda, cirandinha ...” enquanto passam a batata quente de mão em mão. A um sinal do brinquedista param de cantar e quem estiver com a batata na mão paga uma prenda. Esta já deve ter sido combinada previamente com as crianças para ver se aceitam brincar assim.


Copiar
Compartilhar
Lanches criança comendo donuts

Outra ideia para esse dia é elas planejarem e fazerem um lanche: ver o que vão querer comer, sair com elas para comprar e deixar que elas arrumem como servir o lanche, dando o mínimo de palpites possível.

Agrade às crianças com lanchinhos criativos e deliciosos!
Copiar
Compartilhar
Cantigas

Que tal aprender algumas Cantigas de Roda e cantar e brincar com as crianças?


Copiar
Compartilhar
Bola ao Centro Brincadeiras

Material: uma bola.

Como brincar: formar uma roda com as crianças e pedir que cada uma escolha um número. Uma vai para o centro e joga a bola para o alto dizendo um dos números. A criança que tem o número corre para pegar a bola. Se pegar, irá para o centro, se não conseguir, volta para seu lugar.


Copiar
Compartilhar
Tiro ao Alvo Brincadeiras

Material: uma bola.

Como brincar: as crianças ficam sentadas em semicírculo. O brinquedista fica com a bola e vai jogando para cada criança, na ordem em que estão sentadas. A criança a devolve para ele, o mais rápido possível. Quando já estiverem acostumadas, pode jogar sem ser na ordem em que as crianças estão sentadas, criando assim um clima de surpresa.

Sem ideias de brincadeiras para o Dia das Crianças? Conheça algumas!
Copiar
Compartilhar
Ideias

Depois poderia ser conversado sobre o que elas gostariam de fazer. Se a primeira ideia for receber o presente que pediram, os pais podem tentar sugerir um passeio ou brincadeiras para fazerem juntos. Mas devem acatar a decisão da criança , para ela sentir que esse é um dia dela.


Copiar
Compartilhar
Cubos Coloridos

Se a criança ainda é um bebê, o mais indicado são cubos coloridos, argolas e brinquedos leves e flutuantes, fáceis de montar e desmontar. A partir de um ano, os brinquedos devem estimular novas aprendizagens como puxar, empurrar, rolar, abrir e fechar.

Demonstre sua alegria pelo Dia das Crianças com mensagens
Copiar
Compartilhar
CDs de Música menina dançando com a mãe na sala

Entre dois e três anos as crianças estão com a corda toda. Um CD de música, para cantar e dançar, por exemplo, ajuda na elaboração do vocabulário, além de alegrar os pequenos. Outra boa opção são livros de histórias infantis que podem ser lidos pelos pais – um momento especial de compartilhar carinho.


Copiar
Compartilhar
Abordagem

Faça uma abordagem político-social, numa mostra dos principais pontos do Estatuto da Criança e do Adolescente, explicando qual o seu significado e importância diante do mundo atual.

Saiba o que fazer quando as crianças estão de férias
Copiar
Compartilhar
Bola no Balde Brincadeiras

Material: uma bola e um balde, lata grande ou pneu.

Como brincar: as crianças ficam em fila e têm que acertar a bola dentro do balde, lata ou pneu. Cada criança que joga vai para o final da fila para jogar de novo.


Copiar
Compartilhar
Oficina de Brinquedos brinquedos de material reciclável

Oficina de brinquedos: antes do dia, pais e familiares procuram conseguir os materiais: sucata como vasilhas e potes de plástico, pedaços de fazendas e lãs, pedaços de papel e cartolina, e também coisas da natureza. Depois eles precisam ser limpos e arrumados para facilitar a escolha das crianças. Material sujo e desarrumado não estimula a fazer nada com ele. É preciso também material de apoio, por exemplo: lápis, canetinhas, tinta, pincéis, cola, tesouras, barbantes, jornais, revistas etc . E escolher um lugar na casa ou do lado de fora para fazer a oficina, que na hora vai gerar um pouco de bagunça. É preciso atenção com tesouras ou outro objeto com o qual as crianças possam se machucar. Se houver crianças pequenas a atenção tem que ser maior e praticamente os adultos é que vão fazer o brinquedo “com” ela. Mas as crianças adoram o momento do fazer e ficam felizes em brincar com o que é feito na oficina, ainda mais porque foi feito junto com os pais.

Relembre sua infância com mensagens que trarão nostalgia!
Copiar
Compartilhar
fechar