Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dicas para escrever um diário

Guardar segredos, registrar momentos especiais, contar tudo aquilo que está sentindo... Um diário pode servir para muitas coisas. Que tal finalmente fazer o seu?

Escolha seu diário

Primeiramente, escolha o tamanho do diário com base no tamanho de sua letra. Se você possui uma letra pequena e é uma pessoa organizada, um diário pequeno seria ótimo, mas caso sua letra seja grande e você desorganizada, opte por um maior e com bastante espaço entre as linhas.


Copiar
Compartilhar
A escolha do material do diário

Além de ter que pensar se ele vai ficar só em casa ou se você pretende levá-lo para onde for, pensar no tipo de capa é fundamental, porque se ele for passear para todo lugar com você, é melhor procurar um material bem resistente.


Copiar
Compartilhar
Escolher um bom esconderijo para seu diário

Se você mora em uma casa com muitas pessoas, não se esqueça de arrumar um lugar para guardá-lo, de preferência em um local que ninguém possa achá-lo. Caso não consiga pensar em um bom lugar, uma ótima dica é comprar um diário com cadeado.


Copiar
Compartilhar
Use datas

Nada melhor do que datar as suas informações, até porque no diário são anotadas muitas coisas importantes e, dessa forma, você nunca vai esquecer quando aquele momento especial aconteceu. Outra vantagem é que você poderá reler seu diário depois de muito tempo e saber quando as coisas aconteceram com você.


Copiar
Compartilhar
Use e abuse dos detalhes dos fatos

Como já foi dito, o diário é ótimo para nos relembrar momentos que vivemos, então abuse dos detalhes mínimos na hora de escrever. Assim, quando for relembrar dos momentos passados, as lembranças virão em sua mente como se tivessem acontecido ontem.


Copiar
Compartilhar
Escreva sem medo de acabarem as páginas

Se você escreveu muito e seu diário acabar, simplesmente compre outro. Não pense em poupar páginas, pense apenas que há muito para se escrever.


Copiar
Compartilhar
Escreva tudo que tiver vontade

O lado bom de ter um diário é que você pode escrever exatamente TUDO que acontece com você, desde os bons até os maus momentos. Quando você precisar desabafar algo e não puder contar para ninguém, seu diário será seu melhor amigo.


Copiar
Compartilhar
 
Tenha um horário reservado para escrever

Às vezes, a correria do dia a dia nos faz esquecermos o nosso diário, porém, procure sempre reservar um momento do seu dia para relatar seus fatos. Caso ache que não conseguirá todos os dias, crie um cronograma para escrever duas ou três vezes por semana.


Copiar
Compartilhar
Crie uma capa personalizada

Você pode ter um diário exclusivo se você mesma personalizá-lo. Enfeite a capa com colagens, frases, glitter, fotos ou coisas que representem você, afinal, o diário é seu e nada melhor do que ele se parecer exatamente com você.


Copiar
Compartilhar
Seja criativo e personalize seu diário

Você pode usar e abusar de sua criatividade para ilustrar e enfeitar seu diário. Utilize recortes de revistas, desenhos próprios, adesivos e até fotos. Usar canetas coloridas e com cheiros também é super legal.


Copiar
Compartilhar
Escreva até o fim da vida

Procure criar o hábito de escrever sempre, assim, quando o tempo passar e você for envelhecendo, ainda que esqueça muitos fatos que aconteceram na sua vida, você terá seus próprios relatos para se relembrar.


Copiar
Compartilhar
Escreva sempre de caneta

Se você escrever a lápis, com o tempo suas escrituras podem começar a desaparecer. Com a caneta, você pode ter certeza que, dificilmente, suas palavras serão apagadas.


Copiar
Compartilhar
Busque inspirações em livros

Há diversos livros famosos que foram inscritos em forma de diário e que podem te dar inspirações para escrever. Alguns deles são: O Diário de Anne Frank, Diário de uma garota nada popular, O diário do outro e vários outros livros encontrados facilmente na internet.


Copiar
Compartilhar
fechar