Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Frases de Antônio Abujamra

Autor de frases provocadoras e memoráveis, Abu teve uma grande carreira no teatro e na TV brasileira. Conheça as frases e pensamentos deste ator e diretor irreverente.

15/09/1932 28/04/2015
Frases feitas Antônio Abujamra

O que quer dizer frases feitas? Por exemplo, se eu falo “ser ou não ser, eis a questão”. É uma frase feita? Ou é uma das melhores a que a gente pode falar numa conversa, em vez de perguntar “como você vai?”. O que é melhor: você ter as grandes frases dos grandes autores ou falar da mesmice que a gente fala todo dia? O que é melhor: você descobrir frases onde a sua vida está incluída ou você ficar falando “ih… o preço do tomate aumentou”. O que é melhor?


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Famosos que fazem aniversário dia 15 de Setembro

Significado do nome Antônio

Famosos que faleceram dia 28 de Abril

Artista Antônio Abujamra

Não tenho talento para administrar teatro, sou artista.


Copiar
Compartilhar
200 coisas na cabeça Antônio Abujamra

Um ator, um diretor de teatro, tem sempre 200 coisas na cabeça. Não dá pra te dizer “estou fazendo isso”, porque amanhã eu mudo. Não paro. Quero montar Thomas Bernhard, que você nunca ouviu falar, porque a cultura brasileira é uma merda mesmo. É um dos maiores autores de teatro do mundo hoje, à altura de Brecht.


Copiar
Compartilhar
Morte Antônio Abujamra

Ando na rua, vejo o nome do fulano de tal na placa, me pergunto quem será. Eu vou morrer, vai ter tabuleta na tabacaria, vai cair a tabuleta, vai cair o dono da rua, vai cair tudo. Não quero deixar nada.


Copiar
Compartilhar
Velho Antônio Abujamra

Eu sou um velho. Eu lia demais. Eu ficava lendo, lendo. Por isso envelheci. Eu sei lá quando eu era velho. Velho é quando começa a baixar o pau. Sei lá, um dia eu sentei nas bolas e percebi que estava velho. Eu sei lá quando a gente fica velho. Eu levo a minha vida. Faço as minhas coisas. Aguento uma porção de gente. Acabou a entrevista?


Copiar
Compartilhar
João Cabral de Melo Neto Antônio Abujamra

É a pessoa mais importante na poesia brasileira. Estive na casa dele em Marselha por 28 dias. Aprendi mais poesia do que em 50 anos de universidade brasileira. É uma das pessoas que realmente impressionaram pela qualidade, pela beleza, pelo saber fazer, por ensinar a olhar, a escutar, que nunca tem nada bem terminado, terminar bem é uma arte muito difícil.


Copiar
Compartilhar
Não sou assim Antônio Abujamra

Não sou o que vocês querem. Não sou de dar entrevistas do jeito que vocês querem. Eu não sei, fico irritado. Acho que é bobagem e eu quero que você sinta que é bobagem. Quero que você sofra, não eu.


Copiar
Compartilhar
Mediocridade Antônio Abujamra

A televisão deveria deixar de trazer só a estética da pobreza. Mas não é fácil. Adquirir um conceito não é fácil. Por isso, é triste ver tanta mediocridade no meio da televisão.


Copiar
Compartilhar
 
Diretores de cinema Antônio Abujamra

Gosto de Bresson, de Truffaut, do Hitchcock e todos que fazem cinema. Adoro, porque acho que são uns babacas, todos eles. Levam cinco anos para fazer um filme, e eu fracasso em dez peças em cinco anos.


Copiar
Compartilhar
Teatro infinito Antônio Abujamra

O teatro é uma baleia maior que a Moby Dick. Cabe tudo em teatro. O que é preciso é decidir o que fazer, eu não aconselho mais. Façam o que quiserem, enforquem-se na corda da liberdade. Assim o teatro fica infinito e com o cunho trágico para a comédia.


Copiar
Compartilhar
Televisão Antônio Abujamra

Televisão é uma coisa, teatro é outra coisa, cinema é outra coisa. Eu sou ator de teatro, televisão, de cinema, de michê. Não sei se a palavra michê existe em Fortaleza!


Copiar
Compartilhar
Viver Antônio Abujamra

Eu faço porque viver deve ser fazer, né?


Copiar
Compartilhar
Público Antônio Abujamra

Faço o público todo gritar.


Copiar
Compartilhar
Mundo Antônio Abujamra

O mundo está cada vez mais feio.


Copiar
Compartilhar
Gostar e odiar Antônio Abujamra

Odeio tudo. Não é só televisão, eu odeio tudo, o ar, o mar, a mim mesmo, odeio tudo, só gosto do meu neto, o único homem que mexe na minha cabeça, como diz a minha mulher para ele. Eu não gosto de nada.


Copiar
Compartilhar
Decisão Antônio Abujamra

A vida é sua. Estrague-a como quiser.


Copiar
Compartilhar
Essência Antônio Abujamra

A essência do meu progresso estava em poder aceitar a minha decadência. Ou seja, progredir até morrer, porque viver é morrer. E não me arrependo de nada.


Copiar
Compartilhar
Sonho Antônio Abujamra

Sonho não deve passar de uma noite, meu amigo. Sonho não me interessa. Não quero que ninguém sonhe na minha frente. Sonho não deve passar de uma noite e acabou! Não tem importância. Ninguém tem que sonhar. Sonho só dá esperança, e a esperança já fodeu com a América Latina inteira.


Copiar
Compartilhar
Sabedoria Antônio Abujamra

Eu sei muito texto de Shakespeare, do Tennessee Williams, do Fernando Pessoa. Eu sei decorado esses textos, que são bem melhores do que eu falo, na verdade… E bem melhor do que a fala de qualquer jornalista babaca.


Copiar
Compartilhar
Meu Antônio Abujamra

Tudo o que foi bem escrito ou dito é meu. Eu posso usar o que eu quiser.


Copiar
Compartilhar
Trabalho Antônio Abujamra

O que interessa é o meu trabalho. Não tenho mais cobranças, dirigi demais.


Copiar
Compartilhar
Importante Antônio Abujamra

A palavra importante não existe pra mim. Eu proíbo a palavra importante, eu proíbo a palavra humano, a barbárie tem o rosto humano, então eu não preciso usar, proíbo a expressão “eu acho”. O achismo é uma bobagem.


Copiar
Compartilhar
Infância no teatro Antônio Abujamra

Uma irmã me levava para assistir peças de teatro – inclusive me levou ao extinto Teatro Santana, para ver um grupo americano apresentando um musical inesquecível com um elenco totalmente negro. Então, eu só queria ler teatro, ver os espetáculos. Fui percebendo que eu tinha uma naturalidade acumpliciante, com jeito mesmo para dirigir e interpretar.


Copiar
Compartilhar
Insuportáveis Antônio Abujamra

Vocês são insuportáveis. E ainda me perguntam as coisas que me perguntam há 50 anos. As mesmas coisas. Eu queria que vocês caminhassem no incerto, como pede Pascal. Tudo bem, vocês nunca leram Pascal, mas saiam aí nas ruas e sintam-se mais inseguros. Agora vocês chegarem para mim e perguntar essas coisas que vocês me perguntam. Eu se fosse chefe de vocês colocava vocês na rua. Tem que ser outra coisa. É outro conceito. Tem que mudar. Pegar essas informações da internet e usar. Tem que fazer isso. Eu estou agredindo muito vocês. Eu espero que essa agressão mereça uma atenção, para quando vocês forem falar com outras pessoas, não façam perguntas vulgares e ridículas como essas que vocês estão fazendo para mim. Estou sendo chato?


Copiar
Compartilhar
Viagens Antônio Abujamra

Embora minha cabeça não tenha mudado, as viagens serviram para que eu me conhecesse melhor e tomasse um rumo, após perceber que a essência do meu progresso estava em poder aceitar a minha decadência. Ou seja, progredir até morrer, porque viver é morrer. E não me arrependo de nada.


Copiar
Compartilhar
Resto Antônio Abujamra

Tenho de fazer TV, cinema, teatro, pois os supermercados também cobram dos artistas. A preferência é sempre o teatro, que é a fornalha do ator. O resto é executar.


Copiar
Compartilhar
Fale o que você quiser Antônio Abujamra

Vai tomar no teu cu, antes que eu me esqueça. Eu sei lá se eu sou ator ou se eu não sou. Se eu sou isso ou se eu sou aquilo. Você acha o que você quiser que eu não dou a mínima importância. Fale o que você quiser.


Copiar
Compartilhar
Teatro Antônio Abujamra

O teatro? Não sei. Faço isso só há 58 anos. Eu acho melhor do que britar pedras na rua, né não? Então eu prefiro fazer teatro.


Copiar
Compartilhar
TV Antônio Abujamra

A tevê ainda é virgem. Dirijo teatro há 55 anos e tenho 44 anos de televisão. Nesse tempo, fiz boa televisão apenas durante alguns segundos.


Copiar
Compartilhar
Rascunho Antônio Abujamra

As pessoas que tratam a televisão como obra de arte estão perdidas; a televisão é rascunho, tem que experimentar muito, tem que ver o que quer dizer isso, ninguém sabe fazer televisão direito.


Copiar
Compartilhar
Sair do país Antônio Abujamra

Tem gente que não precisa sair do Brasil. Carlos Drummond de Andrade não precisou sair. Walmir Ayala não precisou sair. Tem milhões de brasileiros geniais que não precisaram sair. Eu precisei sair.


Copiar
Compartilhar
fechar