Mensagem Com Amor

Famosos / Música / Cantores / Cantores nacionais

Frases de Marcelo Camelo

Um artista completo, Marcelo Camelo fez grande sucesso com a banda Los Hermanos, embarcou em carreira solo e hoje faz música com a Banda do Mar. Conheça o pensamento deste grande cantor e compositor.

Guitarra

Marcelo Camelo

A guitarra é muito diferente de um violão, apesar de ter as mesmas cordas, a mesma afinação, o jeito que ela se coloca na música é outro. Eu me sinto superaprendiz do instrumento, que é meio misterioso pra mim.

Agradar

Marcelo Camelo

Sei que não tem como agradar a todos.

Estar com alguém

Marcelo Camelo

A gente se modifica como ser humano. É muito profundo. Estar com alguém promove um diálogo interno profundo. A pessoa tira informações com você, você se questiona. A gente vem construindo uma relação humana.

Maturidade

Marcelo Camelo

Maturidade é uma palavra que eu ouço desde que comecei.

Formação da Banda do Mar

Marcelo Camelo

Partiu muito mais da vontade de estar junto do que de qualquer outra coisa. Ao mesmo tempo, queremos fazer um negócio do qual tenhamos orgulho.

Sintonia

Marcelo Camelo

Nossa sintonia foi muito boa e muito fácil. Para nós, isso era uma incógnita. Conheço o Fred há mais de dez anos, mas a ideia de uma banda era uma novidade. Porém, o que se deu foi uma continuação do nosso carinho pessoal. Buscamos algumas diretrizes: queríamos um disco com maior leveza do que nossos álbuns solo, uma coisa mais simples, mais solar, que tivesse a ver com nossa amizade.

(Sobre a formação da Banda do Mar).

Segundo disco

Marcelo Camelo

O que influencia o disco é tudo o que acontece em volta de mim.

Esforço

Marcelo Camelo

São coisas bem diferentes. A principal diferença é que quando você faz uma banda, seu esforço de realização é voltado também para o outro, é inspirado na presença do outro.

Shows

Marcelo Camelo

Ali naquele momento é a celebração da música, da ideia. Não é sobre mim, não me sinto o centro das coisas. A música é que é o centro. Estar com as pessoas cantando é o propósito da noite quando tem um show.

Planejamento frio

Marcelo Camelo

Na minha natureza, não consigo planejar friamente uma coisa com distanciamento e precisão.

Dia a dia

Marcelo Camelo

Meu dia a dia tem sido o lugar de onde retiro a vontade, inclusive, de fazer arte. Eu sinto uma relação entre os meus sentidos e a minha arte quase irreversível a esse ponto, por isso a presença das coisas que estão ao alcance dos braços.

Porto Alegre

Marcelo Camelo

Porto Alegre é um lugar convidativo pra este tipo de repertório. O público se sente a vontade com a ideia de um show contemplativo e em geral é mais silencioso. Isso favorece o show. A ideia de fazer o show lá foi uma junção de fatores que começou por este dado.

Composições

Marcelo Camelo

São frases que me ocorrem, que eu ouço e acho interessantes. E daí vai juntando. Pra ser honesto, não escrevo mais nada. Pouquíssimos são os momentos em que eu pego caneta pra escrever letra. Eu vou fazendo com as palavras que acontecem.

Boa disposição dos paulistanos

Marcelo Camelo

Eu gosto de trocar, estou com saudade do Rio e estou pensando em passar um pouco de tempo lá. Mas eu gostei muito da minha estada aqui em São Paulo, achei fantástico, fiz muitos amigos. Fiquei surpreso com a quantidade de amigos que fiz, com a diversidade de pessoas e com a boa disposição delas.

Para mim

Marcelo Camelo

A música é uma arte bem primitiva. Quando você faz para impressionar o professor de português na escola, as pessoas vão dizer: "Olha que letra bem construída". Eu faço para mim, para eu achar legal como espectador do negócio.

Banda do Mar

Marcelo Camelo

Não ter parceria vem de uma coisa minha e da Mallu. Temos certo respeito, que vem do reconhecimento do lugar de onde sai as composições, de ser um reduto de individualidades. Temos reconhecimento do indivíduo. A gente se apoia, faz músicas um para o outro. Temos dois interlocutores, é um trio. São para um encontro entre três.

Sem amigos

Marcelo Camelo

No Rio você não precisa de amigos, essa é a verdade. A cidade é muito mais legal do que qualquer pessoa, inclusive eu.

Trajetória com Mallu Magalhães

Marcelo Camelo

É um ponto da trajetória que se Deus quiser vai ser longa. Eu sou muito fã dela. Sou grande admirador dela como musicista, como compositora, como esteta. O método e escolhas dela me atraem muito. É muito diferente de como fazia. E acho que eu trago informações e referências para ela.

Além do que se vê

Marcelo Camelo

É preciso força pra sonhar e perceber que a estrada vai além do que se vê.

Símbolo

Marcelo Camelo

Não gostaria de ser o símbolo de uma época.

Transformação

Marcelo Camelo

Para mim, uma vez que você realiza algo, aquilo te modifica, não necessariamente levando a um amadurecimento, mas a uma transformação. Somos transformados pelo que fazemos e eu me transformei.

Paixão

Marcelo Camelo

Quando você se apaixona, você se apaixona. O radical da palavra é o mesmo de passividade. Porque, quando acontece, tu fica meio passivo. Não tem questionamento. Nosso encontro foi algo muito especial.

Maior que o amor

Marcelo Camelo

Diz, quem é maior que o amor?

SP x RJ

Marcelo Camelo

São Paulo é muito mais cordial, muito mais cordata. O Vinicius de Moraes tem uma frase: ele diz que adora o Rio porque lá ele tem muitos amigos filósofos; e gosta muito de São Paulo porque aqui ele tem muitos amigos amigos. É muito diferente o tipo de amizade, o tipo de relação.

De acordo com a personalidade

Marcelo Camelo

É tentar tirar um pouco aquela cara de aferição o tempo inteiro, aquele peso da mão do autor. E fazer um negócio que fique mais de acordo com a fluidez da minha personalidade, que eu sinto que a cada segundo é uma coisa diferente.

O Velho e o Moço

Marcelo Camelo

Deixo tudo assim
Não me importo em ver a idade em mim
Ouço o que convém
Eu gosto é do gasto...

Mudanças

Marcelo Camelo

Mudança de bairro, de casa, de temperatura. Se muda o sol, você já é outra pessoa.

Distração

Marcelo Camelo

É como aquilo do poeta Cesare Pavese: poesia é quando um idiota olha para o mar e diz que parece azeite. É esse tipo de distração que eu busco. É tentar achar um gol sem ficar chutando muito.

Palavras escritas

Marcelo Camelo

Antes eu escrevia. A mudança do método foi essa, você tem de estar distraído. É como quando alguém vai te fotografar: você sai muito mais bonito quando não sabe que está sendo fotografado.

Condicional

Marcelo Camelo

É um doce te amar, o amargo é querer-te para mim.

Rio de Janeiro

Marcelo Camelo

Você não tem vontade nem de estar consigo mesmo. Você quer abraçar a Lagoa e ficar lá. Por isso é uma cidade solitária, como se a beleza da cidade fosse a megera.

Distraído

Marcelo Camelo

Eu tenho a sensação de que, sendo assim distraído, eu consigo ir mais fundo nas minhas questões, consigo representá-las numa dimensão mais completa. Tanto na música - no jeito de tocar, no arranjo - quanto na letra também. Acho que consegui manter essa indecisão, essa imprecisão, essa dúvida do sentimento, do meu olhar sobre as coisas.

comentários

anterior

Dia Nacional do Escritor

Dia daqueles que nos emocionam em palavras escritas

próxima

Aniversário de Filhos

É o dia de quem você mais quer bem. Expresse esse amor!