Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Livros de Bernardo Guimarães

Nascido em Ouro Preto, Bernardo Joaquim da Silva Guimarães, conhecido apenas como Bernardo Guimarães foi um romancista e poeta brasileiro, conhecido pelo romance A Escrava Isaura, sendo o patrono da Cadeira nº 5 da Academia Brasileira de Letras. Saiba mais sobre esse grande escritor!

15/08/1825 10/03/1884
A Dança dos Ossos Bernardo Guimarães Ler livro

"A Dança dos Ossos" foi escrito por Bernardo Guimarães e publicada no livro "Lendas e Romances", em 1871. Como um dos livros menos conhecidos do autor, narra de forma bem diferenciada três aventuras: "Uma História de Quilombolas" (descreve um reduto de escravos fugidos), "A Garganta do Inferno" (toca nas fantasias da mineração) e "A Dança dos Ossos" (caso de assombração). Um livro bem interessante, que vale a pena ser lido.


Copiar
Compartilhar
A Escrava Isaura Bernardo Guimarães Ler livro

A Escrava Isaura é um romance de Bernardo Guimarães que teve sua primeira edição publicada em 1875, pela Casa Garnier, Rio de Janeiro. Com o romance, Bernardo Guimarães obteve fama, sendo reconhecido até pelo Imperador do Brasil, Dom Pedro II. No livro são contadas as aventuras e desventuras de uma bela escrava mestiça em busca de sua liberdade.


Copiar
Compartilhar
Cantos da Solidão Bernardo Guimarães Ler livro

"Cantos da Solidão" é uma coletânea de poesias que Bernardo Guimarães oferece ao público. A primeira edição, além de muito escassa quanto ao número de exemplares, foi muito incorreta, o que motivou o autor a fazer a segunda edição, bem mais correta. Descuidou propositalmente da metrificação e do estilo, mas utilizando-se de uma linguagem harmoniosa de uma alma poética e inspirada que se expande.


Copiar
Compartilhar
O Seminarista Bernardo Guimarães Ler livro

O lindo romance de Bernardo Guimarães, "O Seminarista", foi publicado em 1872 e hoje em dia é um grande clássico. Conta a história de Eugênio, que passou a infância com Margarida. Ele era filho de um rico fazendeiro e ela, filha de uma agregada da casa. Quando o pai de Eugênio percebe que um amor nasceu entre os dois, manda o rapaz para um seminário, indiferente aos sentimentos do filho. Pouco tempo depois, com a ajuda dos padres, o pai inventa que Margarida vai se casar e Eugênio, diante da dor, decide pela vida de padre. Muito tempo depois, ele volta para a vila onde nasceu e é chamado para socorrer uma moça muito doente. Era Margarida, que lhe contou toda a verdade. Eles então se entregam ao amor e, no dia seguinte, Eugênio se prepara para celebrar sua última missa, quando recebe a notícia de que seria a missa para uma pessoa que acabou de falecer, cujo corpo tinha acabado de chegar na igreja. Era o corpo de Margarida. Vale muito a pena ler o romance e saber o desfecho de todo o drama de Eugênio!


Copiar
Compartilhar
Histórias e Tradições da Província de Minas Gerais Bernardo Guimarães Ler livro

"Histórias e Tradições da Província de Minas Gerais" é uma obra na qual Bernardo Guimarães narra histórias reais. Nas três histórias que compõem o livro, ele não mente nem emite sobre as cenas, usos e costumes, mesmo que para isso tenha que sacrificar o apelo dramático do enredo. Bernardo sempre gostou de ser um contador de causos, que é o que ele faz nesse trabalho.


Copiar
Compartilhar
Inspirações da Tarde Bernardo Guimarães Ler livro

"Inspirações da Tarde" é um livro de Bernardo Guimarães em que estão inclusos quatro lindos poemas: "Invocação à Saudade", "Recordação", "Ilusão", "O Sabiá", "Hino do Prazer" e "Hino à Tarde". Foi publicado em 1858.


Copiar
Compartilhar
O Ermitão de Muquém Bernardo Guimarães Ler livro

"O Ermitão de Muquém", de Bernardo Guimarães, é um romance regionalista brasileiro, escrito em 1858 e publicado em 1869. Conta-nos a história da fundação da romaria de Muquém na Província de Goiás, manifestação religiosa que se repete desde a segunda metade do século XVIII e nos expõe, em toda a sua simplicidade, crueza e exuberância nativa. Tem como enredo a história de um rapaz muito devoto de Nossa Senhora da Abadia. Ao matar um amigo quase acidentalmente, teve que se refugiar. O milagre da santa o levou a Muquém, onde tornou-se um ermitão místico, de comportamento medieval.


Copiar
Compartilhar
 
O Garimpeiro Bernardo Guimarães Ler livro

"O Garimpeiro" é um romance escrito por Bernardo Guimarães e publicado em 1872. Elias é um rapaz pobre que trabalha duro como garimpeiro. Seu objetivo? Enriquecer para poder casar-se com a mulher que ama: Lúcia, filha de um fazendeiro muito rico. O autor mostra o episódio da cavalhada para defender os costumes interioranos e toca no assunto da abolição da escravatura, que aconteceu em 1888.


Copiar
Compartilhar
O Humor e a Ironia de Bernardo Guimarães Bernardo Guimarães Ler livro

"O Humor e a Ironia de Bernardo Guimarães" é um livro em que se reunem os versos nos quais o humor e a ironia se destacam, ambas exploradas no extremo de sua sutileza pelo autor. Em alguns textos, veremos o humor brincando com as palavras e aliviando as tensões, ao passo que, em outros, veremos a ironia no seu estado mais elaborado, produzido entre o recalque e a censura de gestos e sentimentos.


Copiar
Compartilhar
fechar