Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Cantigas de Afonso Eanes de Coton

Que tal aumentar seu repertório de leitura com as cantigas de Afonso Eanes de Coton? Conheça mais sobre as obras desse trovador do período medieval e conte-nos com qual você mais se identificou!

Covilheira Velha Se Vos Fezesse Afonso Eanes de Coton Ler livro

Afonso Eanes de Coton, integrando certamente o círculo do Infante Afonso (futuro Afonso X), como comprovam as mesmas composições, seria eventualmente um cavaleiro da pequena nobreza, como parece depreender-se de uma tensão que mantém com Pero da Ponte, na qual o assunto em cima da mesa é o pagamento (em roupas) que este último se sente no direito de lhe exigir. Além de cavaleiro, trovador, escreveu várias cantigas, dentre elas Covilheira Velha Se Vos Fezesse.


Copiar
Compartilhar
Foi Don Fagundo Un Dia Convidar Afonso Eanes de Coton Ler livro

As cantigas de escárnio e maldizer constituem um gênero de poesia da Idade Média.Foram escritas, assim como todos os textos populares da época, em galego-português. A principal característica dessas cantigas é a crítica ou sátira dirigida a uma pessoa real, que era alguém próximo ou do mesmo círculo social do trovador. Apresentam grande interesse histórico, pois são verdadeiros relatos dos costumes e vícios, principalmente da corte, mas também dos próprios jograis e trovadores. Don Fagundo Un Dia Convidar é um exemplo de cantiga de escárnio.


Copiar
Compartilhar
Meestre Nicolas a Meu Cuidar Afonso Eanes de Coton Ler livro

Em resumo, nas cantigas de escárnio há duplos sentidos e alusões indiretas, enquanto que nas de maldizer a crítica é clara e as alusões são explícitas. Meestre Nicolas a Meu Cuidar é um exemplo de misto entre ambos os estilos.


Copiar
Compartilhar
Orraca Lopez Vi Doente Un dia Afonso Eanes de Coton Ler livro

A alusão mais ou menos direta ao destinatário do ataque constitui, pois, o elemento que diferencia os dois tipos de cantiga, embora os próprios trovadores e compiladores dos cancioneiros tenham renunciado a efetuar rigorosamente a distinção entre cantiga de escárnio e cantiga de maldizer, vazando-as num grupo comum que acolhe qualquer composição satírica. A intenção destas cantigas é satirizar certos aspetos da vida da corte, visando com frequência certas personagens como jograis, soldadeiras, clérigos, fidalgos, plebeus nobilitados. Eis Orraca Lopez Vi Doente Un Dia.


Copiar
Compartilhar
Senhor Fremosa Pois Me Vejaqui Afonso Eanes de Coton Ler livro

Cancioneiro da Ajuda (composto no reinado de Afonso 3, no final do século 13, tem 310 cantigas, a maioria de amor). O trovador confessa, de maneira dolorosa, a sua angústia, nascida do amor que não encontra receptividade. O eu lírico desses poemas se revela, às vezes, na forma de um apelo repetitivo, no qual não há erotismo, mas amor transcendente, idealizado.


Copiar
Compartilhar
A Gran Dereito Lazerei Afonso Eanes de Coton Ler livro

Afonso Eanes de Coton foi um Trovador do qual chegaram até nossos dias cerca de treze cantigas. Entre elas, A Gran Dereito Lazerei.


Copiar
Compartilhar
Ben Me Cuidei Eu Maria Garcia Afonso Eanes de Coton Ler livro

As cantigas de Afonso Eanes de Coton são marcadas de sátira direta, maledicência, uso de palavras obscenas ou de conteúdo erótico. Assim como se pode ver em Ben Me Cuidei eu Maria Garcia.


Copiar
Compartilhar
 
Marimateu Irme Quereu Daquen Afonso Eanes de Coton Ler livro

Atribuída a Afonso Eanes de Coton e incluída no primeiro volume da Lírica profana galego-portuguesa, publicado pelo centro de investigações linguísticas e literárias Ramón Piñeiro.


Copiar
Compartilhar
Paai Rengel e Outros Dous Romeus Afonso Eanes de Coton Ler livro

Ao mesmo tempo, as cantigas de escárnio e maldizer recriam situações anedóticas e picarescas e apresentam uma ridicularização do amor cortês. O repertório linguístico da sátira pessoal, social, moral, religiosa e política, surpreende pela sua amplitude e recorrente obscenidade, transmitindo involuntariamente informações ímpares sobre a mentalidade e cultura laica medievais. Se encaixa nessa descrição, Paai Rengel e Outros Dous Romeus.


Copiar
Compartilhar
Se Gradoedes Amigo Afonso Eanes de Coton Ler livro

Essa cantiga teve origem na Península Ibérica, ela apresenta um eu-lírico feminino, porém com um autor masculino, ele canta seu amor pelo seu amigo, em um ambiente mais natural, em grande parte, faz um diálogo com a suas amigas ou com a sua mãe. Típica canção de amigo.


Copiar
Compartilhar
Veeronmagora Dizer Afonso Eanes de Coton Ler livro

É um poema satírico. Poemas de escárnio, ressaltam-se a ironia e o sarcasmo. Já os de maldizer são agressivas, abertamente eróticas, a sátira é expressa de forma direta, sem meias palavras, chegando a usar termos chulos. Escritos, às vezes, pelos mesmos autores das cantigas de amor e de amigo, revelam um terceiro eu lírico, cuja licenciosidade se aproxima da vida das camadas sociais mais populares.


Copiar
Compartilhar
fechar