Datas Especiais

Sexta-feira 13

Você é supersticioso(a)? Aproveite essa sexta-feira 13 e descubra os mistérios por trás desta data tão sombria!

Origem da Sexta-Feira 13

São três as explicações mais conhecidas, mas a mais forte delas tem sua raiz na crença católica.

A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.

Mas mais antigo que isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Asteca

O número 13 é bastante utilizado por várias culturas e países. Para os astecas, o 13 era o número que regulava os ciclos do tempo: suas semanas tinham treze dias e seus séculos 52 anos (13x4 = 52).

Numerologia

O número 13, na numerologia, representa a consciência universal de Deus pelo número 1, unido com a trindade 3, que retorna a unidade (pai, filho e espírito santo). Se reduzirmos o número 13: 1+3 = 4, voltaremos nos símbolos do quadrado e da cruz (quatro pontas), que lembra o sacrifício do corpo de Jesus, e o quadrado lembra a terra, o pó de onde viemos e pra onde vamos retornar.

Outros Países

Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

Egito

Na mitologia egípcia, Set escartejou Osíris em 14 pedaços e jogou no rio Nilo, esperando que os crocodilos os devorassem, e assim Osíris jamais teria acesso à vida eterna. Mas ele não foi comido e Ísis conseguiu resgatar 13 pedaços (o pênis foi comido por um peixe – Nun – ligação com a letra hebraica). E Osíris foi para outro mundo, identificado como o Sol Noturno, que morre cada noite para ressuscitar no dia seguinte, transformando-se no Deus dos Mortos, da morte e ressurreição.

Santa Ceia

Alguns estudiosos do esoterismo, fazem uma comparação ao número 13 com a santa ceia, os 12 apóstolos e Jesus. E, dizem ainda que Judas Escariotes, seria o representante do signo de escorpião, pois seria o 13º homem na santa ceia, e aquele que abriu os portais da morte para Jesus, por sua traição. Na minha observação individual e particular, vejo Jesus como sendo o 13° homem, que foi crucificado e completou o ciclo do número 13 e que depois, foi substituído nesse simbolismo com Nossa Senhora e os 12 apóstolos, sendo a data de Nossa Senhora geralmente lembrada no dia 13, a décima terceira estrela da coroa que recebeu, lembrando Nossa Senhora de Fátima.

Sexta-feira 13 - o filme

Diretor: Marcus Nispel

Sexta-Feira 13 também é o nome de uma série de filmes de terror, que já conta com 12 filmes. Geralmente os filmes são atualizados e ganham uma nova versão, mas sempre com o objetivo em comum de contar a história de uma sexta-feira 13. Um dos personagens mais lembrados nessa data, é o assustador: Jason Voorhees!

Experiências Pessoais

O medo tem mais a ver com experiências pessoais. As pessoas aprendem muito cedo que a sexta-feira 13 é um dia de má sorte, por qualquer que seja o motivo, e tentam achar evidências de que a lenda seja verdade. Logicamente, a evidência não é difícil de ser encontrada. Caso você se envolva em um acidente de carro em uma sexta-feira 13, perca sua carteira ou até derrame café, provavelmente o motivo vai ser o dia. Mas, pensando bem, coisas ruins, grandes ou pequenas, acontecem todo o tempo. Quem procura acha, então se você procurar por má sorte em uma sexta-feira 13, já sabe o que vai acontecer.

Tarô

No tarô, o Arcano Maior XIII é a “A Morte”, durante séculos, a carta mais temida desse oráculo, que possui como títulos esotéricos “O Filho dos Grandes Transformadores” e “O Senhor dos Portais da Morte”. Com atribuição astrológica ao signo de escorpião, casa 8, elemento água, fixo, governado por Marte e Plutão. A letra hebraica é Nun que significa peixe, que significa perpetuidade, germinar, letra masculina, de cor azul-esverdeada, que corresponde a letra “N” do nosso alfabeto. Seu caminho cabalístico (24º) une Netzach (a Vitória) com Tiphareth (a Beleza). Este é um dos caminhos que unem a personalidade com o Ser Superior. Nesse caminho, a energia da personalidade projetada pelo Ser Superior é absorvida na morte física ou reconceituada numa iniciação: “O vigésimo quarto caminho é a Consciência que Faz Aparecer. Chama-se assim porque dá uma aparência a todas as aparições criadas, de forma apropriada a sua estatura!.” Em outras palavras: a beleza interior percebida em outra pessoa, é outro reflexo do Eu Superior de cada um, unido por esse caminho, em vida ou após a morte (consciências com afinidades se atraem e sem afinidades se repelem).

Astrologia e Umbanda

Sexta-feira, na astrologia é dia de Vênus, na mitologia Afrodite, na umbanda Iemanjá, portanto, é um dia da semana, simbolicamente, feminino e voltado a mulher.

Medo

Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.

Da mesma forma que muitas crenças, o medo da sexta-feira 13 (em inglês, conhecido como paraskavedekatriaphobia) não possui bases científicas. No entanto, o que é realmente estranho é que a maioria das pessoas que acredita que este é um dia de má sorte, não dá nenhuma explicação, lógica ou ilógica. Assim como a maioria das superstições, as pessoas simplesmente temem a sexta-feira 13, sem necessidade de explicação.

Teste de Medo

Talvez você não tome precauções de segurança toda sexta-feira 13, mas você está totalmente imune à superstição? Se pudesse escolher, você se casaria, começaria um novo trabalho ou compraria uma casa em uma sexta-feira 13? A maioria dos americanos não o faria, mesmo não dando muito importância para isso. Superstições dão um jeitinho de influenciar as pessoas quando elas se encontram vulneráveis emocionalmente.

Segunda-feira

Murillo Leal

Sexta-feira 13 é fichinha perto de qualquer segunda feira.

Forca

Tanto sexta-feira quanto 13 já foram associados à pena de morte. Na tradição britânica, sexta-feira era o dia convencional para enforcamentos públicos e, supostamente, havia 13 degraus até a forca.

Ex-namorados

Talita Nunes

Quero aproveitar essa sexta-feira 13 e pedir ao Jason que leve todos os ex-namorados para o inferno! Obrigada!

Dólar Americano

Na nota do dólar americano, se você notar, o número 13 foi minuciosamente utilizado:
Pegue uma nota de dólar. Observe a águia sobre o selo. Numa das garras ela segura 13 flechas, na outra garra ela segura um ramo de oliveira com 13 folhas e 13 bagas. O escudo na frente da águia tem 13 listras, há um agrupamento de 13 estrelas sobre a cabeça da águia. O lema “E Pluribus Unum” na faixa que está na boca da águia tem 13 letras, cada asa da águia tem 13 penas. Do outro lado do dólar, a pirâmide tem 13 degraus da base até o topo. Os ângulos da base da Pirâmide medem 67 graus (6+7 =13). O lema “Annuit Coeptis” sobre a pirâmide tem 13 letras.

comentários

anterior

Frases sobre Irmãs

Uma amiga, confidente e companheira para a vida toda

próxima

Solidão que cura

Buscar momentos de solidão pode ser a solução para a sua dor