Datas Especiais / Páscoa

Símbolos da Páscoa

A Páscoa além de ter significados religiosos, também é muito conhecida pelos tão conhecidos ovos de chocolate. Descubra o significado por trás dos símbolos da Páscoa.

Colomba Pascal

Criado na Itália, é um pão doce em formato de pomba. A pomba simboliza a paz de Cristo e também a presença do Espírito Santo.

Sino

Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações. O sino também é um símbolo da Páscoa. Eles cantam a alegria da Ressurreição, anunciam novos tempos e alma nova nas criaturas.

Trigo e Uva

Trigo e a uva, por sua vez, simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa. Como há um grande significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, o símbolo Pascal.

Coelho

Conhecido como o coelhinho da Páscoa. Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o um dos símbolos mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

A Vela

A vela está presente não só no natal, mas na páscoa também. Aqui, ela representa, nada mais nada menos que o Cristo Ressuscitado. Na vela pascal ficam gravadas as letras alfa e ômega, significando que Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também ficam gravados no Círio Pascal. Nas casas cristãs, é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de páscoa.

Cordeiro

Esse é o símbolo mais antigo da data. É o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. Na páscoa da antiga lei, um cordeiro era sacrificado, o que mudou no novo testamento, onde a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.

Girassol

Uma flor conhecida por todos e muito bonita. Ela está sempre voltada para o sol, e filosoficamente comparando, nos assemelhamos á essa característica, pois devemos estar com a alma sempre voltada para o Cristo Ressuscitado.

Ovos de Páscoa

Esse com certeza é o símbolo mais famoso e também o mais esperado pelas crianças do mundo todo. O ovo é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.

comentários

anterior

Recados de Amizade

Os seus amigos merecem o melhor de você!

próxima

Angeli

Frases de Angeli. Críticas através de desenhos.