Mensagem Com Amor

Frases / Cumprimentos / Bodas e casamento

Tipos de Bodas

Das bodas de Papel as de Jequitibá, de um a cem anos, curiosidades e fatos interessantes sobre os anos de comemoração na vida de um casal.

Bodas de Papel

1 ano

Sendo o papel um dos materiais mais frágeis existentes na natureza, foi associado a uma relação recém-criada. Ainda assim, relacionando o papel como o material utilizado pelos japoneses na técnica do Origami (dobraduras de papel) pode-se dizer que ele representa a transformação de uma vida e, ainda assim, pode ser transformado, reformulado sem rasgar ou ser danificado. O primeiro ano significa o começo de uma nova vida, representa a aceitação total do outro. O papel também pode representar o "contrato" que foi selado entre homem e mulher.

Bodas de Algodão

2 anos

Bodas de Algodão representa o segundo ano juntos do casal, fazendo com que se relembre dos votos, promessas e juras feitas de um para o outro. A bodas de algodão serve para relembrar os motivos da união e estreitar ainda mais os laços afetivos, fortalecendo a relação. O algodão representa o tecido, ou seja, as tramas que pode se envolver de mil e uma formas tornando-se assim este tecido. Imagine que estas tramas são padrões exclusivos de cada casal. Assim, podemos entender que é a união, a paciência recíproca e o respeito mútuo que fazem um casamento feliz. E que os fios, se assim continuarem, serão tecidos por muitos e muitos anos.

Os primeiros anos

3º - Bodas de Couro ou Trigo
4º - Bodas de Flores, Frutas ou Cera

Bodas de Madeira

5 anos

A madeira tem uma simbologia muito forte em várias culturas e remete calor, energia e criatividade. Aos cinco anos de casados, o casal já tem mais força, solidez, vida e sabedoria para continuar crescendo junto. O quinto aniversário é um marco em qualquer casamento. É o primeiro quinquênio de muitos outros.

De açúcar a marfim

6º - Bodas de Açúcar ou Perfume
7º - Bodas de Latão ou Lã
8º - Bodas de Barro ou Papoula
9º - Bodas de Cerâmica ou Vime
10º - Bodas de Estanho ou Zinco
11º - Bodas de Aço
12º - Bodas de Seda ou Ônix
13º - Bodas de Linho ou Renda
14º - Bodas de Marfim

Bodas de Cristal

15 anos

O termo cristal geralmente é utilizado para designar vidros de alta transparência e qualidade. Ele também possui a propriedade de assumir formas geométricas bem definidas. Assim, a essa altura a união é transparente e continua linda como um cristal. Já bem definida, desperta a atenção e admiração e todos que estão em volta do casal são atraídos a ter uma união como esta.

De Safira a Água Marinha

16º - Bodas de Safira ou Turmalina
17º - Bodas de Rosa
18º - Bodas de Turquesa
19º - Bodas de Cretone ou Água Marinha

Bodas de Porcelana

20 anos

É um elemento conhecido por sua delicadeza, por ser um material admirado, apreciado e contemplado. Significa que é preciso ter muito cuidado e carinho para um relacionamento feliz. As peças mais delicadas, assim como as pessoas, suscitam o olhar carinhoso, o zelo amoroso, a ternura do cuidado. E são essas atitudes que garantem a sustentabilidade de um relacionamento.

De zircão ao opala

21º - Bodas de Zircão
22º - Bodas de Louça
23º - Bodas de Palha
24º - Bodas de Opala

Bodas de Prata

25 anos

A famosa bodas de prata, tão esperada por muitos casais, comemora não apenas a consolidação de um casamento de 25 anos, mas também a união da família. Filhos e netos se reúnem para a renovação dos votos do casal que ainda pretende manter a integridade do casamento, o amor, o respeito, além de aproveitar a companhia do parceiro.

Bodas Curiosas

26º - Bodas de Alexandrita
27º - Bodas de Crisoprásio
28º - Bodas de Hematita
29º - Bodas de Erva

Bodas de Pérola

30 anos

A pérola não precisa ser lapidada pois já possui brilho próprio, ela também não risca ou estraga com facilidade. Por isso, foi escolhida para representar a sobriedade e a sinceridade do amor na vida a dois. Trinta anos marcam o início de um casamento realmente estruturado. Quase nada é capaz de abalar a relação, o momento é de buscar paz e harmonia, uma vez que os demais sentimentos já estão solidificados.

Bodas interessantes

31º - Bodas de Nácar
32º - Bodas de Pinho
33º - Bodas de Crizopala
34º - Bodas de Oliveira

Bodas de Coral

35 anos

O coral é formado pelo acúmulo de sedimentos, ganhando forma e intensa durabilidade com o passar do tempo, assim como deve acontecer em um casamento. A cada dia, a relação vai sendo moldada, ganhando forma, força e durabilidade. Com isso, pequenos obstáculos vão sendo deixados para trás.

Do cedro ao mármore

36º - Bodas de Cedro
37º - Bodas de Aventurina
38º - Bodas de Carvalho
39º - Bodas de Mármore

Bodas de Rubi

40 anos

Talvez tenham atribuído o termo bodas de rubi aos quarenta anos de casados, pelas características do próprio rubi. Pedra vermelha, oriunda do mineral coríndon e a sua cor é causada pela presença de crômio. Os rubis naturais são excepcionalmente raros. O rubi tem dureza 9, em uma escala utilizada para pedras preciosas, e entre elas o rubi é ultrapassado somente pelo diamante em termos de dureza, ou seja, resistência. Trazendo isso para a vida a dois, após 40 anos vivendo juntos, o amor se torna mais resistente, mais duro, mais robusto, uma verdadeira pedra preciosa. O relacionamento faz-se cada vez mais vermelho, vermelho intenso. O vermelho é a cor do sentimento, da paixão, simboliza o amor e o poder. E bodas, do latim votum, significa promessa. De acordo com o seu significado religioso é de fato uma promessa, que um homem e uma mulher fizeram diante de Deus e diante dos homens.

Da seda ao heliotrópio

41º - Bodas de Seda
42º - Bodas de Prata dourada
43º - Bodas de Azeviche
44º - Bodas de Carbonato
45º - Bodas de Platina ou Safira
46º - Bodas de Alabastro
47º - Bodas de Jaspe
48º - Bodas de Granito
49º - Bodas de Heliotrópio

Bodas de Ouro

50 anos

O ouro significa a riqueza que se reflete na valorização do casamento e de uma história solidificada entre o casal e a família. De todos os metais, o ouro é o que exerce mais fascínio sobre os homens. Reúne beleza, brilho, valor, indestrutibilidade e maleabilidade. Traduz toda a nobreza do matrimônio que, na força do amor, vai se purificando mais e mais até tornar-se ainda mais valioso do que o próprio ouro.

Do bronze á cereja

51º - Bodas de Bronze
52º - Bodas de Argila
53º - Bodas de Antimônio
54º - Bodas de Níquel
55º - Bodas de Ametista
56º - Bodas de Malaquita
57º - Bodas de Lápis-lazúli
58º - Bodas de Vidro
59º - Bodas de Cereja

Bodas de Diamante

60 anos

Os diamantes são eternos. A pedra mais preciosa foi escolhida para representar a durabilidade e o auge da estabilidade na vida de um casal. Após 60 anos de casamento, nada é capaz de destruir a relação que foi cultivada ao longo dos anos. O diamante também significa que, ao atingir esta etapa, o casamento é "para sempre".

Do cobre ao mercúrio

61º - Bodas de Cobre
62º - Bodas de Telurita
63º - Bodas de Sândalo
64º - Bodas de Fabulita
65º - Bodas de Platina
66º - Bodas de Ébano
67º - Bodas de Neve
68º - Bodas de Chumbo
69º - Bodas de Mercúrio

Bodas de Vinho

70 anos

A prova de que o amor existe e é eterno. Depois de tantos anos juntos, cumplicidade, confiança, companheirismo e fidelidade são provas de um amor verdadeiro construído durante a vida toda de um casal. E nada mais sólido que o vinho para representar uma data tão importante como essa.

Do zinco ao café

71º - Bodas de Zinco
72º - Bodas de Aveia
73º - Bodas de Manjerona
74º - Bodas de Macieira
75º - Bodas de Brilhante ou Alabastro
76º - Bodas de Cipestre
77º - Bodas de Alfazema
78º - Bodas de Benjoim
79º - Bodas de Café

Bodas octogenárias

80º - Bodas de Nogueira ou Carvalho
81º - Bodas de Cacau
82º - Bodas de Cravo
83º - Bodas de Begônia
84º - Bodas de Crisântemo

Bodas de Girassol

85 anos

O girassol é uma flor amarela formada por muitas pétalas de tamanho geralmente, grande. Tem esse nome porque está sempre voltado ao sol. Assim como a flor, um casamento de 85 anos está inteiramente voltado para o sol, que é o seu cônjuge. Voltados um para o outro, conseguem brilhar e continuar a caminhada juntos.

Da hortênsia ao salgueiro

86º - Bodas de Hortênsia
87º - Bodas de Nogueira
88º - Bodas de Pêra
89º - Bodas de Figueira
90º - Bodas de Álamo
91º - Bodas de Pinheiro
92º - Bodas de Salgueiro
93º - Bodas de Imbuia
94º - Bodas de Palmeira
95º - Bodas de Sândalo
96º - Bodas de Oliveira
97º - Bodas de Abeto
98º - Bodas de Pinheiro
99º - Bodas de Salgueiro

Bodas de Jequitibá

100 anos

Alguém já chegou lá? Muitos já atingiram cem anos de vida, mas cem anos de casado é pouca sorte, tão pouca que nunca se ouviu falar em tal comemoração.

comentários

anterior

Diga sim para o presente!

Você tem adiado a sua vida com medo do que pode acontecer? Diga sim e viva mais!

próxima

Amantes de cerveja

10 cidades para você conhecer e curtir uma boa bebida