Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Tradições de Natal ao redor do mundo

Se você pensa que o Natal no mundo inteiro é comemorado do mesmo jeito, está muito enganado. Em alguns países, tradições muito esquisitas são seguidas. Prepare-se e conheça!

Holanda

Um costume acusado de racismo existe na Holanda. Há um evento chamado de festa do Zwarte Piet (“Pedro Preto”). O personagem seria um tipo de ajudante negro do Papai Noel. Os holandeses se pintam de preto, colocam uma peruca crespa e deixam os lábios vermelhos com batom. Isso acontece no dia 5 de dezembro.


Copiar
Compartilhar
Letônia

Você acha o máximo quando ganha um presente de Natal? Na Letônia as crianças têm muito mais para comemorar. É tradição que o Papai Noel dê presentes a elas durante 12 dias! Haja viagens de trenó e duendes para fazer tantos presentes!


Copiar
Compartilhar
Estados Unidos

Ao contrário do que muita gente pensa, não são todas as casas nos Estados Unidos que têm uma lareira. Pensando nisso, uma emissora de TV norte-americana chamada WPIX transmite, durante 24 horas ininterruptas, um vídeo de uma lareira queimando. E isso já acontece há mais 40 anos!


Copiar
Compartilhar
Viaje e curta o Natal ao som de nossa playlist especial.

Spotify ouça a playlist

Copiar
Compartilhar
Iraque

No Iraque, depois de uma reunião familiar nos quintais para uma contação de histórias do nascimento de Jesus, um monte de espinhos secos é queimado. Dizem que o jeito como o fogo queima dá uma ideia de como será o destino da família.


Copiar
Compartilhar
Noruega

Se você quiser varrer a sua casa na época de Natal na Noruega, pode tirar o cavalinho da chuva. Acontece que os moradores escondem as vassouras para que as bruxas e os espíritos não possam voar no céu. Isso ainda é pouco: só por garantia, os homens costumam disparar um tiro para o céu, para afastar qualquer tipo de espírito maligno.


Copiar
Compartilhar
Irlanda

Os irlandeses, como admiram muito o Papai Noel, querem ser gentis com ele. Para isso, eles deixam para o velhinho uma torta de carne e uma cerveja da marca Guinness!


Copiar
Compartilhar
Áustria

Os austríacos têm um evento muito curioso antes do Natal. No dia 5 de dezembro, as pessoas se vestem de um demônio chamado Krampus, brincando de bater uns nos outros com uma vara, pois conta a lenda que o bicho pune as crianças más com essa arma.


Copiar
Compartilhar
Itália

Na Itália, além do Papai Noel, há uma figura sombria: Befana. É uma velha com aspecto de bruxa, que costuma visitar as casas das crianças no dia 5 de janeiro. Para quem foi comportado, ela deixa doces; mas se foram crianças más, ela deixa pedaços de carvão.


Copiar
Compartilhar
 
Austrália

Assim como aqui no Brasil, o Natal na Austrália se passa no verão. É um costume que as famílias comemorem a data nas praias, com piqueniques, brincadeiras e natação. Em muitos lugares do país, é comum que o Papai Noel chegue surfando ou em um barco.


Copiar
Compartilhar
França

Uma tradição muito nobre e inusitada existe na França. No dia de Natal, uma grande parte dos franceses vai até a casa de um inimigo para que façam as pazes.


Copiar
Compartilhar
Índia

Na Índia, a decoração da árvore de Natal é um pouco diferente. Os enfeites são feitos com as plantas que existem no país, principalmente as folhas de bananeira e mangueira. Os mesmos enfeites são espalhados pela casa, além de lamparinas de argila.


Copiar
Compartilhar
Eslováquia

Na Eslováquia tem uma tradição muito engraçada. Antes de o “chefe da família” curtir o Natal, ele deve ir para a cozinha e preparar um prato chamado Loksa, que é feito com pão. Mas ninguém come, não! A comida é jogada para cima! Dizem que quanto mais tempo ficar presa no teto, mais rica e sortuda será a família.


Copiar
Compartilhar
Cidades Natalinas

O Natal é caracterizado por sua simbologia e conceito natalino, sendo baseado em árvores, cores vermelhas e muitos brilhantes. Com isso, no passar dos anos as grandes metrópoles se empenharam cada vez mais e mais para passar a energia natalina a população mundial através do seu grande capricho nas decorações das cidades.

Confira as cidades mais bonitas de Natal do mundo inteiro.


Copiar
Compartilhar
Casa Branca em Washington, Estados Unidos da América

A Casa Branca é a moradia e local oficial de trabalho do Presidente dos Estados Unidos, atual Barack Obama.
Com a chegada do Natal, várias cidades se organizam com enfeites e luzes, e não seria diferente com o local mais conhecido do mundo.


Copiar
Compartilhar
Nova York, Estados Unidos da América

O Rockefeller Center ou também Rockefeller Plaza, é um complexo de 19 edifícios comerciais que ocupam uma área de 89000 metros quadrados entre as ruas 48th e 51st na Cidade de Nova Iorque. Construído pela família Rockefeller, está localizado no centro de Midtown Manhattan.
Todos os anos no Natal, o local é contemplado com belas decorações, que encantam os moradores e visitantes.
O sucesso é tanto que, ao pesquisar "Rockefeller Center" no Google, o local é logo linkado e relacionado com o Natal.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Mensagens de Natal para família

Feliz Natal para madrinha

Presentes de Natal para todos os signos

Mensagens de bom dia para Natal

Símbolos do Natal

Votos de Natal para quem está de luto pela perda dos irmãos

Londres, Inglaterra

Londres é a capital e a maior e mais importante cidade da Inglaterra e do Reino Unido. Por dois milênios, foi um grande povoado e sua história remonta à sua fundação pelos romanos, quando foi nomeada Londinium. O centro de Londres, a antiga City of London, também conhecida como The Square Mile ("a milha quadrada") ou The City, mantém suas fronteiras medievais. Pelo menos desde o século XIX, o nome "Londres" se refere à metrópole desenvolvida em torno desse núcleo. Hoje, a maior parte dessa conurbação constitui a região da Grande Londres, cuja área administrativa tem seu próprio prefeito eleito e assembleia.


Copiar
Compartilhar
Moscou, Rússia

Moscou, cidade mais populosa, e a subdivisão federal mais populosa da Rússia. A cidade é um importante centro político, econômico, cultural, científico, religioso, financeiro, educacional e de transportes da Rússia e do continente. Moscou é a megacidade mais ao norte na Terra, a segunda cidade mais populosa da Europa e a sexta maior cidade no mundo.


Copiar
Compartilhar
Berlin, Alemanha

Berlim é a capital e um dos dezesseis estados da Alemanha. Com uma população de 3,5 milhões dentro de limites da cidade, é a maior cidade do país, além de ser a segunda mais populosa cidade e a sétima área urbana mais populosa da União Europeia. Situada no nordeste da Alemanha, é o centro da área metropolitana de Berlim-Brandemburgo, que inclui 5 milhões de pessoas de mais de 190 nações. Localizada na grande planície europeia, Berlim é influenciada por um clima temperado sazonal. Cerca de um terço da área da cidade é composta por florestas, parques, jardins, rios e lagos.


Copiar
Compartilhar
Winterberg, Alemanha

Winterberg é uma cidade da Alemanha localizado no distrito de Hochsauerland, região administrativa de Arnsberg, estado de Renânia do Norte-Vestfália.


Copiar
Compartilhar
Gelsenkirchen, Alemanha

Gelsenkirchen é uma cidade independente ou distrito urbano, ou seja, possui estatuto de distrito, localizada na região administrativa de Münster, no estado de Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha. Fica localizada na porção norte da área de Ruhr.


Copiar
Compartilhar
Varsóvia, Polônia

Varsóvia é a capital e maior cidade da Polônia. Localiza-se nas margens do rio Vístula, a cerca de 350 km quer da costa do mar Báltico quer das montanhas dos Cárpatos. A sua população, em 2004, era estimada em 1 694 825 habitantes. A cidade, que também é a capital do Voivodato de Masóvia, é sede de numerosas indústrias (bens de consumo, aço, engenharia eléctrica, automóveis), instituições de ensino superior, uma orquestra filarmónica, o Teatro Nacional e a Ópera. Sucedeu a Cracóvia como capital do país em 1596.


Copiar
Compartilhar
Hong Kong, China

Hong Kong é uma das duas regiões administrativas especiais (RAE) da República Popular da China (RPC), sendo a outra Macau. Uma cidade-estado situada na costa sul da China e delimitada pelo delta do Rio das Pérolas e pelo Mar da China Meridional, é conhecida por seu horizonte repleto de arranha-céus e por seu profundo porto natural. Com uma área de 1,104 km² e uma população de sete milhões de pessoas, Hong Kong é uma das áreas mais densamente povoadas do mundo.


Copiar
Compartilhar
Palawan, Filipinas

As Filipinas, oficialmente República das Filipinas, são um vasto arquipélago da Insulíndia delimitado pelo Mar das Filipinas a leste, Mar de Celebes e Mar de Sulu a sul e Mar da China Meridional a oeste. O Estreito de Luzon, a norte, separa as Filipinas de Taiwan, o Estreito de Balabac, a sudoeste, é uma das fronteiras marítimas com a Malásia, e há também fronteira marítima com a Indonésia, a sul. Também Palau se situa nas imediações, para sudeste. A sua capital é Manila. O nome oficial do país é República das Filipinas. Ao contrário dos demais países da Ásia, as Filipinas são um país maioritariamente cristão.


Copiar
Compartilhar
Suécia: Homenagem à Santa Lucia

Na Suécia, assim como na Noruega, a Santa Lucia é muito popular e também são feitas homenagens a ela como parte das comemorações do Natal. No dia 13 de dezembro, a filha mais velha da família é vestida de branco e leva uma coroa de sete velas na cabeça enquanto serve café e bolinhos para todas as pessoas de sua família. Outra peculiaridade da tradição sueca é a bebida de Natal. O povo daquele país prefere uma boa cerveja: mais densa, levemente escura e doce, é servida no dia 24 de dezembro e combina perfeitamente com o clima frio daquele país, onde é oferecida em temperatura ambiente - o que não combina com o verão brasileiro.


Copiar
Compartilhar
Inglaterra: Caça à moeda

Na Inglaterra, o prato principal da ceia é o peru ou o ganso, feito de modo bem parecido com o nosso. A peculiaridade da ceia na Terra da Rainha é uma sobremesa. O Christmas Puddin é um bolinho complexo composto por 16 ingredientes, entre frutas cristalizadas e cerveja preta, e feito meses ou até um ano antes da noite feliz. Os ingredientes são misturados por todos os membros da família, cada um mexe um pouquinho e faz um pedido, simbolizando paz e união. Antigamente, era colocado nesse bolo uma moeda de ferro - hoje de chocolate. Quem encontrar a moeda na sua fatia, tem o pedido realizado, segundo a tradição. O Christmas Puddin é servido com uma dose de brandy.


Copiar
Compartilhar
Renas na ceia e Papai Noel azul Cartola - Agência de Conteúdo

Grandes e pequenas, famílias se reúnem em torno da árvore, muitas vezes de plástico. Posta normalmente com decorações vermelhas e verdes, saladas, farofa e doces, a mesa é coroada por um peru, que será devorado em meio a risadas, abraços e presentes. Religiosos ou não, essa é mais ou menos a cena protagonizada por milhões de brasileiros toda noite de 24 de dezembro.


Copiar
Compartilhar
EUA: Tradições

O Natal dos Estados Unidos é muito parecido com o do Brasil - na verdade, nós que herdamos algumas tradições deles. Uma das diferenças é a tradição do visco (mistletoe). Levado por escoceses e irlandeses à América do Norte na época da colonização, esse hábito é retratado com frequência em músicas, filmes e seriados. É pendurado em uma viga da casa (geralmente junto à porta de entrada) um ramo de visco amarrado com fitas vermelhas e verdes. Originalmente a função dessa plantinha era espantar o mau-olhado, mas já há vários anos duas pessoas que parem debaixo desse ramo precisam se beijar.


Copiar
Compartilhar
Finlândia: A terra do bom velhinho

A Lapônia, no norte da Finlândia, é a terra natal do Papai Noel para o povo daquele país e é por isso que ele usa roupas tão pesadas, já que é uma das regiões mais frias do planeta. Como não podia ser diferente, na terra do bom velhinho, as pessoas adoram essa festa. Eles começam a celebrar o Natal no início de dezembro. Dia 6 é o Dia da Independência daquele país, que é só a desculpa para começarem as comemorações. Dia 13 é dia de Santa Lucia, muito popular entre os finlandeses. Nesse dia, são entoadas canções religiosas e uma menina é escolhida a Lucia da região. Ela ganha um vestido branco e uma coroa de velas. Ao longo do mês, as crianças vão comendo chocolates escondidos em portinhas de um calendário que conta os dias para o 24 de dezembro. Nessa data, são distribuídos presentes e é feita a ceia.


Copiar
Compartilhar
Japão: Um pouco de magia aos japoneses

No Japão, a população católica é mínima e até o século passado não havia nenhum tipo de comemoração pelo Natal. Contudo, a ocidentalização do país levou um pouco da magia dessa data aos japoneses. Uma das formas de comemorar é dar um bolo especial de Natal aos amigos e familiares. Mas o que é forte mesmo por lá são as festas de final de ano e, por isso, o 25 de dezembro não deixa de ser uma época de alegria. Em vez da tradição de comemorar o nascimento do menino Jesus, são trocados presentes com amigos e família para marcar o final do ano.


Copiar
Compartilhar
O Natal no Brasil e no mundo Árvore de natal

Aqui no Brasil seguimos as tradições cristãs que envolvem o Natal, mas você já imaginou que essa comemoração pode ser diferente? Descubra como as diferentes culturas vivem o Natal.


Copiar
Compartilhar
Brasil: Tradições cristãs

O Natal é, no Brasil, guiado pelas tradições cristãs vindas com nossos colonizadores dos mais remotos tempos misturadas àquelas introduzidas por filmes, seriados e propagandas de refrigerante. Contudo, há lugares em que as tradições são bem diferentes. Conheça exemplos de celebrações de Natal diferentes da brasileira e divirta seus familiares tendo todas essas curiosidades para contar durante a ceia.


Copiar
Compartilhar
Dinamarca: Presentinho todos os dias

As crianças dinamarquesas ganham presentes todos os dias do mês de dezembro que precedem o Natal. É tradicional no país que os pais façam um calendário de pano com botinhas ou bolsinhos para cada dia. Nesses compartimentos são colocados doces, balas ou lembrancinhas pequenas. Assim, as crianças contam ansiosamente os dias até a chegada do Papai Noel. Na noite de 24 para o dia 25, os familiares dançam e cantam ao redor do pinheirinho - comumente natural. Um dos pratos típicos da ceia é uma sobremesa que é como um arroz doce com creme de leite e baunilha. No prato, há várias amêndoas picadas e uma inteira. Quem achar essa amêndoa sem mastigá-la ganha um presente, tradicionalmente um porquinho de marzipan.


Copiar
Compartilhar
Conheça mais tradições de Natal

Sobremesas para Natal

Confraternização de Natal

Músicas de Natal

História do Natal

Natal nos EUA

Significado do Natal para crianças

Holanda: Os apressadinhos

E se o Natal fosse em 5 de dezembro? Na Holanda, isso acontece. Uma festa como o Natal, cheia de presentes, é comemorada no dia de São Nicolau. Todo terceiro sábado de novembro, Sinterklaas chega da Espanha no porto de Rotterdam com seu ajudante Zwartepiet. As crianças recebem a dupla cantando e deixando cenouras dentro de meias nas portas de suas casas para o cavalo do "Papai Noel" holandês. As hortaliças são substituídas por chocolates no formato da inicial do nome da criança, e assim começam os festejos.

No dia 5 de dezembro, ocorre um grande jantar, e o Sinterklaas deixa, na porta das casas, os presentes. Nos dias 25 e 26, é comemorado o Natal mesmo - o nascimento de Jesus. A árvore é acesa pela primeira vez - com velas de verdade -, as famílias comem comidas típicas e contam histórias divertidas. E os presentes? Esses já foram entregues dia 5...


Copiar
Compartilhar
Alemanha: Guirlanda com 4 velas

Não é difícil adivinhar que povo vai comer salsicha com pão e salada de batata na noite de 24 de dezembro. Os alemães costumam fazer a refeição de Natal mais abastada (para não dizer gordinha) no almoço do dia 25. Nesse dia, sim, tem ganso, pato ou carpa como prato principal. Outra diferença é o tradicional Adventskranz, uma guirlanda com quatro velas. A cada domingo que precede o Natal, uma vela é acesa durante um café da tarde com familiares e amigos. Em vez de panetone, o povo da Alemanha come o Christstollen, que é um bolo com frutas cristalizadas e marzipan.


Copiar
Compartilhar
Rússia: Os atrasadinhos

Na Rússia, o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro, mas o dia 25 de dezembro cai no dia 7 de janeiro. Confuso? Imagine para os russos. As festas pagãs - sem fundo religioso - são comemoradas de acordo com o calendário gregoriano, que é o mesmo nosso. Já as festas religiosas são comemoradas segundo o calendário juliano, que está alguns dias atrasado em relação ao internacional. Assim, quando finalmente chega o Natal na Rússia, aqui no Brasil, luzes e pinheirinhos já foram desmontados. Como a data cai próxima ao dia de São Nicolau, ele é o Papai Noel daquele povo. Lá, o bom velhinho se veste de azul com um sobretudo até os pés.


Copiar
Compartilhar
fechar