Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

10 dicas para levar uma vida mais saudável

Para que as mudanças ocorram em nossas vidas, as ideias não podem ficar só na cabeça. Elas têm que se transformar em ações. Por isso, se você quer manter uma vida mais leve e saudável, faça um pouco por dia. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença e te ajudarão a realizar seus desejos.

continue lendo
Compartilhar

Beber água

Você sabia que o ser humano sobrevive mais facilmente sem alimentos do que sem água? O componente, além de ajudar o metabolismo a ficar em constante movimento, está presente em mais de 60% do corpo humano e é importantíssimo para quem quer ter uma vida saudável e equilibrada.

Hoje, a recomendação é que você ingira de 2 a 3 litros de água por dia, mas essa quantidade pode variar de pessoa para pessoa e de acordo com determinados fatores. Alguns deles têm relação com o seu peso e o nível de atividade física que você mantém. Por isso, lembre-se de que a hidratação é importante, mas procure conhecer o seu corpo e as suas necessidades com a ajuda de um profissional.

Exercícios físicos

Não fique parado. Mexer o corpo praticando qualquer tipo de atividade física só traz benefícios para você e para a sua vida. Além de prevenir diversas doenças físicas e mentais, a prática diária traz bem-estar e autoestima, ajuda no funcionamento do organismo, aumenta a perda de gordura e ainda contribui no processo de perda de calorias. Mude agora mesmo os seus hábitos sedentários!

Alimentação saudável

Para manter uma vida saudável, a alimentação é um dos fatores mais importantes do processo. Quando falamos em uma alimentação nutritiva e balanceada, não estamos pensando só em estética, mas também em saúde física e mental, bem-estar e longevidade.

Uma alimentação saudável é capaz de mudar várias coisas em você, tanto externamente quanto internamente. Além de dar mais disposição, melhorar o seu humor e te fazer viver melhor, essa mudança vai prevenir doenças, promover a manutenção do seu peso e regular o seu organismo. Ou seja, por que você ainda não começou a mudar? Evite qualquer tipo de excesso e busque o equilíbrio junto a uma nutricionista.

Sair da rotina

Muitas vezes as pessoas ficam presas ao cotidiano e acabam deixando de lado as horas de lazer e convívio com as pessoas que gostam, esquecendo que isso é prejudicial às suas vidas. Ser responsável e dedicado todos os dias é importante, mas nada pode te impedir de espairecer, ter momentos mais leves e relaxantes. Esses momentos que fogem do que você está acostumado te ajudam a manter o foco e a motivação em vários aspectos da sua vida.

Não deixe de se divertir.

Evitar refrigerantes

Se você é daqueles que consomem muito refrigerante, é melhor parar. Essa bebida, quando está bem gelada e é consumida junto a uma comida bem gostosa, pode parecer inofensiva, mas no fundo faz muito mal à sua saúde. Ela possui grandes quantidades de açúcar, ou seja, aumenta o nível de glicose no seu sangue, o que contribui para o desenvolvimento de diabetes. Além desse ponto, que é um dos principais, os refrigerantes causam gastrite e os componentes usados para dar cor à bebida podem propiciar o surgimento de câncer.

Dormir bem

Com certeza você já ouviu falar que dormir 8 horas por noite é o ideal para descansar e recuperar o corpo, mas você sabia que esse tempo varia de idade para idade? Por exemplo: adolescentes de 14 a 17 anos têm que ter de 8 a 10 horas de sono para ter um descanso completo. Já quem tem de 18 a 64 anos, a recomendação varia entre 7 a 9 horas.

Busque saber qual é o tempo ideal para a idade que você tem e adeque a sua rotina a isso. Uma noite bem-dormida combate a hipertensão, fortalece a memória e ajuda no seu desempenho físico. Sua vida e sua saúde agradecem.

Roupas de academia

Um dos itens que podem te motivar a praticar exercícios físicos ou frequentar mais a academia são as roupas que você utiliza para essas atividades. Quando você entra nesse universo das roupas de academia, você se apaixona por cada pequena coisa que foi confeccionada para te ajudar na hora do treino. São diversas calças, shorts, camisetas e moletons, luvas, tênis... Tudo para facilitar. E o melhor de tudo é que você pode escolher o que mais combina com o seu gosto e levar conforto e beleza para aqueles momentos que às vezes tornam-se cansativos.

 

Parar com os vícios

Se você quer realmente quer manter uma vida saudável, não dá para ter paralelamente algum tipo de vício. Seja o vício em drogas ou em bebidas, é hora de você buscar ajuda, se for preciso, ou mudar sua postura diante dessa realidade. Esses vícios são prejudiciais e não te possibilitam ter uma vida longa. Livre-se deles o quanto antes!

Reduzir a ingestão de sal

O sal é um item encontrado em todas as mesas brasileiras, porém é preciso ficar atento ao seu consumo. Além de facilitar o inchaço dos seus pés, pernas e demais regiões do corpo, o consumo exagerado ajuda na retenção de líquidos, que sobrecarrega o coração, os vasos sanguíneos e os rins.

A recomendação é o consumo de 5g de sal distribuídos em todas as refeições do dia, ou seja, isso equivale a uma colher rasa de café ou 5 pacotinhos de sal de 1g.

Não pular o café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. É a hora em que o seu corpo está ansioso para receber alimentos depois de tanto tempo, já que tudo o que você consumir vai se transformar em energia e nutrir o seu organismo.

Um café da manhã saudável evita que você consuma calorias extras durante o seu dia e que a fome venha com tudo durante a tarde. Ou seja, pular esse momento está proibido!

fechar