Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

15 coisas que amantes do Natal entendem

Somente quem é apaixonado pelo Natal e segue seus rituais sabe como cada detalhe faz a diferença no dia 25 de dezembro, data em originalmente se comemora o nascimento de Jesus Cristo, filho de Deus. Por isso, separamos 15 coisas das quais os amantes deste dia entenderão!

continue lendo
Compartilhar

1. Montagem do presépio

Como assim o natal chegou e o presépio não está montado? Isso não pode JAMAIS acontecer àqueles que são devotíssimos desta data. Para os cristões, esse momento é clássico e refere-se a uma antiga tradição que recria o momento em que Jesus nasceu em um estábulo. Nele é possível ver as figuras de José, Maria, animais, anjos e magos.

2. Meia pendurada na chaminé

São Nicolau é o responsável por essa tradição que designa de uma antiga lenda, da qual o santo montou em um cavalo branco e jogou três bolsas com moedas de ouro pela chaminé de uma casa onde moravam três moças desprovidas de posses. E quem sabe dela, costuma investir em meias de tamanhos grandes para caber muitas riquezas!

4. Presentes

Vai chegando perto do natal e as pessoas ficam eufóricas em busca de presentes aos entes queridos. Tudo é festa e os lugares super lucram com as vendas. É momento de alegria, mas diferente do que muitos pensam, ele não tem originalmente a ver com a doutrina cristã. Ritual tido como pagão para celebrar a metade do inverno, as pessoas trocavam alimentos. Mas o cristianismo se apropriou deste costume para simbolizar oferendas a Jesus.

5. Ceia de natal

A ceia de natal é um costume que surgiu na Europa, cujo costume era de que as famílias deixassem as portas abertas para os viajantes entrarem, jantarem, dormirem e partir no dia seguinte. Com o tempo isso foi mudando, mas o rito de amigos e familiares sentar-se à mesa e comer um peru é mantido.

6. Coroa natalina

Galhos entrelaçados formam uma coroa que é usava para enfeitar as casas no natal. Quando pendurada na porta, simboliza saúde de todos que residem na casa.

7. Estrela de Belém

No alto da árvore fica uma estrela pendurada que significa os quatro pontos cardeais, brilha para representar a estrela cadente e fica em cima do pinheiro para representar o sinal que levou os magos até o presépio onde Jesus veio ao mundo.

 

8. Azevinho

Um enfeite natalino de folhas firmes com espinhos é usado como símbolo para afastar os maus espíritos e caracterizar o amor e esperança da casa, além de rogar proteção.

9. Postal de natal

Amigos e entes queridos passaram a receber cartões-postais graças ao inglês Sir Henry Cole, que por costume e falta de tempo, simplificou as cartas de natal e teve sua ideia disseminada.

10. Bolas da árvore de natal

É natural sempre ver diversas bolas enfeitando as árvores de natal. Elas não estão ali por acaso. Eles foram introduzidos na antiguidade por maçãs amarelas, que simbolizavam ouro. Com o tempo, foram substituídas pelas bolas.

11. Três magos

Os magos são conhecidos pelo evangelho e se fixaram por receber um sinal para onde deviam ir exatamente ao dia do nascimento de Jesus. Todos o presentearam com algo, sendo Belchior o mago que ofertou ouro, Gaspar com incenso e Baltazar, mirra.

12. Missa do galo

À meia-noite, de 24 de dezembro para 25 de dezembro, é realizada a missa do galo para celebrar o nascimento de Jesus. Seu nome foi dado devido a um galo que teria cantado após o profeta vir ao mundo.

13. Bolo Rei

Com forma redonda e possuindo frutos secos e frutas cristalizadas, o bolo rei ganhou versões como os panetones e, de acordo com a simbolização deste alimento, quem o comesse teria direito de fazer um pedido.

14. Superstições

Diz a lenda que um presépio, quando armado, deve ser o mesmo a ser montado pela família por sete anos. Há também a tradição da montagem e desmontagem da árvore de natal, da qual deve ser erguida a partir do quarto domingo antes do dia 25 de dezembro e no dia 06 de janeiro é o momento certo para desmontar a árvore e o presépio, pois, na tradição, foi nesta data que os magos encontraram o menino Jesus.

15. Papai Noel

São Nicolau é o protagonista desta história, de acordo com a lenda, ele distribuía presentes às crianças pobres e ajudava quem precisava. Ele tinha como costume andar com um saco de moedas, por isso a representação do saco grande, e descia nas chaminés para colocar o dinheiro.

fechar