A vida nos cobra
Fazer tudo o que te der vontade de fazer nem sempre é positivo. É preciso agir pensando nas possíveis consequências, no que isso pode causar na sua vida. Escolha um caminho condizente com seu coração e seja racional na hora de segui-lo.
Para uma ação, uma reação
Não aja sem pensar nas consequências. Pode não haver uma reação imediata, mas um dia a vida nos cobra. Quem age de má fé, pensando que nunca vai pagar por isso, está bem enganado. Tudo o que fazemos gera alguma reação, cedo ou tarde.
Sem fingir

Não leve uma vida de fingimentos. Não finja sentir um amor nem gostar de alguém, não finja que gosta de algo para agradar alguém, não finja ser feliz se não é. E, às vezes, negamos até para nós mesmos nossa infelicidade. Se não está bem, então procure meios para melhorar e ser feliz.
Não leve uma vida indiferente
Não seja indiferente aos problemas que você vê. Pior do que alguém cometer um erro, é você ver tudo e não fazer nada pra mudar isso. Ajude uma pessoa que precise, pense no meio ambiente, cuide de quem vive próximo a você, estenda uma mão a todos os necessitados.
Cuidado com o ciúme

Controle o seu ciúme, esse sentimento às vezes nos leva a ter atitudes de que podemos nos arrepender depois e pode até acabar afastando as pessoas. As pessoas até aguentam um pouco de ciúme, mas, se ele persistir, as pessoas podem acabar se cansando de você.
Mostre que se importa com outras opiniões
Não tente mandar nas pessoas, ninguém gosta realmente de ser controlado. Mesmo aquele amigo que sempre te diz "tanto faz" e te deixa escolher... Dê voz a ele. Talvez ele só queira te agradar! Mostre que se importa com o que ele pensa, mesmo se for contrário a sua opinião.
O que você quer colher?

Tudo o que você faz gera uma consequência, não para o outro, mas para você. Cada um vai colher o que plantou, então, quais são os frutos que você deseja? Pense nisso toda vez que tomar uma decisão.
Seja sincero, mas pense no outro
Sinceridade não é falar sem pensar do jeito que vier à mente. É não ser hipócrita nem falso, é falar a verdade. Pense no modo como se expressa: ser sincero é uma qualidade, mas falar de qualquer jeito pode acabar magoando alguém. Nem todo mundo está pronto para ouvir toda a verdade.
Escolhendo um caminho

Pense muito bem antes de escolher um caminho para seguir. Não há como saber com certeza o que vem pela frente, mas, quando seguimos nosso coração e temos uma boa índole, a vida não nos punirá por isso. Podem até existir obstáculos, mas seremos capazes de superá-los.
Agir de maneira errada
Ter caráter é você não fazer algo que sabe ser errado, mesmo quando ninguém está olhando. Sempre que algo dentro de você te disser que é um erro agir de tal forma, escute essa sua voz interior.
Saiba ouvir o que uma pessoa tem a dizer

Tenha os seus ouvidos sempre abertos. Se alguém cometeu um erro com você, tente ao menos escutar o que ela tem a dizer, tente entender. Você pode até não aceitar, mas pelo menos deu a chance da pessoa se explicar. Talvez o erro não tenha sido tão grave assim.
Se coloque no lugar do outro
Não machuque os sentimentos de alguém. Podemos até cometer um erro e ferir alguém sem intenção, mas, se isso é de caso pensado, não é uma boa escolha. Lembre-se de sempre se colocar no lugar do outro. Será que seria legal alguém “pisar” em você sem se importar com o que sente?
Seja racional mesmo estando nervoso

Administre sua raiva, não aja por impulso, tente ser racional mesmo quando esse sentimento tomar conta. Ou, então, opte pelo silêncio. Se disser algo na hora da raiva, você pode se arrepender depois. A outra pessoa pode até te entender, mas palavras não se apagam.
Pratique o bem
Aproveite o tempo que você tem, pratique o bem sem pensar no que isso pode te trazer de benefício. Não há nada melhor que viver com a consciência limpa. Você vive leve e feliz, porque deu o seu melhor.
Razão e emoção

A razão é necessária para traçar um plano para alcançar os seus objetivos, mas, quando o seu coração te disser, para tomar uma atitude, ouça-o. Muitas vezes, é preciso a emoção para trazer uma adrenalina à vida e, quem sabe, um novo caminho para seguir.
Cuidado com os seus erros
Você "pisa na bola" uma vez, e a pessoa releva. Erra uma segunda vez, e ela ainda te desculpa. Acontece uma terceira, e ela perdoa. Mas não vai ser assim pra sempre. Ninguém aceita isso por muito tempo, uma hora cai a ficha de que não vale a pena manter amizade com alguém assim.