Antes de amar alguém, você precisa se amar! O amor-próprio é tudo na vida e sem ele você não pode se entregar, verdadeiramente, a alguém ou às coisas da vida. Sem amor-próprio, nada funciona direito e você pode acabar se deixando cair em um caminho sem volta, e muito perigoso.
Faça essa pergunta a si mesmo antes de abrir seu coração para uma nova experiência amorosa. O que você quer para a sua vida? Neste momento, essa pergunta pode parecer desnecessária, mas você verá como faz a diferença depois. Se vocês não querem as mesmas coisas, a relação não deveria nem começar!
Se livre de suas amarras antes de se entregar a alguém, antes de se permitir amar alguém. Você precisa estar livre e de coração aberto, mente sã, para iniciar uma nova jornada amorosa plenamente.
O amadurecimento vem com o tempo e sabemos que não acontece de uma hora para outra. Mas, é algo que você pode trabalhar todos os dias um pouco até atingir o nível que deseja. Uma relação torna-se melhor a partir do momento que estamos prontos e amadurecidos para vivê-la.
Você pode, mentalmente, organizar as coisas que espera daquela pessoa. Mas, em um primeiro momento, evite fazer planos. Você não sabe do futuro e o começo serve para que vocês se conheçam, o resto acontece naturalmente.
E use esse tempo para pensar em você e em seus sentimentos. Avalie se não está tomando atitudes precipitadas, se não está usando aquela pessoa para se livrar de algo que ainda não passou por completo... Antes de se aventurar, pense em tudo!
Se mesmo sem muito contato você não sente firmeza nas coisas que a pessoa diz, não se permita (ainda) amá-la, não deixe esse sentimento florescer. Muitas vezes, nós sabemos que alguma coisa não funcionará, mas insistimos nela mesmo assim. Você não precisa passar por isso, nem sofrer de graça!
Conheça mais sobre você mesmo. Como é possível amar alguém, sem que você se conheça? Sem saber do que gosta, sem saber dos seus próprios limites. É essencial que você seja uma pessoa esclarecida sobre seus gostos pessoais, suas vontades e desejos.
A honestidade é a chave para tudo na vida. Você precisa ser honesto consigo mesmo sobre o que quer e o que espera daquela pessoa. Antes de dar espaço a alguém em sua vida, tenha certeza do que está fazendo e evite correr riscos.
Como andam a sua autoconfiança e autoestima? Elas precisam estar no topo de sua vida, firmes e fortes. Sem elas, é fácil que você caia em armadilhas emocionais e isso não é nada bom para você!
Não crie expectativas sobre os seus ou sobre os sentimentos de ninguém. Essas são coisas bem pessoais e variam de pessoa para pessoa. Não aposte todas as suas fichas em nada e tenha os pés no chão. Assim, as chances de você sair ferido são menores.
Se você tem casos inacabados e mal resolvidos do passado, trate de colocar um ponto final neles antes de se aventurar com uma nova pessoa. A última coisa que você vai querer é que isso atrapalhe algo que pode ser bom para você.
Não se permita amar alguém se as suas emoções estiverem instáveis, isso pode ser perigoso. Quando você se entrega de coração, precisa que suas emoções estejam em dia e controladas para não te colocarem em situações desagradáveis. Instável emocionalmente, você vai acabar se tornando dependente da pessoa.
O mais importante é ir com calma e ter os pés no chão. Não entre de cabeça em nada e dê tempo ao tempo. Assim, as chances de conseguir viver um grande amor sem traumas e receios é grande!
Você pode ter muitas expectativas sobre a pessoa que anda tirando seu sono, mas não idealize nada nela. As melhores coisas acontecem de forma natural e as pessoas são o que elas são. Você irá descobrir o jeito dela e encontrará características pessoais dela pelas quais irá se apaixonar sem precisar forçar a barra.