Aprenda as lições da vida
A vida é como um jogo. A cada fase fica mais difícil, mas aprendemos muitas coisas com as dificuldades. Tenha em mente que a sua jornada aqui na Terra será repleta de lições. Pare um pouquinho e reflita mais sobre cada uma delas!
Proteja seu coração
Nem todas as pessoas que lhe cercam serão boas para você, por mais que você deseje a aprovação e o carinho delas. Há pessoas que simplesmente não são capazes de nos fazer bem, elas nos colocam para baixo, fazem pouco de nossos sonhos e de alguma maneira, sempre nos fazem sentir mal por sermos quem somos. Precisamos proteger nosso coração de pessoas assim, guardar delas nossas ideias mais valiosas e saber que não podemos basear nossos sentimentos no que elas nos dizem. E, um dia, precisamos aprender a nos afastarmos de gente assim.
Nossa melhor versão
![]()
Aquele que tenta ser o que os outros esperam que ele seja será sempre carregado por duas frustrações: nunca vai conseguir agradar a todos, e nunca será realmente aquilo que poderia ser. Então, desista logo disso. O importante na vida não é cumprirmos as expectativas de alguém, e sim sermos a melhor versão possível de nós mesmos.
A gente vive para aprender
Sua jornada inteira será repleta de lições. Algumas serão óbvias, outras tão sutis que você nem percebe que as aprendeu. Você irá resistir a algumas delas, enquanto outras irá querer seguir, sem perceber que elas já não fazem mais sentido para a situação na qual você se encontra. Mas as lições sempre virão, e é preciso ter olhos e ouvidos atentos a elas, pois é para aprender que a gente vive.
Nossa bagagem
![]()
Tudo o que nos acontece, as coisas boas, as coisas ruins, nunca realmente nos deixam. Ao redor delas, nós aprendemos, crescemos, reconhecemos até o que devemos evitar. Mas se realmente esquecêssemos tudo aquilo que fomos, nunca seríamos capazes de evoluir. É por levarmos conosco a bagagem do passado que nos tornamos pessoas diferentes, é aprendendo com ela que somos capazes de não ser, nem pensar naquilo que já não é positivo para nós.
Não há receita
Durante a sua vida, você conhecerá pessoas que irão te amar mesmo sem você ter feito nada para merecer esse amor. Aceite-o. Você também conhecerá pessoas que, por mais que você se esforce, nunca irão retribuir o seu amor. Deixe-as ir. Nunca haverá uma regra, nem uma receita que explique porque as pessoas amam da forma que amam. Só o que não podemos deixar acontecer é nos cegarmos para um amor real enquanto perseguimos aquele que é imaginário.
O mundo nos ensina
O mundo fala conosco, seja no vento, na chuva, no frio e no sol. O mundo sussurra sua sabedoria ancestral para todos nós a cada nascer e pôr do sol, em todos os milagres da natureza que ocorrem ao nosso redor. O mundo nos ensina a compreender que tudo é um ciclo e que o amanhã sempre vem, mas nós não viveremos para ver todos eles. O mundo nos mostra, a todo instante, a importância de viver no momento.
É o suficiente
![]()
Saiba qual será o seu próximo passo, e isso já será o suficiente por hoje. Ninguém precisa ter todas as respostas o tempo inteiro, aliás, ninguém é capaz de tê-las. É bom ter um plano para o futuro, mas você também não estará perdido se não o tiver. Irá aprender aos poucos e aos poucos vai decidir o seu caminho. Se você olhar para si mesmo, gostar da pessoa que é, de tudo que levou da vida, então, tudo já terá valido a pena.
Cicatrizes
Cada corte que a vida lhe deu vai virar uma cicatriz, e é com elas que você irá reconhecer a sua história. Nem todas essas cicatrizes serão marcas de tristeza, algumas serão lembranças de importantes lições que você viveu. Algumas serão fonte de força, de algumas você vai até rir um dia. Não amaldiçoe suas cicatrizes, orgulhe-se da sua estrada, de tudo pelo qual você passou e sobreviveu. Orgulhe-se da sua vida.
Deixe algo de bom
Tudo o que você leva da vida, cada memória, cada lembrança, cada marca que toca o seu coração e a sua alma, tudo tem uma consequência em você, mas essa consequência é você mesmo que escolhe.. Escolha levar apenas a lição das coisas ruins e todas as lembranças das coisas boas. É assim que a gente percebe que o mundo é bom. É assim que a gente deixa algo de bom para o mundo em retribuição.
Estamos aqui para evoluir
![]()
Os acontecimentos da nossa vida nos mudam. Talvez você aprenda a ser forte, talvez a deixar suas lágrimas caírem. Talvez você se lembre de quanto precisa agradecer, se desculpar, perdoar. Uma coisa é certa, não saímos de nada incólumes, e isso tem um bom motivo. Estamos neste mundo para aprender, mudar, evoluir. E quem faz isso conosco é a vida, com cada uma de suas inescapáveis lições.
Santuário
Ainda que você se perca, será capaz de se reencontrar. Dentro de você sempre haverá um santuário, onde nada pode te machucar, te parar, nem te fazer se sentir menos do que você é. O que quer que lhe aconteça, tudo ficará bem se você encontrar o caminho para o seu santuário. Lá você irá aprender e se curar, voltar renascido de cada experiência, seja ela boa ou ruim. Encontre o seu santuário e você será capaz de sempre viver em paz.
Você ainda entenderá
![]()
A vida às vezes parece sem razão, sem explicação, quem sabe até sem sentido. Mas isso só acontece porque nós não somos capazes de ver a situação completa agora. É só depois que compreendemos que tudo o que aconteceu teve uma causa e uma consequência. Tudo teve um motivo e isso a gente, por fim, consegue compreender. Então, não se desespere se agora você estiver perdido, a razão de tudo logo será clara para você.
O melhor dos nossos dias
A vida é uma aventura e nunca sabemos onde o próximo caminho vai nos levar. Haverão dias de monotonia, para descansar e refletir. Dias de perigo e aprendizado. Dias de emoção, dias nos quais nosso coração vai bater mais depressa, dias que serão capazes de mudar todos os nossos amanhãs. Mas o que vem, a gente nunca sabe, até que aconteça. Só o que sabemos é que devemos fazer o melhor do que quer que seja que os nossos dias nos trouxerem.
Continue no jogo
Você pode ser tudo aquilo que desejar, só não pode deixar que a vida passe por você sem que a viva de verdade. Todos nós trazemos infinitas possibilidades dentro de nós, basta que saibamos aproveitá-las. É preciso criar mais do que desistir; errar e até perder, mas nunca abandonar o jogo; fazer algo que se ama de verdade; dedicar-se a pessoas e coisas que fazem os olhos brilharem. É preciso viver mais intensamente, para que se possa, de fato, aprender a viver.
Não é fácil
![]()
A vida pode alterar todas as nossas verdades, nos fazer duvidar de todas as nossas certezas. A vida bagunça os nossos planos e nos vira do avesso. Mas a vida também nos ensina que estar do avesso pode nem ser tão absurdo assim, que a gente encontra a verdade justamente naquilo que até então nunca ousou olhar, que os nossos planos serão muito melhores quando temos que mudá-los por completo. A vida não é fácil, mas é um constante aprender.
Deixe suas marcas
Você ainda tem o mundo inteiro para ver. Ainda tem coisas incontáveis para viver. Você ainda vai deixar muitas marcas por aqui, e espero que elas sejam boas. Você precisa se arriscar, se aventurar, encarar de frente cada desafio que a vida lhe trouxer. Precisa ter o seu coração aberto para o novo e a sua alma preparada para aceitar o desconhecido. É apenas assim, vivendo intensamente, que somos capazes de aprender cada uma das lições que a vida quer nos ensinar.
Mantenha-se disposto
Não se torne uma das pessoas que fecham os olhos para a mudança, que se deixam carregar pela monotonia e deixam de se maravilhar com tudo o que o mundo oferece. Pessoas assim são estáticas e precisamos de movimento para evoluir. Lembre-se que independente de suas circunstâncias, você sempre poderá encontrar um caminho da mudança. Mas apenas se mantiver-se disposto a aprender com tudo o que a vida lhe trouxer.
Muito melhor
![]()
Se você passar mais tempo agradecendo pelo que tem do que reclamando do que lhe falta, perceberá como a vida é muito melhor do que você imaginava. Mais vezes do que se pensa, a fonte dos nossos sofrimentos não é externa, mas surge dentro de nós, com o nosso descontentamento frente à vida. É fácil de entender: dinheiro não traz felicidade, porque a felicidade não se encontra no ter, mas no ser.