Aprendizados dos relacionamentos tóxicos
Na vida cotidiana os relacionamentos tóxicos se mostram por comportamentos inocentes ou impensados, mas podem se tornar abusivos, chegando a consequências graves e até letais. Presentes no lar, na escola, no trabalho, no namoro e onde as pessoas convivem, eles são destrutivos, pois causam dependência, impotência, confusão, insegurança, medo, doenças físicas, psicológicas e emocionais. Com diálogo ruim ou escasso há imposição de um sobre a submissão e boa-fé do outro. Contudo é possível aproveitar essa indesejada situação para não cair nessa cilada e viver relações verdadeiramente construtivas. Conheça os aprendizados dos relacionamentos tóxicos. Cuide de você e de quem você ama!
Recupere-se do esgotamento emocionalUm aprendizado sobre relacionamentos tóxicos é que eles deixam a sensação de esgotamento emocional. Não trazem emoções de prazer, de alegria, de conforto e de carinho. Então procure mudar ou ajudar quem passa por isso, quando perceber tensão, tristeza, desânimo e necessidade de afastamento, principalmente quando há consequências físicas, como vômitos, apatia e sudorese. Essa é uma relação que faz mal e deixa marcas profundas na autoestima.
CopiarCompartilhar
#Encontre inspiraçãoMúsicas são ótimas aliadas nesse momento de transição do relacionamento tóxico. Ouça nossa playlist e livre-se!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Envolva-se em relacionamentos harmoniosos![]()
Nos relacionamentos tóxicos há muito mais uma atmosfera hostil do que um clima de bem-estar. São comuns desprezo, críticas, ameaças, broncas e sinais claros de desrespeito ao jeito de ser do outro e às liberdades pessoais. Pode haver abusos verbais e, mais veladamente, abusos emocionais. Lembre-se de que em qualquer relacionamento humano há divergências, mas o construtivo gera ponderações e acordos para a harmonia e a felicidade de todos.
CopiarCompartilhar
Livre-se de cerceamentos e constrangimentos constantes![]()
Nos relacionamentos tóxicos é muito comum ver a pessoa submissa passando por constrangimentos variados, normalmente diante de pessoas estranhas à relação ou sendo cerceada ou tolhida de expor o que pensa, sente e entende. Perceba que relações afetivas devem prezar pelo crescimento do outro e isso significa tratar do assunto única e exclusivamente com ele. Quando alguém é exposto e ridicularizado, o aprendizado se perde em meio ao vexame.
CopiarCompartilhar
Rompa com a autossabotagem ou autotraiçãoNos relacionamentos tóxicos alguém se sente culpado, é dependente, tem uma desculpa para as atitudes tóxicas do outro, faz tudo sozinho e contribui para que ele não assuma responsabilidades na relação. Abrir mão de ideias, escolhas e opiniões é corriqueiro para não perder o outro ou não gerar desconforto ou constrangimento. Entenda que essa autossabotagem é um sintoma. A ajuda profissional é essencial para romper esse difícil paradigma.
Compreenda por que ninguém é feliz com medo
CopiarCompartilhar
Entenda que todas as partes importam num relacionamento![]()
As pessoas se relacionam para suprir necessidades cotidianas, afetivas, cognitivas etc. Faz parte da natureza humana e ocorrem trocas nas quais todos crescem. Contudo, nos relacionamentos tóxicos, a tendência é que uma das partes desconsidere as necessidades do outro, dando pouca ou nenhuma importância a elas. Saiba que o resultado desse comportamento desrespeitoso e pouco empático fomenta a baixa autoestima e pode ter consequências graves.
CopiarCompartilhar
Fortaleça e eleve a autoestimaA forte característica de rebaixamento da autoestima é predominante nos relacionamentos tóxicos. Sentimentos de impotência, de medo, de incapacidade financeira, social, intelectual, por questões de gênero, de idade, de força física etc. e de dependência vão sendo amplificados e impossibilitam a tomada de ação para cessar essa bola de neve. Atente-se que, para sair dessa cilada, a ajuda profissional pode ser muito necessária!
Conquiste-se! Ame primeiro a você mesmo!
CopiarCompartilhar
Perceba que uns se orgulham dos outros em relações saudáveis![]()
Por não saber lidar com a insegurança e as próprias frustrações, nos relacionamentos tóxicos, uma das partes tenta minimizar os méritos do outro e até consegue que o outro deixe de fazer o que lhe traz visibilidade, cerceando liberdades, sentimentos, pensamentos, valores e crenças. Perceba que, em relações saudáveis, uns se orgulham e se alegram com o sucesso e com a felicidade dos outros. Compreendem que cada um tem suas capacidades e seu lugar.
CopiarCompartilhar
Fique alerta para o tipo de comunicação no relacionamentoNas relações interpessoais saudáveis a comunicação é constante e clara, permite solucionar conflitos. Nos relacionamentos tóxicos ela é hostil, desdenhosa, sarcástica e ácida, trazer algum tipo de bullying ou com pouco diálogo e, muitas vezes, com total silêncio. Pode gerar mais tensão e confusão psicológica e emocional. Além disso, as pessoas que sofrem com essa situação normalmente têm uma comunicação não verbal ou psicossomática. Fique alerta!
Entenda como se livrar de um relacionamento tóxico
CopiarCompartilhar
Identifique o controle de comportamentos![]()
As pessoas têm mais oportunidades de evoluir quando se sentem livres para serem o que realmente são. Entretanto nos relacionamentos tóxicos há um forte controle sobre o comportamento do outro, seja em relação às habilidades, convívio social, censura de roupas, horários etc. Observe que há uma intimidação e uma ideia de que o outro é incapaz ou menos inteligente para fazer as próprias escolhas ou cuidar de si mesmo.
CopiarCompartilhar
Atente-se para julgamentos incessantesJulgamentos incessantes sobre a forma de pensar e de ser do outro são frequentes nos relacionamentos tóxicos. Eles são uma forma de controle de quem usa da desvalorização do outro para se autoafirmar e provocam autoimagem distorcida, sentimentos de menos-valia e insegurança. Entenda que feedbacks são importantes em todas as relações, pois ajudam a evoluir, mas devem prezar pela compreensão e pelo respeito.
Saiba identificar os sinais das relações tóxicas
CopiarCompartilhar