Aprendizados e ensinamentos
Você tem aprendido com a sua vida? Pode não parecer, mas ela te ensina e te faz uma melhor todos os dias! Abra seu coração para as mensagens abaixo e permita que a vida te ensine diariamente!
Ir à luta
Na vida, aprendi que não basta chorar. É preciso ter coragem de enxugar as lágrimas e ir à luta.
Deixe que a vida fale
![]()
Ensinamentos a vida nos dá, basta que queiramos aprender e modificar os nossos erros, basta que sejamos compreensivos e deixemos que ela fale conosco. Se assim fizermos, cresceremos um pouco mais a cada dia com as nossas próprias atitudes e acertos.
A façanha dos contos de fadas
Hoje, eu estou abrindo o meu coração por uma causa nobre, pois aprendi com a vida que contos de fadas realmente não existem e que a façanha que criamos em nossa mente só nos faz seres com uma evolução diminuída, que crescem cheios de amarras, medos e sistemáticos.
O que recebi em troca
![]()
Confesso que eu jamais conseguiria ser feliz e ter um amadurecimento constante se eu tivesse bloqueado os meus caminhos quando o medo de crescer tentou me impedir. Fui firme, forte e errei muito, mas recebi em troca ensinamentos que nada no mundo é capaz de pagar.
Aprendi lições inesquecíveis
Com o passar do tempo, aprendi lições inesquecíveis, tais como a necessidade de errar e aprender com os erros, a real essência do amor e o quanto a imaturidade pode machucar até mais do que os sentimentos incompreendidos.
Um dia baixei a guarda
![]()
A cada instante de felicidade que vivi, tive pelo menos uns três momentos de dor. Não entendi como a vida funcionava, então eu não aceitava os seus ensinamentos, até que fui colocado de frente com ela e baixei a guarda, revi os meus conceitos e aprendi tudo o que a vida queria me ensinar.
Entre altos e baixos
Já chorei tanto nessa vida, mas sorri milhares de vezes também. Foi entre essas quedas, idas e vindas, altos e baixos que obtive as maiores lições, sendo uma delas a necessidade de permitir que erremos e, em seguida, que possamos nos redimir e elevar a nossa alma.
Seres melhores
![]()
Nada nessa vida é por acaso, nem mesmo o sofrimento que passamos ou que causamos a alguém. Porém, é com eles que crescemos e nos tornamos seres melhores, com evolução de alma e com paz no coração.
O bom sentido das coisas
![]()
A vida já me machucou muito, mas, por outro lado, me mostrou o quanto eu tinha para melhorar e amadurecer. Tive que lidar com a necessidade de pedir perdão quando erro, não só aos outros, a mim mesmo também. Passei a entender que as frustrações acontecem e sempre acontecerão independente da minha idade. E foi assim que passei a lidar melhor com os meus problemas, a julgar menos o lado ruim das coisas e comecei a buscar um bom sentido em todas as coisas.
Falta de experiência
Acordei um certo dia e dei de cara com a realidade, aquela amarga e dura da qual se vê na TV. Foi então que comecei a viver um declínio, falta de experiência minha, eu sei, e quase não encontrei o chão novamente. Porém, a vida é mesmo uma caixinha de surpresas e veio me surpreender, trouxe com ela muitos motivos para sorrir depois dos rios de choros que derramei e um novo coração, forte como eu jamais poderia imaginar que teria um dia.
A vida me ensinou a ser forte
![]()
A vida me ensinou que às vezes é preciso dizer adeus àqueles que amamos, que o tempo é remoto e os sentimentos podem se transformar. Ela me ensinou a ser forte quando a minha maior vontade era desabar em lágrimas, mas também me fez sair de cada adversidade mais forte para a luta diária, que aumenta conforme os ensinamentos que temos e não nos poupa por motivo algum.
Deixei o egoísmo de lado
Entre todos os aprendizados e ensinamentos que já vivi, posso dizer que o mais valioso foi aprender a amar, de fato, o próximo. Precisei cair muitas vezes para ver que o chão não é o lugar de ninguém e que se eu posso ajudar, assim o farei. Deixei o meu egoísmo de lado e passei a ver o quanto de amor tenho aqui, dentro de mim. E, que esse pode ser doado todos os dias a outrem.
A vida é dura
![]()
A realidade é dura, mas é necessária! Com ela, eu aprendi lições que livro literário algum seria capaz de descrever, que drama nenhum seria tão genial como o que eu mesma vivi. Coisas que somente a vida nos dá, aprendizados que somente quem passou levará consigo na mente e no coração.
Novo jeito de lidar com o mundo
Com o amadurecimento que passei a ter nos últimos anos, comecei a perdoar sem guardar rancor, a amar mesmo que esse sentimento não seja recíproco, a aceitar que ninguém é perfeito. Pude perceber que há pessoas que se vão por acaso e outros que mesmo longe jamais sairão do nosso coração. Compreendi que chorar é permitido sim, que fraqueza não é o mesmo que erro e que juras são passageiras. Entendi que para se ferir basta estar vivo, que depois da tempestade vem a bonança, que a crueldade existe e nem sempre se pode ver. Passei a ver a vida de um modo menos leal, mas ao mesmo tempo bonito, mesmo que controverso. Calei-me mais e ouvi muito além do que eu permitia antes. Errei e reparei os meus erros. Depois percebi que as minhas ações começaram a passar pelo meu coração, mas não afetavam mais a minha mente que já estava adestrada ao meu novo jeito de ver e lidar com o mundo.
Os tripulantes da vida
![]()
Pode passar o tempo que for, mas a vida sempre dará lições aos seus tripulantes, sejam elas duras ou leves, duradouras ou breves. Eu já tive de todas elas e tirei aprendizados maravilhosos, dos quais me ajudaram a ser quem sou hoje.