Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

As crianças e os porquês

Cheias de imaginação e dúvidas em relação ao mundo, as crianças geralmente passam pela famosa fase dos "porquês", quando começam a fazer perguntas sobre absolutamente todos os assuntos! Tenha calma, porque não precisa de crise para encarar esse período... Nós te ajudamos!

continue lendo
Compartilhar

Dê muitas respostas

As crianças estão em constante aprendizado. Por isso, é normal que elas façam muitas perguntas ao longo do dia. Quando isso acontece, o que devemos fazer? Algo muito simples: dar muitas respostas! Além de ser um momento muito importante para o intelecto delas, também é uma forma de se conectar ao seu pequeno!

Como enfrentar essas perguntas?

Existem certas perguntas feitas por crianças que nos deixam um pouco confusos e envergonhados. Como lidar com essa situação? A melhor maneira é dando respostas verdadeiras, mas que condizem com a idade delas! Quando isso não for possível, prometa um diálogo quando elas forem mais velhas!

Dialogue!

O diálogo com crianças, não importa a sua idade, é muito importante! Além de elas aprenderem muito com isso, também se sentem ouvidas e importantes, algo que é essencial para a sua autoestima!

Preste atenção nas perguntas

Como vamos dar respostas satisfatórias se nós não entendemos o que uma criança está perguntando? Por isso, por mais irritante ou difícil que seja, preste sempre muita atenção no que o seu pequeno está dizendo!

300 perguntas por dia

Uma pesquisa publicada por um site britânico descobriu que as crianças, além de preferirem tirar todas as suas dúvidas com a mãe ou uma figura materna, fazem cerca de 300 perguntas por dia! Então, se o seu pequeno está te deixando maluca com tantos questionamentos, saiba que você não está sozinha!

Dinossauros

Os extintos dinossauros sempre são o assunto de perguntas feitas por crianças. Por que eles não existem mais? Como a sua extinção aconteceu? Como era o mundo na época deles? Apesar das perguntas serem exaustivas, elas são muito importantes para o aprendizado dos pequenos!

 

Doenças?

Por que as pessoas ficam doentes? Sim, essa é uma pergunta muito famosa e, muitas vezes, complexa de ser respondida, afinal, existem doenças que nem mesmo cientistas conseguem explicar! O importante é deixar claro à criança que isso pode acontecer por diversos motivos (desde germes até vírus) e que, felizmente, na maioria dos casos, elas podem ser curadas!

Morar na rua?

Moradores de rua sempre causam certa curiosidade em crianças mais pequenas. Elas não conseguem entender o porquê elas têm uma casa enquanto outras pessoas não têm. Por isso, é importante sentar com elas e explicar essa situação!

Brinquedos

É muito comum que as crianças queiram ter brinquedos que outras pessoas têm. Muitas vezes, elas não entendem o porquê não é viável para a família realizar tal desejo. Em situações assim, explique, de forma simples, que é normal ter ciúme e querer ter coisas que não podemos ter, mas que, no final do dia, os objetos materiais não nos fazem melhor do que ninguém!

Choro de felicidade

Para as crianças, se uma pessoa está chorando, ela está triste ou com dor. O conceito de choro de felicidade é muito complexo para elas e, por isso, faça uma comparação simples de ser entendida: quando crianças se sentem felizes, elas costumam pular e gritar, mas os adultos têm emoções mais complicadas e, por isso, podem chorar também!

Festas

Festas infantis sempre são motivos para estresse. Não só porque você está reunindo dezenas de crianças em um local só, mas porque sempre temos aqueles convidados que o aniversariante não deseja que estivesse ali. Quando isso acontecer, explique que, se ele não convidar, isso pode ferir os sentimentos de alguém e que, na sua família, vocês sempre tentam ser gentis com os outros!

Diga sempre a verdade

Acredite: uma criança, quando faz uma pergunta, está muito interessada na resposta. Por isso que elas escutam atentamente tudo o que você está falando e é importante que você responda sempre a verdade. Se por acaso ela perguntar algo que você não saiba responder, não tenha medo em dizer isso! Assim, ela também aprende que não precisa saber de tudo o tempo todo!

fechar