Todas as mudanças pelas quais vamos passar podem não ser muito bem compreendidas pelas pessoas que nos conhecem. Se você sempre alisou o cabelo e está pensando em deixá-lo natural, encontre a força que existe dentro de você para ignorar os comentários que não te fazem bem.
Ter uma boa autoestima não significa se achar a pessoa mais bonita do mundo todos os dias. É a sensação de olhar no espelho e se reconhecer, sabendo exatamente quem você é. Uma vez que você consegue se enxergar, o que dizem sobre você não é importante, porque é a sua opinião que importa.
Leia também: 10 reflexões sobre autoconhecimento
Se você acredita que os cabelos cacheados e crespos não são para você, faça uma tentativa. Um dia, quando não for sair de casa, deixe seu cabelo da forma natural e perceba como você se sente. Tente isso algumas vezes, se for o caso. Você pode se surpreender com o resultado!
E as outras pessoas? Se existir alguém incomodado com a sua autoestima e com a sua beleza, não se preocupe. As pessoas demoram para entender que só as nossas opiniões importam sobre nós mesmas. Nesse caso, o melhor a fazer é mostrar que você se sente bem com seus cachos e é feliz assim!
Se você já conseguiu se fortalecer e desenvolver a sua autoconfiança, é hora de assumir seus cachos e reconhecer a beleza deles! Mergulhe de cabeça nesse processo de autoconhecimento e aproveite o que as curvinhas dos seus cabelos podem mudar no seu look completo.
Os padrões de beleza realizam um trabalho muito eficiente nas nossas cabeças, fazendo a gente acreditar que só os cabelos lisos são bonitos. Mas não é porque a sociedade racista e machista disse que você não pode ter determinada aparência que você vai mudar quem você é, certo? Seja você!
Mensagens para se libertar dos rótulos da sociedade
Corte, tinja, trance, inove
E quem disse que não podemos tingir, moldar, prender e cortar os cabelos cacheados e crespos? Aproveite para acrescentar cor, fazer tranças, dreads ou usar um corte que você nunca arriscou antes! O resultado pode ser ainda melhor do que você imagina.
Pode ser difícil de lembrar rápido de alguns nomes, mas existem muitas pessoas que assumiram os cachos e são felizes com eles. Algumas delas são: Taís Araújo, Karol Conka, Iza, Erika Januza, Sheron Menezzes, Cacau Protássio, David Júnior, Sérgio Malheiros, Cris Vianna, André Luiz Miranda, Ícaro Silva, Jonathan Azevedo e Jeniffer Nascimento.
Se você decidiu assumir os seus cachos e está feliz com essa decisão, sempre tenha orgulho de você. Independentemente do que digam, a única coisa que importa é como você se sente e como você se vê no mundo. Muitas pessoas também podem se inspirar em você!
Aproveite o volume do seu cacheado para usar presilhas, faixas, bandanas e até flores que combinem com a sua personalidade. Além de completar o visual, acessórios assim ajudam a destacar o seu cabelo e a deixá-lo vivo e colorido, se você quiser!
Sentir receio do que as pessoas vão pensar é compreensível e normal. Em uma sociedade que discrimina cabelos que não são lisos, os cabelos cacheados e crespos podem ser mal vistos por algumas pessoas. Não tenha pressa: no seu tempo, vá deixando os cachos aparecerem, se preocupando o mínimo possível com isso.