Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Biografia de James Dean

James foi um ator norte-americano que ficou conhecido por ter uma vida agitada fora dos sets de gravação. Ele era considerado um ícone cultural, já que tinha a melhor personificação da rebeldia e angústias da juventude da década de 50. O galã morreu aos 24 anos depois de um grave acidente de carro.

Quem foi James Dean?

James Byron Dean (Marion, Indiana, 8 de Fevereiro de 1931 — Cholame, Califórnia, 30 de Setembro de 1955) foi um ator norte americano. É considerado um ícone cultural, como a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 1950.


Copiar
Compartilhar
Parte 1 - James

James Byron Dean era filho único e seu nome foi uma homenagem da mãe ao poeta inglês Lord Byron. filho de Wilton Dean, um protético, e de Mildred Dean, filha de fazendeiros metodistas, aos 8 anos ele já tocava violino e fazia aulas de sapateado. Em 1940, perdeu a mãe vitima de câncer. Com a morte da mãe, foi morar com os tios Marcus e Ortence Winslow em Fairmount. Considerado uma criança introspectiva, Jimmy, como era chamado, cresceu na fazenda de 300 acres dos tios, ali aprendeu a dirigir trator e ordenhar vacas. Aos 14 anos, já participava do teatro escolar e aos 17 anos ganhou sua primeira moto, uma Triumph, presente do tio Marcus.


Copiar
Compartilhar
Parte 2 - Los Angeles

Em 1949, Dean foi para Los Angeles, com a intenção de estudar arte dramática e morar com o pai e a madrasta. Ganhou dele um Chevrolet de segunda mão. Abandonou a faculdade e foi para Nova York cursar o lendário Actor is Studio de Lee Strasberg. Para se manter em Nova York, trabalhou como garçom e cobrador de ônibus. Nesta mesma época conheceu Jane Deacy, que se tornou sua agente.


Copiar
Compartilhar
Parte 3 - O começo na TV

Em 1952, começou a fazer pequenas pontas na TV. Em 1953, encenou na Broadway a peça de Richard Wash "See the Jaguar". A peça foi um fracasso, mas James Dean chamou a atenção da critica. Encenou a Peça "O Imoralista", baseada na obra de André Gide, interpretando um homossexual. Com a peça ganhou o Tony Award de melhor ator do ano.


Copiar
Compartilhar
Parte 4 - Vidas Amargas

Em 1954, para estrelar o filme de Elia Kazan, "A Leste do Éden" (Vidas Amargas, Brasil), baseado na obra de John Steinbeck, em que interpretava um jovem solidário e amargurado, teve que assinar um contrato com uma cláusula em que se comprometia a não dirigir carros de corrida durante as filmagens.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Outros famosos que faleceram no dia 30 de setembro

Parte 5 - Premissas

Enquanto James Dean era uma promessa, Marlon Brando já era um astro. As comparações eram inevitáveis. James Dean conheceu Brando no set de filmagem de "Desirée", decepcionou-se com seu ídolo graças a um comentário feito por Brando sobre as roupas do jovem ator. Ele usava calças jeans surradas e camisa de botão.


Copiar
Compartilhar
 
Parte 6 - Azar no amor

Em 1954, conheceu a jovem estrela de O Cálice Sagrado, Pier Angeli, para muitos o grande amor de sua vida, mas a mãe de Pier foi contra o relacionamento, pelo fato de ele não ser católico. Jimmy já era conhecido por seu temperamento difícil. O rompimento do namoro abalou o ator. Ao saber que a ex-namorada estava de casamento marcado com o cantor Vic Damone, apareceu na porta da Igreja Católica de São Timóteo e conseguiu chamar a atenção dos noivos, "arrancando" com a moto em alta velocidade. Só encontraria Pier quase um ano mais tarde nas filmagens de Assim caminha a Humanidade.


Copiar
Compartilhar
Parte 7 - Hobbie

Durante as gravações de Assim caminha a Humanidade, Dean circulava com uma loura exuberante, Ursula Andress, que se tornaria a primeira Bond Girl. Ela disse que ele era "como um animal selvagem".

Fora dos sets de filmagem, era conhecido por uma agitada vida social, fumava e bebia, e possuía um enorme fascínio por carros velozes e pela velocidade em si - paixão que lhe custou a vida.


Copiar
Compartilhar
Parte 8 - O fim

Quando se dirigia para uma corrida, em 30 de Setembro de 1955, envolveu-se num acidente fatal, partindo imediatamente a coluna vertebral e sofrendo de hemorragias internas. Quando foi colocado na ambulância, o passageiro que estava a seu lado, o mecânico Rolf Wütherich, ouviu "um grito suave emitivo por Jimmy - a lamúria de um menino chamando sua mãe ou de um homem encarando Deus."

No dia em que morreu, James Dean ainda esgotava ingressos com o seu primeiro filme. A consagração final chegou poucos dias após a sua morte, quando Juventude transviada chegou aos cinemas. Recebeu duas indicações ao Oscar, postumamente. Em 1956, por Vidas Amargas (a primeira indicação póstuma na história da premiação), e em 1957, por Assim caminha a humanidade, ambas por melhor ator. Ganhou dois prêmios do Globo de Ouro, em 1956 como melhor ator e, no ano seguinte, num prêmio especial que o consagrou como ator favorito do público.


Copiar
Compartilhar
Curiosidades - 10 coisas que você deve saber sobre Jimmy

1. Ficou órfão da mãe aos 9 anos. O caixão com o corpo dela foi despachado no mesmo trem que levou Dean para a fazenda dos avós no interior de Indiana (EUA), onde ele cresceu.

2. A carreira de James Dean começou em 1950, quando ele estrelou um comercial da Pepsi. Junto a um grupo de adolescentes, ele cantava um jingle ao lado de uma jukebox.

3. Muitos dos romances que teve com estrelas de Hollywood foram inventados pelos estúdios Warner Brothers para promovê-lo.

4. Seu caso mais famoso foi com Píer Angeli. Os dois tinham planejado se casar, mas a mãe da garota proibiu a união, porque Dean não era católico. Angeli acabou se casando com Vic Damone em 1954. Ela cometeu suicídio em 10 de setembro de 1971.

5. Em sua breve carreira, Dean fez ponta em três filmes e estrelou outros três. Vidas Amargas (1955), Juventude Transviada (1955) e Assim Caminha a Humanidade (1956) foram lançados em DVD no Brasil em junho de 2005.

6. Foi o único a receber duas indicações póstumas ao Oscar. Ele concorreu pelo troféu de Melhor Ator por Vidas Amargas (1955) e Assim Caminha a Humanidade (1956).

7. Em 24 de setembro de 1955, Dean comprou um Porsche Spyder, gabando-se de que o carro poderia alcançar 240 km/h. Ele morreu 6 dias depois, por conta de um acidente enquanto dirigia o Porsche em uma estrada na Califórnia. Na época, tinha apenas 24 anos.

8. Na época de sua morte, adolescentes pagaram até 50 dólares para se sentarem no banco do carro destruído.

9. Depois de sua morte, James Dean se tornou um mito. O ator Humphrey Bogart fez o seguinte comentário venenoso sobre Dean: "Se ele não tivesse morrido, teriam descoberto que ele não era uma lenda".

10. Dean disse a mais de um amigo que não esperava passar dos 30 anos. Sobre o risco de dirigir em alta velocidade, dizia: "Há jeito melhor de morrer? É rápido, limpo e seu último momento é de glória".


Copiar
Compartilhar
Curiosidades - Filmografia

1951- Sailor Beware
1951- Fixed Bayonets
1952- Has Anybody Seen My Gal?
1953 - Trouble Along The Way
1955 - East Of Eden
1955 - Rebel Without a Cause
1956 - Giant


Copiar
Compartilhar
Curiosidades - O filme sobre James Dean

James Dean ganhou um telefilme estadunidense de 2001, do gênero biográfico, dirigido por Mark Rydell, sobre o ator de de mesmo nome, considerado a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 1950.

O ator James Franco viveu na pele a vida desregrada de James Dean, chegando a fumar dois maços de cigarro por dia, sendo que na época ele não fumava (mas começou a fumar depois disso), além de aprender a tocar violão. O esforço foi reconhecido com um Globo de Ouro e indicações a outros prêmios como o Emmy e do Screen Actors Guild (SAG).


Copiar
Compartilhar
Curiosidades - Paixão pela velocidade

A paixão de James Dean pela velocidade começou a aumentar quando seu tio lhe deu de presente uma motocicleta Czech Whizzer, em 1947. A partir daí ele teve uma coleção de motos, como uma Harley, uma Norton 500, uma Indian 500, uma British Triumph T-110 e até uma motoneta italiana Lancia.

Em 1949, Dean ganhou do pai seu primeiro carro, um Chevy usado. Cinco anos depois com seus ganhos como ator ele comprou um MG vermelho e uma perua branca da Ford. Mas seu sonho realizou-se mesmo em maio de 1955 quando ele comprou seu primeiro Porsche, um conversível 356 Super Speedster (em inglês).

Seis meses depois, ele comprou o famoso Porsche 550 Spyder prata, que foi pintado com o número 130 no capô e com o apelido de Dean em “Assim Caminha a Humanidade”: “Little Bastard


Copiar
Compartilhar
fechar