Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

12 coisas boas que aprendemos com ex-namorados

A vida é feita de experiências e momentos, e os relacionamentos sempre entram nessa parte positiva da vida. Por mais que o seu namoro tenha dado errado, sempre é possível aprender alguma coisa com a pessoa com quem você se envolveu. Enxergue os ensinamentos dos relacionamentos!

Conhecer coisas e lugares novos

Conviver com pessoas diferentes nos traz experiências diferentes. Talvez, um ex-namorado tenha lhe apresentado a um restaurante especial ou juntos vocês tenham viajado para um lugar que você nunca foi ou você se apaixonou pelo álbum que estava em todas as playlists dele. Tudo isso continua a fazer parte da sua vida mesmo quando o relacionamento acaba, afinal, bagagem boa não é algo que precisa ser deixado para trás. E, mesmo que o término não tenha sido dos melhores, tudo isso que você conheceu pode se transformar numa lembrança boa ou pelo menos mostrar que o relacionamento não foi completamente em vão.


Copiar
Compartilhar
Entrar em contato com os sentimentos

Você gosta, está apaixonada ou ama alguém? Logo nas primeiras semanas de um novo romance, essas emoções ficam confusas. Você pode achar que está apaixonada pela vida inteira e na verdade só era a empolgação da paixão por alguém de quem você gosta bastante, mas nada além disso. Num relacionamento mais longo, conseguimos colocar esses sentimentos em perspectiva, analisá-los com mais cuidado, um a um. Quando você compreende melhor o que está sentindo, presta mais atenção na próxima vez que mergulhar numa relação e tem mais chances de viver exatamente o que você está esperando.


Copiar
Compartilhar
Lidar melhor com brigas

Quando se chega a um relacionamento, experimenta-se muitas coisas pela primeira vez. Às vezes, até como agir numa briga. O seu primeiro namoro pode ter sido cheio de conflitos, porque você ainda não sabia como lidar com as diferenças de uma pessoa tão próxima a você. Mas em brigas também se aprende algo - olhando para trás depois, você vê como poderia ter tido mais respeito, menos teimosia ou apresentado seu ponto com mais clareza. Cada briga que você teve num relacionamento lhe ensina como lidar melhor com essas desavenças no próximo. Inclusive a eliminá-las quase completamente.


Copiar
Compartilhar
Se colocar no lugar do outro

Em geral, quando se gosta muito de alguém, aprendemos a ter mais empatia com essa pessoa. Somos felizes quando vemos o outro feliz, compreendemos seus pensamentos, nos colocamos no lugar do outro. Quando um término chega, essa conexão empática tão forte se desfaz, mas as noções que você aprendeu com ela não. Se colocar no lugar dos outros torna as pessoas mais generosas e menos egoístas, e isso um namoro pode ensinar muito bem.


Copiar
Compartilhar
Se conhecer melhor

Estar com alguém de maneira tão próxima nos mostra um lado de nós mesmos com o qual nem sempre entraríamos em contato. Qualquer experiência extrema faz isso, e o amor é uma das mais poderosas delas. Você aprende até onde iria por alguém, se arrisca ou traça planos para o futuro que nunca teria imaginado. Viver esses momentos é uma verdadeira aula de autoconhecimento, você pode analisar seus pensamentos e ações e compreender como sua mente funciona. E todo autoconhecimento é importante para ter uma vida mais plena e feliz.


Copiar
Compartilhar
Experiências na cama

O sexo com diferentes parceiros tem suas características únicas. Um relacionamento, mesmo quando termina, não apaga as novas experiências que você viveu ou adquiriu. Se você aprendeu novas formas de encontrar prazer junto a um antigo namorado, pode levar isso para relacionamentos futuros e assim vai. Dessa forma, você tem uma vida sexual cada vez mais satisfatória.


Copiar
Compartilhar
Ampliar o círculo de amizades

Se envolver com uma pessoa comumente significa ficar próximo também dos amigos dela. E, mais do que isso, no círculo de amizades do seu parceiro, você encontra grandes amigos também. Depois de um eventual término, essas amizades não precisam ser desfeitas. Pelo contrário, quem tem maturidade suficiente para perceber que os amigos não precisam escolher um “lado” depois que um casal se separa, permanece com todos os novos amigos adquiridos e ainda tem mais chances de ter uma relação boa com o ex.


Copiar
Compartilhar
 
Desapego

Pessoas vão embora, situações mudam, algumas coisas em nossa vida ficam para trás. É preciso deixá-las ir. Acumular bagagem emocional negativa é uma das piores coisas que podemos fazer. Não se desapegar do término de um relacionamento impede que um novo, realmente saudável e feliz, possa entrar na nossa vida. Mas términos são um exercício em desapego e, quando o aplicamos em relação a um namoro, aprendemos a usá-lo em outros fatores da vida. E uma vida desapegada é uma vida com mais calma, paz e felicidade.


Copiar
Compartilhar
Compreender mudanças

Da mesma forma como aprendemos que não dá para mudar alguém, um relacionamento também nos ensina que as pessoas às vezes mudam sem nenhuma explicação. Quer dizer, a explicação existe, às vezes só não conseguimos entendê-la. E é um choque no momento em que um namorado parece diferente do que a pessoa que conhecemos inicialmente, mas com o tempo, aprendemos a aceitar isso. Assim como as mudanças em nós mesmos. Você até compreende o término, talvez seja porque ambos mudaram demais. Ninguém tem o mesmo comportamento e os mesmos pensamentos para sempre. E um relacionamento pode te mostrar isso muito bem.


Copiar
Compartilhar
Parar de tentar mudar os outros

Todos nós temos alguma forma de um relacionamento ideal construído em nossa mente. Mas o que os relacionamentos da vida real nos ensinam é que esse pensamento é inatingível, e tudo bem. A vida com suas imperfeições é muito mais interessante. Porém, muita gente se apega à ideia de que pode mudar o parceiro para ter um namoro melhor. Isso pode ser muito desgastante e é inútil, afinal as pessoas só mudam se quiserem. Ao tentar fazer um namorado se encaixar no molde que você sonha, e falhar, você aprende que não dá para fazer isso e, com o próximo romance, abandona esse projeto impossível.


Copiar
Compartilhar
Ter história para contar

Geralmente, ao lado de gente com quem temos intimidade, vivemos as mais engraçadas e divertidas histórias. Quando o namoro acaba, as lembranças permanecem. Algumas podem ajudar a lidar com a dor do término. Outras, apenas são uma boa história para contar sobre algo que você viveu. A maior força dessas histórias, porém, seja talvez quando elas não machucam mais. Quando o término já foi superado e você pode apenas dividi-las como algo interessante que viveu.


Copiar
Compartilhar
Aprender com erros para não os repetir

Você se exaltava demais, se doava demais, não queria dar ouvidos a sua consciência, transformava tudo numa briga - ou ficava em silêncio quando não devia. Até o lado ruim de um relacionamento nos ensina algo. Aquilo que mudaríamos não é algo para se remoer na mente e trazer mais sofrimento, mas algo para servir de lição. Se você errou no relacionamento, seja por ações ou por falta delas, tem também a chance de aprender com esses erros para, no seu próximo relacionamento, ter uma experiência muito mais feliz.


Copiar
Compartilhar
fechar