Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

De bem com a balança

Quem disse que perder peso é o pior pesadelo do mundo? Fazendo um controle alimentar correto e mudando alguns hábitos é possível ser saudável sem tanta dificuldade! Confira nossas dicas e aprenda a cuidar melhor do seu próprio corpo!

continue lendo
Compartilhar

Coma de três em três horas

Quando ficamos muito tempo sem nos alimentar, o metabolismo começa a ficar mais lento, dificultando o emagrecimento. Além disso, quando existe demora entre as refeições, o risco de comer além da conta é maior. Por isso, além do café da manhã, almoço e jantar, faça pequenos lanches durante o dia, que podem ser uma fruta, barrinha de cereal, uma porção de castanhas etc.

Beba bastante líquido

Você sabia que aquela sensação de estômago vazio nem sempre significa fome? Muitas vezes, é apenas o organismo dizendo que está desidratado. O ideal é beber no mínimo dois litros de água por dia. Além de diminuir a sensação de fome, o líquido regula o metabolismo e ajuda na digestão, auxiliando na perda de peso.

Coma bastante verduras e legumes

Esses alimentos têm poucas calorias e são ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Além de te ajudarem a ficar de bem com a balança, essas substâncias ajudam na prevenção de diversas doenças, como o colesterol, a hipertensão e o câncer. Na hora de consumir, prefira os alimentos crus, o cozimento pode reduzir um pouco as propriedades das verduras e dos legumes.

Diminua o açúcar

O açúcar é um alimento rico em gordura que tem como função produzir energia para o organismo. Quando esse consumo começa a ser excessivo, essa gordura causa o aumento de peso, além de doenças como a diabetes. Por isso, diminua a ingestão de doces e prefira frutas ou alimentos lights.

Coma alimentos que provoquem saciedade

Enquanto alguns alimentos como pão branco, bolos e tortas causem uma satisfação rápida e vontade de comer mais (mesmo que tenham sido ingeridos há 5 minutos), outros trazem uma sensação de saciedade para o organismo, evitando o consumo exagerado e auxiliando no emagrecimento. São eles: arroz integral, abóbora, cenoura, maçã, castanhas, pão de centeio, iogurte e frutas secas.

Aposte em frutas

As frutas são ótimas aliadas na dieta, pois saciam a vontade de comer doce e ajudam no metabolismo do organismo, por conter alto teor de fibras. Você pode misturar com iogurte e fazer sucos ou vitaminas para variar o cardápio.

Prefira os alimentos lights

Um alimento light tem redução de, no mínimo, 25% de algum componente, que pode ser açúcar, gordura, sódio etc. Ele pode ajudar muito na dieta, mas é importante ficar de olho nos rótulos, pois alguns têm até mais calorias do que os produtos convencionais, tudo depende do componente que foi reduzido.

 

Beba chá verde

O chá verde auxilia no processo chamado termogênese. Vamos te explicar: para funcionar, nosso organismo gasta um determinado número de calorias por dia, esse número é conhecido como taxa metabólica basal (TMB) e varia para cada pessoa. O chá aumenta a taxa de TMB, acelerando a queima de calorias. Além disso, traz a sensação de saciedade e diminui a vontade de comer doce.

Aumente o consumo de fibras

As fibras auxiliam na digestão e, consequentemente, melhoram o metabolismo. O ideal é consumir no mínimo 2 g da substância por dia. Alguns alimentos são ricos em fibras, como a maçã, a banana, a aveia, o repolho, o pão integral e a chia (uma semente conhecida por auxiliar no emagrecimento).

Pratique atividades físicas

É claro que não poderia faltar essa dica. A prática de atividades físicas é muito importante para a perda e manutenção do peso. Se você não é fã de academia, pode optar por caminhadas no bairro ou até mesmo outros tipos de exercícios, como trocar o elevador pela escada e descer um ponto de ônibus antes do habitual. O importante é movimentar o corpo.

Evite alimentos gordurosos

Assim como o açúcar, os alimentos gordurosos como salgadinhos, fast foods e frituras aumentam a taxa de gordura do corpo, causando o excesso de peso e diversas doenças. Prefira os alimentos crus ou cozidos. Na hora de cozinhar, uma dica é optar por panelas antiaderentes ou as famosas fritadeiras sem óleo, que deixam os alimentos mais saudáveis e, ao mesmo tempo, saborosos.

Coma pipoca

Sim, você leu certo! Comer pipoca pode ser um lanche muito saudável, só depende da forma como você prepara. Ao invés de comprar aqueles pacotes prontos no supermercado, você pode colocar o milho dentro de um saco de papel (de pão, por exemplo) e levar ao micro-ondas por aproximadamente 3 minutos. Para temperar, use sal de ervas ou do Himalaia, que são mais saudáveis e têm poucas calorias.

fechar