Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dicas para escolher imagens sem direitos autorais

Por muitas razões precisamos de imagens em boa resolução, porém nem sempre as conseguimos devido aos direitos autorais por trás delas e também, não queremos pagar um banco de imagens para usar uma ou outra foto. Então, encontre aqui o caminho para conseguir imagens gratuitas e sem direitos autorais.

continue lendo
Compartilhar

Dicas para escolher uma imagem livre de direitos autorais

Se você precisa ou quer usar uma imagem que é de autoria de outra pessoa você deve realmente procurar por uma licença, para seguir todos os trâmites e termos de uso.

Para não correr o risco de utilizar imagens de terceiros, faça os seguintes procedimentos:

Procure na página ou no site pela licença de uso.
Se não houver nenhuma, não use o material sem pedir permissão antes.

Não use imagens encontradas no Google Images.

Mesmo que você hipoteticamente se dê ao trabalho de ir até o site onde a imagem está, e procurar a licença, existem grandes chances de que o dono do site não seja o autor da foto. Muita gente pega imagens e publica, sem ter conhecimento (ou dar importância) da licença de uso.
É bem possível que você esteja ferindo os direitos do autor, ao usar imagens encontradas na web, e especialmente no Google Images.

Tipos de direito de uso

Sem restrições de uso ou compartilhamento: permite que você copie ou redistribua o conteúdo, desde que esse conteúdo permaneça inalterado.

Sem restrições de uso, compartilhamento ou modificação: permite que você copie, modifique ou redistribua o conteúdo conforme especificado pela licença.

Comercialmente: se você procura conteúdo para uso comercial, selecione uma opção que inclua a palavra "comercialmente"

Como Creditar o Uso de Imagens

É fácil: inclua um link para a página da foto, ou para o perfil ou site do fotógrafo.
Muitos fotógrafos especificam para onde o link deve apontar, e qual nome deve aparecer.
Se houver especificação, faça a linkagem de acordo com ela.
Caso não haja especificação, um link para a página onde você encontrou a foto, com o nome de usuário que aparece no site, é suficiente.

Tipos de Direitos Autorais

Mas afinal de contas, que tipo de imagem uma pessoa pode fazer uso em um layout, blog e afins? Não adianta copiar e colar, pois isso pode dar um rebuliço enorme.

Existem direitos autorais de uso de imagens, em diferentes níveis de autorizações e restrições. Vamos entender então o que cada termo quer dizer:

Copyleft e Copyright: imagens Copyright precisam ser compradas para qualquer tipo de uso. Já Copyleft abre mão de qualquer direito autoral, desde que seu uso não seja comercial.

Royalt Free: apesar do nome, essa licença é paga e permite o uso livre da imagem.

Rights-managed: essa licença restringe de várias maneiras o uso da foto, mesmo ao comprar. Por exemplo: como editar, local onde pode ser reproduzida, tipo de mídia, etc.Domínio público: o domínio público é uma herança cultural, ou seja, o autor ou a lei permitiu o uso livre, desde que a fonte seja citada. Nesse site você confere se a imagem é de domínio público ou não.

Imagens Sem Direitos Autorais:

A maneira mais segura de conseguir imagens livres de direitos autorais é usando Creative Commons através de bancos gratuitos.

CC BY – Atribuição: permite cópia, distribuição, exibição e execução de mudanças, desde que contenha crédito ao dono.

CC NC – Uso não comercial: você pode copiar, distribuir, exibir, modificar, desde que não comercialize nada com isso.

CC ND – Não a obras derivadas: permite fazer tudo com a imagem, menos modificação.

CC SA – Compartilhamento pela mesma licença: as obras podem ser compartilhadas, desde que sua licença seja idêntica à imagem original.

 

Então já sabemos que existem direitos autorais mesmo com as imagens grátis.

Logo, antes de você pegar uma imagem e colocá-la em um site, verifique cuidadosamente a licença associada à essa imagem.

Vale salientar que algumas imagens somente podem ser usadas com o formato original e algumas podem ser modificadas para o uso do seu site.

A maioria das imagens tem licença proibida para o uso de venda e de redistribuição da imagem. A licença mais comum requerida é que você visivelmente atribua aquela imagem ao seu autor, com um link direto para o site do dono da foto.

E aí gostou das nossas dicas? Compartilhe sua opinião aqui. Até breve no próximo artigo!

fechar