Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Especial Rolezinho

Mas o que são os tais rolezinhos? De onde surgiram? Qual é o objetivo dessa onda que divide opiniões e pessoas? A equipe do MCA preparou um "Especial Rolezinho". Confira!

continue lendo
Compartilhar

O que são os rolezinhos?

Definição

Entende-se como rolezinho um encontro de jovens que vão ao shopping em bando com vários objetivos em comum.

Para os participantes o rolezinho é:
Zoar, dar uns beijos, paquerar, se divertir.

Para os lojistas e a polícia, o rolezinho é:
Tumultuar os centros de compras e promover roubos e furtos.

Tudo começou com funkeiros fazendo manifestos em resposta a um projeto de lei que proibia bailes do estilo musical nas ruas da capital paulista.

O primeiro encontro ocorreu no dia 7 de dezembro de 2013, no shopping Metro Itaquera, na Zona leste de São Paulo.

Depois esses encontros foram ganhando uma proporção (dimensão) ao ponto de formar grupos de enormes de adolescentes que querendo (ou sem querer) causam confusão pelos corredores dos shoppings.

Com a maioria desses jovens de origem pobre e moradores da periferia, eles alegam que só querem diversão, estar entre os amigos, conhecer umas "gatinhas" e cantar um batidão.

Rolezinho como uma onda nacional

Começou em Guarulhos (SP), mas se estendeu por várias cidades e estados de vários cantos do Brasil.

Rolezinhos com caráter de protesto passaram pelos corredores dos shopping´s do Rio de Janeiro, Brasília, Recife, etc.

Causando a diversão de alguns, um verdadeiro tumulto para os outros. O fato é que a onda dos rolezinhos realmente está dando o que falar.

A opinião de um especialista

Renato Meirelles

Esses jovens que frequentam os shoppings são os adolescentes da nova classe média brasileira. São os filhos daquelas pessoas que melhoraram de vida nos últimos anos e que cresceram num universo sem tantas restrições orçamentárias. Cresceram tendo a certeza de que entrariam numa faculdade, que não teriam que parar de estudar para trabalhar. Mas que, mesmo assim, trabalham para ajudar na renda familiar. Enxergam no shopping um local corriqueiro para andar, seguro, no qual é possível se encontrar com amigos, onde há ar-condicionado e uma praça de alimentação decente.

Esse público será alvo nas eleições

Renato Meirelles

Esse público será decisivo nas eleições presidenciais. A discussão na eleição não vai ser o controle da inflação — legado do PSDB — versus democratização do consumo e melhora da renda — legado do ex-presidente Lula. Essa discussão vai ser pautada pelos jovens do novo país.

O estilo de roupa

Estilo rolezinho

Boné quicksilver, correntinha dourada no pescoço, bermuda cyclone, nike shox no pé, camiseta da hollister e o cabelo com o gel daquele jeito.

Você já deve ter visto esse estilo por aí, esse é o estilo dos meninos dos rolezinhos.

Brincar, paquerar, rir, se divertir, eles defendem a ideia de que só querem ostentar e ganhar uns beijos na boca.

 

Os incomodados que se mudem

O desagrado

Os rolezinhos são marcados pela internet, reunindo assim um grande grupo de jovens com objetivos em comum. Eles brincam, riem e cantam letras de funk "ostentação" alto e em bom som.

Existem aqueles que gostam e acompanham, como também quem reprima. Moralistas e policias de plantão, por exemplo, não estão gostando desses encontros por afirmarem oferecer perigo.

fechar