Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Estudos X Música

A música torna tudo na nossa vida mais colorido e feliz, inclusive no momento dos estudos! Conte com a nossa ajuda para saber qual tipo de música é melhor no momento de concentração e monte a playlist perfeita para te acompanhar na hora de estudar!

Agradável ajuda

Estudar por um tempo seguido pode se tornar uma tarefa muito difícil quando estamos cansados ou quando o assunto não é muito interessante. Para ajudar nessa tarefa, estudos descobriram que a música pode ser uma grande aliada. Isso porque ela mantém o interesse e também acalma.

Mensagens para os seus estudos

Foco

Um fundo musical pode ajudar a manter o foco e de quebra ainda ajudar a relaxar. Desta forma, a mente fica mais leve e consegue se concentrar no conteúdo estudado, ajudando na memorização e diminuindo o cansaço.

Playlist

Fazer uma playlist com as músicas que costumam te ajudar é uma boa pedida. No entanto, fique atento, pois existem músicas que gostamos tanto que acabamos nos entregando e esquecendo todo o resto que estamos fazendo. Lembre-se de que neste caso a música é uma aliada auxiliar para os estudos.

O rádio não é indicado

Apesar de o rádio ter sequências musicais grandes, mais hora menos hora entrará uma propaganda ou o locutor. Isso pode prejudicar totalmente o estudo, pois alguém falando causa uma situação totalmente oposta à da música: leva à desconcentração.

Evite músicas preferidas

Músicas que gostamos muito nos fazem dispersar e prestar atenção totalmente nela. A vontade de fechar os olhos e cantar como se não houvesse amanhã costuma ser grande nesses casos. Melhor deixar estas canções para depois dos estudos, quando é preciso relaxar e ter horas de lazer.

Versões

Além de começar uma música do zero, você pode pegar as músicas que mais gosta e tentar fazer versões com o conteúdo das matérias que precisa estudar. Se você costuma estudar em grupo, pode até ser um desafio, cada um escreve uma música e vocês terão diversas canções pra acompanhar.

Saiba como aumentar o seu QI

Sensação de bem-estar

Também é comprovado que quando estamos nos sentindo bem e à vontade no ambiente em que estamos, conseguimos desempenhar as tarefas de forma mais prazerosa e efetiva. Músicas que gostamos costumam ajudar neste processo.

A música certa

Obviamente que não é qualquer música que pode te ajudar nos estudos. É preciso se preocupar com o ritmo de cada canção (geralmente nada muito calmo nem nada muito agitado) e com o volume em que vai ouvi-las. Caso contrário pode fazer o efeito totalmente contrário.

Musique o conteúdo

Assim como é feito em muitos cursinhos, você pode pegar o conteúdo de suas matérias e transformá-lo em música. Cantar é uma forma muito mais fácil de decorar do que ler repetidas vezes a mesma coisa. Porém você precisará conhecer bastante o conteúdo para conseguir transformá-lo em música.

Desenvolvimento humano

Não é à toa que muitas escolas incluam o estudo da música em sala de aula desde os primeiros anos. A música é capaz de estimular o desenvolvimento humano como nenhum outro estímulo é capaz. O uso dos sentidos ajuda a desenvolver áreas específicas, inclusive a memorização.

As mais indicadas

Estudos mostram que as músicas mais indicadas para auxiliar na concentração durante os estudos são as músicas instrumentais, preferencialmente as músicas clássicas. No entanto, vale dizer que para algumas pessoas que não gostam deste estilo, o mais indicado é que elas próprias encontrem qual estilo de música as ajudam.

Transtornos

A música pode inclusive ajudar pessoas que sofrem de transtornos de déficit de atenção, hiperatividade e também portadores de Síndrome de Asperger. Durante os estudos elas servem como um pano de fundo confortável e familiar, o que estimula a concentração.

Criatividade

A música também é capaz de estimular a criatividade de cada um. Por isso, quando incluímos música durante os estudos conseguimos memorizar de forma mais fácil, pois nosso cérebro busca formas criativas de lidar com uma situação que pode ser cansativa à primeira vista.

Barulhos externos

Muita gente precisa de silêncio para estudar, e para este tipo de pessoa a música também pode ajudar. Isso porque a música seria um barulho contínuo e ritmado e, ao mesmo tempo em que relaxa, também pode abafar barulhos externos indesejados que atrapalhariam a concentração do estudante.