Quando se ouve a expressão “lista negra”, logo já se associa a uma série de coisas ruins, insinuando que, por ser negra, não é algo bom ou de valor. Mais uma vez temos a palavra “negra” sendo usada de uma forma racista e insultuosa, afinal, por que não fazer apenas uma lista sem utilizar a palavra negra em seguida? Basta pensar um pouco para fazer uma grande diferença.
A expressão “da cor do pecado”, por mais que as pessoas achem ser um elogio, não pode ser considerada assim, porque antigamente ser negro era visto como um “pecado”, o que gerou tristes histórias e as cicatrizes permanecem até os dias atuais, principalmente em uma sociedade religiosa como a brasileira, em que o pecado ainda tem um significado muito negativo, sem contar que remete a imagem sensualizada da mulher preta.
Infelizmente é comum ouvir a triste expressão “dia de branco” para fazer referência aos dias da semana em que há trabalho ou é preciso acordar cedo. Essa expressão popularizou-se na época da escravidão, quando o trabalho dos negros não era visto como um trabalho de fato, porém hoje em dia o correto é apenas dizer “dia de trabalho”, “dia de serviço” ou qualquer outra palavra que desejar utilizar sem insinuar que apenas os brancos trabalham.
Desperte a reflexão contra o racismo com mensagens
A frase “a coisa está preta” é bastante utilizada para dizer que algo não está do agrado ou que está difícil de ser executado. Obviamente é uma frase bastante racista, se levarmos em consideração que a palavra “preta” está sendo usada de maneira pejorativa. Assim, a frase ficaria melhor com a substituição da palavra em questão por “difícil” ou “trabalhosa”.
A palavra “denegrir” é muito utilizada no sentindo de difamar alguém ou alguma coisa. Às vezes, usamos essa palavra sem qualquer tipo de pretensão, não sabendo quanto ela pode ser racista, porque a palavra tem o significado de “tornar negro”, com um sentido pejorativo, associando o negro a algo negativo, o que é bastante ofensivo para as pessoas pretas. Agora que você sabe disso, que tal substituir essa palavra do seu vocabulário?
Fortaleça a igualdade com frases contra o racismo
Por muito tempo pessoas afro sofreram, e sofrem até hoje, com a aceitação de seus cabelos. Associar “cabelo ruim” a um cabelo crespo ou cacheado é extremamente racista, justamente por depreciar uma característica física que nunca deveria ser considerada um problema. Portanto, nada melhor do que deixar de usar essa expressão indelicada com alto poder de magoar alguém.
Provavelmente você já ouviu a expressão “cor da pele”, principalmente ao se referir a um lápis de cor. Agora, imagine uma criança de pele escura escutando que o “lápis cor da pele” é aquele bege-claro. Chato, não? Para evitar esse tipo de situação desagradável, hoje os fabricantes de lápis de cor já produzem diversas tonalidades. Neste caso, o ideal é deixar essa terrível expressão de lado, pois há diversos tons de pele e não apenas o claro.
Mostre que racismo é crime e combata a opressão
A frase “serviço de preto” é muito utilizada para dar ênfase a algo que não foi bem elaborado e/ou produzido. Não precisa nem dizer o quanto ela é racista, né? Na frase, a palavra “preto” é usada de maneira negativa, dando a entender que o serviço de um negro é errado, inferior ao do branco. Neste caso, o melhor é utilizar frases como “serviço mal-feito”, deixando essa expressão de fora do vocabulário.
Por que quando se faz referência a algo bom se usa “branco” e para algo ruim é utilizada a palavra “preto”? A expressão “inveja branca” está aí de exemplo, mostrando que a famosa inveja branca é algo bom, enquanto a inveja preta teria intenções maldosas. É mais uma expressão racista para sair do vocabulário, já que enaltece o lado branco “do bem” e o preto “do mal”.
Apesar de ser uma palavra bastante comum, “mulato” faz referência à mula, o animal derivado do cruzamento entre a égua e o jumento. Assim, na época da escravidão, era como se referiam aos filhos nascidos de um relacionamento abusivo e forçado do patrão com sua escrava, a qual tinha o seu corpo usado como mercadoria. Péssima maneira de se referir a alguém, concorda? O ideal seria abolir essa palavra do vocabulário.
Entenda o Dia de Denúncia contra o Racismo