O Dia das Bruxas é celebrado no dia 31/10 em diversos países do mundo, principalmente nas culturas anglófonas! É uma festa de origem gaélica e celta que surgiu há cerca de 3000 anos! A festividade, que celebrava o final do verão no Hemisfério Norte e homenageava os mortos, se popularizou em quase todo o mundo com doces e fantasias!
Gostosuras ou travessuras? Entre no clima de Halloween!
O Dia das bruxas, celebrado no dia 31/10, era inicialmente o festival de Samhain. Uma festividade pagã, surgida há cerca de 3000 anos, que celebrava o final do verão e o início do ano novo celta. A festa era uma passagem para o dia 01/11, data em que se iniciava o novo ano celta. Na celebração, homenagens ao rei dos mortos eram feitas com danças, fogueiras e muita comida.
O Dia das Bruxas, da forma como é celebrado hoje (31/10), começou na Idade Média com intervenção da Igreja Católica. Para ressignificar a data, o Papa declarou o dia 01/11 como o “Dia de Todos os Santos” e o dia 02/11 como o ‘Dia de Finados”. Assim, o dia 31/10 se tornou o “Halloween” - “Hallow´s Eve”, que seria algo como “véspera do dia dos santos/espíritos”.
Durante a Idade Média, a perseguição a quem realizava práticas pagãs era frequente. Muitas pessoas foram levadas à fogueira, sendo acusadas de bruxaria e heresias. Com a cristianização da festa do 31/10, as celebrações de Dia das Bruxas passaram a ser ressignificadas para “véspera da celebração dos santos”. No entanto, muitos costumes pagãos se mantiveram.
Conheça 10 curiosidades sobre as festividades de Halloween
Inicialmente popular apenas na Europa, a festa de Dia das Bruxas ganhou muita força nos EUA, onde se popularizou. A partir do século XIX, os EUA receberam inúmeros imigrantes irlandeses que levaram consigo a tradição e a festa. Atualmente, EUA, Irlanda e Canadá são os países que mais celebram o Halloween, no dia 31/10.
Associado à lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, surge a lenda do Jack O´Lantern, com a cabeça de abóbora. Segundo a lenda, o cavaleiro era um homem cuja alma não foi aceita no céu, tampouco no inferno. Assim, o cavaleiro que vaga pelas noites se tornou um dos ícones do Dia das Bruxas, celebrado no dia 31/10.
Uma grande polêmica surgiu em relação à celebração do Dia das Bruxas, visto que a festa seria uma exaltação a uma cultura americanizada. Para tentar ressignificar a data, dia 31/10 também é o Dia do Saci no Brasil, como forma de “resistência” da cultura brasileira.
Dia 31/10 é o Dia das Bruxas. A data ainda é novidade no Brasil, mas as atividades mais comuns da data são as atrações “assombradas” como: festas a fantasia, decorações e jogos de “terror”, contação de histórias assustadoras, pedir doces e bagunçar pela vizinhança, entre outros. Já sabe o que fazer para celebrar?
A tradição de pedir doces no Dia das Bruxas tem uma origem um pouco confusa. No dia 31/10, as crianças costumam bater às portas dizendo “doces ou travessuras”, para conseguir guloseimas. Dizem que tudo começou na Idade Média, quando as crianças pediam bolo em troca de orações pelos falecidos. Conta-se, no entanto, que tal tradição ganhou força com o período de crise entreguerras, quando os doces eram mais baratos que os alimentos!
Prepare delícias para essa festa: receitas de Halloween
No Dia das Bruxas, dia 31/10, os jogos de “terror” são a nova febre. Jogos como a famosa brincadeira do copo, o tabuleiro de Ouija, o jogo do compasso etc., os quais, teoricamente, se comunicam com espíritos, tornam-se populares com a comemoração do Halloween!
Inicialmente, nabos eram decorados nas festas de Dia das Bruxas. Nos EUA, porém, a tradição de esculpir abóboras se popularizou devido ao período de colheita em outubro, o que corroborou para a decoração no dia 31/10. As velas dentro das abóboras seriam uma forma de iluminar o caminho dos mortos.
Já pensou em reunir seus amigos para comemorar o Dia das Bruxas? No dia 31/10, é tradição em vários países celebrar a data! Que tal organizar uma festa cheia de decorações temáticas ou uma noite cheia de histórias e filmes de terror? É garantia de muita comida e diversão! Ah, e alguns sustinhos talvez!
Leia versos e poemas sobre o Dia das Bruxas
A tradição de se fantasiar no dia 31/10 para celebrar o Dia das Bruxas surgiu com o mito de que no último dia do ano os espíritos tomavam conta dos corpos dos vivos. Para evitar as possessões, as pessoas se disfarçavam vestindo-se como mortos e espíritos; por isso a tradição da fantasia!
Outra teoria acerca do hábito de se fantasiar de forma assustadora no Dia das Bruxas (31/10) seria a de que, durante o século XV, a Europa sofreu com a peste e, portanto, temia muito a morte. Como forma de “satirizar” a morte, surgiram algumas representações e adornos com caráter mais burlesco.
A festividade cultural se popularizou tanto nos EUA que, atualmente, só é menor do que o Natal. A data se tornou um grande evento comercial: estima-se que a população americana gaste mais de 7 bilhões de dólares por ano para celebrar o Dia das Bruxas no 31/10. Entre fantasias, comidas e festas, a data virou um evento turístico.
Prepare a pipoca: filmes assombrosos para assistir no Dia das Bruxas