Mensagens e Frases / Sentimentos / Sonhos

Insista em seus sonhos

Os sonhos nos movem, mas o que fazer quando a conquista está muito longe e complicada? Antes de tudo, tenha calma e jamais desista desse desejo que vive dentro de você! Confira nossas dicas e inspire-se para seguir firme com seus planos!

Primeira responsabilidade

É natural que, desde sempre, a gente aprenda que deve lutar pelo que acredita e pelo que quer. Quando nascemos, lutamos para chegar ao mundo e aproveitar o que a vida tiver reservado para nos oferecer. À medida que os anos passam e que nosso crescimento progride ao menos um pouco mais, aprendemos que precisamos lutar por aquilo que estamos esperando que aconteça conosco. Acontece que, para chegar, nós somos os únicos inteiramente responsáveis por trabalhar para isso.

Compartilhar

Sonhe com seu próprio sonho

Se existe um primeiro passo, eu aconselharia que fosse esse: vá até lá. Mas não é a chegada definitiva, não é a realização completa do sonho nem mesmo é a felicidade definitiva chegando para avisar e dizer que, sim, você alcançou a sua melhor meta e realizou o seu sonho. Nesse caso não é o fim, só o meio. Esse é o momento de chegar e conhecer seu próprio sonho, entender todos os porquês de você lutar por ele e de entender onde ele está, como ele é. Sonhe, projete, olhe em todos os cantos e não se esqueça de memorizar os detalhes que julgar importantes.

Compartilhar

Faça as contas

Depois de visualizar muito e não parar de pensar nisto que você quer tanto realizar, planeje. Mas de verdade mesmo, da forma que for possível, mesmo que você ache que é um sonho quase platônico, daqueles como os amores mesmo, que você só olha de longe e nunca pode tocar nem sentir verdadeiramente. Se você planeja, é para que seja feito, certo? Então faça isso e tenha em mente que nada mais importa além do fato de que, nesse momento, a única pessoa para quem você precisa responder algo é você mesmo — e a pergunta é: o que você precisa fazer para chegar ao alcance do que sonha?

Compartilhar

De grão em grão

Um sonho se realiza com cautela, aos poucos, de pequenos ganhos a grandes felicidades pela conquista que se aproxima. O que isso quer dizer? Que, para realizar até mesmo um sonho que parece impossível — e agora acredite: ele não é, mas você vai descobrir isso por mérito próprio, ao longo de cada realização que alcançar e que perceber que, durante todo esse tempo, era parte integrante do grande sonho que você planejou para a sua vida. É preciso dividir um sonho em “pequenos sonhos”, em partes que você sabe que são cabíveis, possíveis e realizáveis por suas próprias mãos.

Compartilhar

Mágica exclusiva

Você vai descobrir tudo aquilo que será necessário para realizá-lo, não se preocupe. Afinal, se você pôde idealizá-lo nesse tempo todo em que o sonhou, por que não poderia cumpri-lo e saber de suas etapas, seus mínimos detalhes e até de seus segredos? Sim, um sonho pode ser dividido entre os milhares que você ama e quer partilhar, mas ele também pode possuir particularidades que só você acredita ou sabe dar a devida importância. Sendo assim, é você — acima de qualquer outra pessoa — que precisa não desistir.

Compartilhar

Tome nota: é importante!

Anote as suas menores conquistas. A gente sempre consegue alguma coisa que, na ânsia de buscar algo sempre maior, na maioria das vezes fica ali, no canto mais esquecido e remoto das memórias que temos. Não desvalorize nada do que você já ganhou, de verdade. E isso pode parecer completamente clichê, mas você vai acabar descobrindo que é verdade: cada pequeno passo que você dá é fundamental para preencher de progresso a sua longa caminhada. Prossiga assim e você se sentirá melhor, mais feliz e motivado para ir cada vez mais além.

Compartilhar

Realize do tamanho que quiser

Aqui cabe também um exemplo. Você sonha grande? Parece que nunca vai conseguir aquilo que quer? Não se desespere, mas reorganize. Se você acha que um sonho grande é íngreme demais para que possa escalar e chegar ao topo vitorioso, vencedor pela batalha travada em prol dele, trace uma nova estratégia. Se o seu grande sonho é, por exemplo, fazer uma viagem, será preciso talvez guardar dinheiro, tirar um passaporte (dependendo do lugar para onde você queira ir) e pesquisar roteiros. Isso você pode começar a fazer? Se sim, ótimo, comece! Não adie um sonho por falta de créditos, afinal, é você quem precisa acreditar, lembra?

Compartilhar

Hoje, amanhã e sempre

Como fazer isso? Tem um segredo, sim. Sabe quando você vai à academia ou pratica qualquer exercício físico e te dizem: comece com cinco minutos, amanhã você adiciona mais um ou mais dois? É esse o segredo. Progrida levemente, mas de modo que você possa sentir que todo o esforço tem valido muito a pena, que tem sido fundamental para você aquele passo a mais, aquela investida que te faz sorrir e, da forma que for, te faz também dizer: eu já consegui, mas vou ainda mais longe naquilo que desejo.

Compartilhar

Variedade é a palavra

Tenha vários sonhos. E não é naquele esquema de “se um deles der errado, você tem um plano B para completar”. É que ter o que alcançar nos estimula, nos faz ter vontade de ir, conquistar e lutar por aquilo que você quer no momento. Vale tudo mesmo, sonhos de várias dimensões: grandes, pequenos, de longo a curto prazo. Sonho é sonho e ninguém pode tirar de você enquanto você não o deixar para trás por vontade própria. É importante, também, ter essa sensação muito firme: quando um sonho invade o seu coração, o controle é completamente seu.

Compartilhar

Fases: do jogo, da vida e do sonho também

Viva todos os estágios do seu projeto. Se você está próximo de realizá-lo ou se ainda está começando a planejar tudo de fato, não é isso que vai ser levado em conta agora. A ideia, nesse momento, é viver. Viva todas as etapas ativamente, com participações profundas e que possam até mesmo te modificar. Um sonho só dá certo porque a gente luta por ele, uma luta real só acontece quando temos consciência de que a capacidade sempre existe e a gente só precisa deixá-la aflorar, fazendo de tudo para que os objetivos sejam concluídos com sucesso. Lembre-se que o sucesso talvez não chegue de imediato.

Compartilhar

Deem as mãos

Não tenha vergonha de pedir ajuda, se for preciso. Fazer um sonho se tornar realidade com a contribuição de mais mãos do que você imaginava pode ser necessário. Busque apoio, conte, projete junto e divida também os progressos que serão feitos. Não é vergonha para ninguém precisar de outra pessoa: pode ser inclusive melhor, porque tudo acontece da forma exata que precisa ser. O que importa é que você esteja feliz naquilo que escolha e que tenha o sentimento de gratidão a cada nova descoberta que faz sobre o determinado caminho que decidiu tomar.

Assuma mudanças de rumo, porque às vezes vai ser preciso tomá-las. E mudar é completamente saudável também. Se de uma forma não deu certo, somos perfeitamente capazes de ajeitar, rever e até aprender a fazer as coisas de outra maneira. Mudar o rumo não significa desistir; pelo contrário, significa persistir independentemente de qualquer coisa, acreditar na possibilidade e, mais uma vez, fazer com que ela exista no seu caminho e seja factível para viver e buscar novos projetos que ainda estarão por vir.

Compartilhar

Mania de grandeza

Não diminua seu sonho. Apesar de fragmentá-lo ser uma ideia positiva para que você possa senti-lo mais próximo de você a cada conquista nova, não o diminua — nem aumente demais. Preserve-o da forma como ele é originalmente, isso é o mais importante. Se ele é grande, não o deixe parecer impossível apenas por causa do tamanho dele. Se você foi capaz de sonhar desse tamanho, é capaz de crescer tanto quanto ele e de chegar até lá com maestria. Diminuir aquilo em que você acredita só porque te dizem que não vai dar certo é diminuir-se e passar a acreditar numa incapacidade que, se você aceitar, pode se tornar verdade, mas que, até o momento em que você o faça — o que, deixando bem claro, a gente espera que não aconteça nunca — nem sequer existe.

Compartilhar

Sonhar, sonhar e sonhar mais

Sonhe. Pode parecer redundante, mas para que um sonho se torne realidade é preciso sonhar. É preciso não perder as características de ser sonhador: acreditar, lutar, sentir-se feliz e continuar a projetar novos sonhos, novas realidades na mente, novas formas de alcançar aquilo que se acredita e, principalmente, não abrir mão de sonhar para se preocupar apenas em realizar. É preciso que a mente una o melhor dos dois mundos, o sonho e a realidade, para que seja possível viver o sonho além do que se chama de fantasia.

Compartilhar

Sonho 1? Check!

Faça uma lista de todos os sonhos que você já realizou, dos que ficaram para trás e dos que ainda pretende seguir. Dividindo o seu “checklist” dessa forma, você acaba por se sentir mais motivado a realizar de fato, de verdade mesmo, tudo aquilo que precisa. Por que os não realizados entram na brincadeira? Porque te farão pensar nos motivos pelo qual você não chegou até eles. Pense nisso também: provavelmente algo te fez desacreditar deles — e trabalhar sua mente e seu coração para compreender esse lado é uma ótima saída para que os novos sonhos não tomem o mesmo rumo destes.

Compartilhar

Tamanho? Você escolhe!

Da mesma forma que com os grandes sonhos, não menospreze aqueles que não chegam com tanta intensidade, vontade de ser ou com tanta força assim. Não se esqueça nunca de que seus sonhos não são menores só porque não custam tão caro ou não exigem tanto tempo para realizar. Quem define o tamanho daquilo que sonha é o sonhador — que, no caso do seu próprio sonho, é você mesmo — e a felicidade que é sentida ao sonhar cada uma das expectativas que se faça. Sonhe sim, do tamanho que você quiser.

Compartilhar

Aos quatro ventos

Fale sobre o seu sonho. Sei que você já deve ter ouvido isso antes, mas as palavras têm poder. Caso você não queira compartilhar os seus sentimentos, está tudo bem também. Apenas diga em voz alta para você mesmo o que está fazendo, com que objetivo está trabalhando, aonde quer chegar e como vai ser quando alcançar. A partir de então, pense em quais serão as decisões que você vai precisar tomar porque conseguiu chegar onde queria. A gente sempre tem uma novidade para viver e ela está escondida justamente no resultado dos planos que vão se desenvolvendo.

Compartilhar

Que a força esteja com você

Não desanime. Também não é porque você tem sonhos que pareceram não dar certo que todos serão dessa forma. Analise e, principalmente, esteja confortável para aprender com cada experiência. Sonhar é uma conquista de quem guarda felicidade dentro de si mesmo e é importante à vida, inclusive. É importante para que a gente entenda que não tem problema querer conquistar um lugar no mundo, uma profissão difícil, um amor, sucesso financeiro ou seja lá o que for. Não tem problema criar sonhos: tem problema se distanciar tanto deles que, na volta, a gente ache que é ilusão tê-los na cabeça. Tenho que dizer que é justamente o contrário: sonhar é o primeiro impulso para viver plenamente, basta querer.

Compartilhar

comentários

anterior

Especial Festa Junina

Venha para o arraiá do MCA! Dicas e receitas

próxima

Sonhos do meu coração

Ninguém conhece melhor seus sonhos do que você mesmo!