Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Irmandade ontem, hoje e sempre

O mundo patriarcal em que vivemos hoje incentiva a cultura de competitividade entre mulheres, mas depois de lutas e resistência as mulheres começam a se juntar e a lutar por seus direitos, deixando de lado rivalidades sem sentido. Conheça mais sobre irmandade e sororidade!

Toda mulher é minha irmã

Toda mulher é minha irmã, sem exceção, não nascemos do mesmo ventre, mas o nosso ventre nos une. Somos as herdeiras de Eva e sofremos dos mesmos males do patriarcado, mas também podemos compartilhar a delícia e a maravilha que é contar sempre umas com as outras. Estamos juntas!

Não tenho pátria, tenho mátria

Há uma música de Caetano Veloso com Elza Soares que diz: “Eu não tenho pátria, tenho mátria!”: o meu berço foi o ventre, o meu alimento foi o seio, a minha educação veio de mulheres. Minha nação não é pátria, é mátria! Estou aqui graças às mulheres de minha vida e faço questão de honrá-las em todos os momentos.

Motivos para praticar sororidade

Somos magia

Onde há um círculo de mulheres, há magia. Somos naturalmente deusas: literalmente e metaforicamente férteis. O nosso poder é tão forte que os homens passaram séculos e séculos tentando reprimi-lo, criminalizá-lo, torná-lo lenda ou piada. Mas força é um substantivo feminino e sempre encontraremos um meio de permanecer lado a lado, o nosso poder coletivo prevalecerá!

Ancestrais

Ter conexão com outras mulheres é também ter conexão com as suas ancestrais: valorize a sabedoria e a presença de sua mãe, de sua avó, de sua bisavó. Também não se esqueça de ampliar essa valorização para além da linha de sucessão, estime suas irmãs, suas tias e primas. Faça da sua família o seu círculo de força, proteção e empoderamento!

O mundo estremece

Amiga, para mim, você está acima de qualquer homem. Sem você, eu nada seria. Você me fortalece, assim como eu te fortaleço. Sinto que, quando damos as mãos, nada nem ninguém pode nos parar. O mundo estremece quando duas mulheres decidem ser amigas ao invés de inimigas!

As correntes

Audre Lorde já dizia: “Não serei livre enquanto alguma mulher for prisioneira, mesmo que as correntes dela sejam diferentes das minhas.”, luto para que todas as mulheres tenham a total liberdade em todas as áreas humanas, no mundo inteiro, sem exceção, mesmo que eu não sofra o que elas estejam sofrendo. E sei que há outras mulheres lutando por mim também!

Entenda o que é sororidade com essas frases!

Uma por todas e todas por uma

Não somos apenas três, como eram os mosqueteiros de Alexandre Dumas: somos milhões. No mundo inteiro. Estamos em todas as casas, todos os lares, todas as comunidades, todas as nações. E somos assim: uma por todas e todas por uma! Ninguém abandona ninguém. É assim que prevalecemos.

Peço perdão

Minhas amigas e irmãs, peço perdão por todas as vezes que fui mesquinha. Por todas as vezes que as julguei de forma machista, que apontei o dedo, que deixei que um homem ditasse o meu pensamento sobre outras mulheres. Eu queria ser aceita entre o sexo oposto, achava que isso me faria mais poderosa, mas estava redondamente enganada: o nosso poder está entre nós!

Mesmo com as nossas diferenças

Nem sempre é fácil ser amiga de outra mulher… E tudo bem se isso acontecer. Não precisamos fingir ou forçar uma amizade em nome do feminismo, isso seria apenas mais um tipo de falsidade entre mulheres, outro antigo estereótipo que tentamos combater. Entretanto jamais deixe com que a diferença entre você e outra mulher a impeça de ajudá-la em momentos de violência misógina. Apesar de tudo, ainda somos nós por nós, ainda somos mulheres.

Tentarei o meu máximo

Tenho muitos privilégios e, hoje, consigo reconhecê-los. Sei que é mais difícil viver no mundo como uma mulher negra do que como uma mulher branca, sei que há mais obstáculos a serem percorridos por uma mulher lésbica do que por uma mulher heterossexual e assim por diante... Entretanto tentarei o meu máximo para não oprimi-las! Tentarei ouvir as suas queixas, as suas dores e temores, lutarei ao lado de vocês pelos seus direitos. Exijo a liberdade de todas as minhas irmãs!

Tudo o que você precisa saber sobre feminismo e igualdade!

Metade do mundo

Pode demorar, mas venceremos. Venceremos, pois somos a metade do mundo: estamos em todos os lugares, não há país, cidade ou casa que não tenha sequer uma de nós. Se dermos as mãos e lutarmos juntas, a vitória virá ainda mais rápido. O maior medo do patriarcado é a consciência entre as mulheres de que elas não são e nunca foram inimigas.

Força na união

Minha vida mudou quando eu descobri que a minha força não está em derrotar outras mulheres e me unir aos homens, mas, sim, na união com as minhas irmãs. As mulheres são meu povo, minha nação: é no meio delas que encontro o meu sentido de vontade de lutar, o meu verdadeiro patriotismo.

Amo as mulheres

Eu amo as mulheres! Não tem porquê não amar, já que também sou uma. Mulheres são seres incríveis e perfeitos: não precisam mudar absolutamente nada. Não precisam gastar um único centavo para mudar o seu corpo, não precisam se mutilar, não precisam brigar entre si. Amar as mulheres é a melhor coisa que faço e é a que me deixa mais feliz.

Saiba quais são os princípios do feminismo!