Julgar por prazer?
Ao mesmo tempo que tudo evolui, o que mais se vê hoje em dia são pessoas preocupadas em tomar conta da vida alheia. Julgam hábitos, preferências, ações. E a pergunta que não quer calar: o que você tem a ver com tudo isso? Preocupe-se com a sua vida e com o que te diz respeito. Esqueça os outros.
Apenas um culpadoEm quê nossa sociedade está se transformando? Parece que ninguém mais se importa em saber a verdade e os fatos, querem apenas apontar o dedo para um culpado que nem sempre tem culpa. Não tente jogar todo o peso do mundo em uma só pessoa, porque todos sabemos que o problema vai além disso.
CopiarCompartilhar
Desse jeito está fácilÉ muito fácil olhar para o defeito do outro, não é mesmo? É fácil dizer tudo aquilo que está errado com o outro ou o que ele deveria ser. É muito fácil apontar o dedo na cara do outro. Difícil mesmo é olhar para si mesmo e reconhecer os próprios defeitos e os próprios erros.
CopiarCompartilhar
Alguém além da imagem![]()
A imagem de uma pessoa não diz tudo sobre ela. A verdade é que nem diz muita coisa. Pare de idealizar a pessoa em sua mente, não a veja apenas pela imagem, não construa pré-julgamentos. Somente conhecendo de perto a pessoa é que você saberá quem ela é de verdade.
CopiarCompartilhar
Conheça a pessoaNão é porque você cruza o caminho de uma pessoa todos os dias que a conhece. Não a julgue pelas manias que tem ou pelo modo como se veste; não julgue! Se quer falar sobre a pessoa, que seja então diretamente com ela, cara a cara. Que tal a conhecer antes de julgá-la?
CopiarCompartilhar
Espetacularização![]()
Talvez estejamos vivendo na sociedade do espetáculo, em que não importa muito o que é verdade ou não, somente o show. Quem será a estrela da vez? Estamos divididos entre mocinhos e bandidos, mas já é difícil saber ao certo quem é quem. Se isto for um filme, aposto que é um drama.
CopiarCompartilhar
E aí, faltam quantas vezes?Parece que estamos cercados de um grande mal: a fofoca. Quantas vezes não ouvimos falar algo sobre alguém que mal conhecemos? Quantas vezes não somos alvo de fofocas? Quantas vezes isso vai ter que nos fazer mal para que percebamos que a fofoca é um erro?
CopiarCompartilhar
Você é perfeito?![]()
Ninguém é perfeito, não é mesmo? Então ninguém tem o direito de julgar o outro. Cada um tem seu próprio modo de viver, sua bagagem como pessoa. Cada um traz em si o resultado de diversas experiências que o trouxe até aqui. Não há problema em errar, basta reconhecer e aprender com isso. Evolua sempre, não julgue jamais.
CopiarCompartilhar
Valentão da internetSe esconder atrás de uma tela e falar o que lhe vem à cabeça é muito fácil, mas na vida real parece que toda essa coragem some. Ficar escrevendo textos enormes na internet criticando as coisas, o mundo, a política ou o que for não muda nada, somente atitudes reais podem mudar.
CopiarCompartilhar
Vários lados de um fato![]()
Pare imediatamente de acreditar em tudo o que ouve. As palavras de alguém só são reais se você acreditar nelas. Busque conhecer todos os lados de uma história antes de tirar uma conclusão, ouça mais e fale menos. Nem tudo é o que parece. Todas histórias apresentam várias versões, cabe a você decidir em qual acreditar.
CopiarCompartilhar
Fique alertaPor mais que queiramos ver o lado bom das pessoas, é inegável que existem pessoas más, invejosas e egoístas. Muito cuidado com quem vive te contando uma fofoca, com quem vive criticando os outros. Cuidado com “eu não devia te falar, mas fulano falou…”. Você pode estar sendo enganado e manipulado.
CopiarCompartilhar
Observe um pouco![]()
Pare para pensar em quantos assuntos tiveram repercussão nas mídias sociais e todo mundo tomou partido, mas pouco depois foram esquecidos e ignorados por todos. As pessoas esquecem esses assuntos com a mesma facilidade com que se incomodam. Parece que todos têm muito a dizer, mas nada a fazer.
CopiarCompartilhar
Sem brigasNão compre uma briga que não é sua. Aprenda que cada um tem que lidar com seus próprios problemas sem envolver outras pessoas nele. Não se envolva em brigas de seus conhecidos, porque você pode se machucar sem necessidade. Cada um escolhe seu próprio caminho e decide como lidar com os obstáculos.
CopiarCompartilhar
Ajuda e não julga![]()
Não é porque você conhece a pessoa há muito tempo que isso te dá o direito de julgá-la. Se tem alguma consideração por ela e percebe que alguma atitude não foi legal, então a chame e fale o que pensa, um toque de amigo para amigo. É melhor ajudar do que julgar.
CopiarCompartilhar
Um mundo com mais amorNunca se esqueça de que não se deve fazer com o outro o que você não gostaria que fizessem com você. Esse é um ensinamento fundamental. Pensar além do próprio umbigo te ajuda a ver o mundo de uma outra maneira e te torna uma pessoa melhor. Menos julgamento e mais amor!
CopiarCompartilhar
Pare de se preocupar com a vida alheia![]()
Se consegue ver tantas coisas erradas e tantas soluções para os problemas de outras pessoa, por que não conversa com elas, com a intenção de ajudá-las? É mais prazeroso apontar o dedo e fofocar do que ajudar alguém? Se não pode acrescentar nada na vida da pessoa, então não faça nada! Deixe-a em paz para viver a própria vida.
CopiarCompartilhar