Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Justiça, o equilíbrio do mundo

Cada dia que passa vemos um mundo onde ninguém ergue a voz, onde todo e qualquer tipo de desrespeito acontece e fica por isso mesmo. É preciso dar um basta. Seja justo, reconheça o que é direito e lute por essa verdade. A justiça é um termômetro importante para a sociedade.

continue lendo
Compartilhar

Precisamos de justiça

O pensamento justo deve guiar a nossa mente. É muito fácil reconhecer a injustiça em situações em que não estamos envolvidos, mas olhar para si mesmo e para as próprias atitudes é muito mais difícil. O mundo precisa de justiça para com todos, sem exceções.

Pratique a igualdade

Seja na vida pessoal ou no trabalho, devemos tratar todos igualmente. Não importa o cargo da pessoa, as condições sociais, o nível educacional, sua descendência ou suas diferenças, todos devem ser tratados com o mesmo respeito. Lembre-se que ninguém é melhor que ninguém.

Seja um bom ouvinte

Nenhuma pessoa é 100% boa ou má, todos temos um pouco dos dois. Antes de julgar alguém, procure ouvir a pessoa, dê a ela a chance de defesa. Ser justo é saber ouvir todos os lados de uma mesma história, ouvir verdadeiramente, e formar a sua opinião com base em fatos, não em “achismo”.

Seja exemplo

O seu discurso deve ser condizente com as suas atitudes. Se você comanda um grupo na empresa, por exemplo, não adianta cobrar pontualidade se você sempre chega atrasado. Quando queremos ver mudanças positivas nas pessoas, temos de ser exemplo para elas.

Siga a sua razão

Nossa tendência é defender aqueles que amamos, e com isso, podemos acabar sendo injustos em certas situações. Quando estiver no meio de um problema ou discussão, tente deixar as emoções de lado e siga a sua razão. Muitas vezes o coração pode se enganar.

Pessoal X profissional

Se a sua profissão exige avaliar as pessoas, como um professor ou gerente, lembre-se de separar o seu lado pessoal do profissional. Não é porque você não gosta de certa pessoa que isso a torna um profissional ruim. Observe como são as coisas na prática para poder avaliar.

Separe as suas crenças das decisões

Lembre-se que você não é a lei. As suas opiniões e crenças não podem influenciar na vida e decisões do outro, principalmente se for dentro de uma empresa. O respeito pelas diferenças está acima de tudo. Pense até que ponto suas decisões são pelo bem de todos ou por você.

 

Use a sua voz

Não se cale quando se tratar de injustiças. Não deixe que alguém seja culpado por algo que não fez, não aceite que alguém grite com você ou com o outro, diga não aos maus tratos, seja com humanos ou animais, não seja tolerante com as injustiças. Você pode fazer a diferença no mundo.

Assuma a responsabilidade

Faz parte de uma conduta justa assumir a responsabilidade de um erro e até mesmo se desculpar por ele. Quando reconhecer que cometeu um erro, não deixe isso para lá, se posicione e admita, peça desculpas a quem sofreu com esse erro. Jamais deixe que alguém seja culpado por algo que não fez.

É preciso relaxar

É difícil ser justo quando a mente está cansada. O estresse somado ao cansaço faz com que não tomemos decisões sábias e podemos cometer erros, como ser injustos com alguém. Procure ter momentos para relaxar todos os dias, respire fundo e coloque sua mente no lugar.

Maus exemplos

Não é porque vemos algumas injustiças nas mídias que isso seja correto ou que devemos aceitar. Se um político rouba, não tem que ser exemplo para agirmos assim também, mas sim deve ser um comportamento inaceitável. Seja a diferença que você quer ver no mundo.

Somos diferentes

O sentimento de igualdade que devemos ter com os outros é em relação ao respeito, porém devemos entender que cada um é de um jeito e temos que aprender a tratar cada um de acordo com isso. Lembre-se que as pessoas pensam e agem de maneiras diferentes, isso não as tornam melhores ou piores.

Mudanças

Você pode até achar que a vida não é justa, mas para haver justiça muitas atitudes devem mudar, começando por você. Mesmo que veja maus exemplos de comportamento, não se deixe levar por eles, seja a diferença, busque fazer a diferença. A mudança começa em você.

Conhecimento

Não dê opinião sobre assuntos que você não domina, para ser justo é preciso ter conhecimento sobre o assunto que está tratando. Busque se informar, aprender e conhecer, antes de dar palpites. E muito cuidado, nem tudo aquilo que você pensa precisa ser falado.

Seja justo

Justiça é reconhecer aquilo que é direito, correto, seguir a conduta prevista por lei, está intimamente ligada ao respeito e igualdade. Seja uma pessoa justa com sua família, com aqueles que te cercam, com a natureza e os animais, seja justo com si mesmo. Pratique e espalhe justiça.

fechar