Limpando minha memória
A memória é onde vivem todas as lembranças do passado, sejam boas ou ruins. Mas como apagá-las de uma vez por todas? Não existe fórmula, mas é preciso muito esforço para ir apagando uma por uma. Você está disposto? Venha limpar a memória e renovar todo o seu interior!
O tempo que eu precisar
Sei que tenho tempo. Que não preciso correr para organizar meus pensamentos, porque preciso agora olhar diretamente para mim. Vou respirar profundamente e arrumar tudo aqui por dentro. Preciso realmente desse intervalo para conseguir resgatar tudo o que era do meu coração e ficou em pedaços. Dói, mas eu sei que vai passar, que vai acabar, e sou eu a responsável por isso. Sei que posso mudar esse cenário ao meu redor.
Causa e efeito
![]()
Foi tudo consequência da dor. Sei que estou nesse estado porque fui muito machucada, mas tudo vai passar. Dores se curam, passam, acabam. E as que estão aqui dentro vão passar. Precisam passar. Você as colocou aqui, ainda não entendo exatamente o motivo, mas um dia sei que conseguirei, da forma que for, compreender o que preciso. E assim, vou levar à tona os efeitos melhorados, as mudanças que são tão necessárias à minha vida.
Percebo e ajo
Por isso, observo tanto. Preciso olhar para dentro de mim e encontrar quem eu era antes de cada machucado, de cada dor que ainda é tão sentida aqui. Mas preciso estudar minuciosamente o que aconteceu, porque só assim consigo me lembrar de como eu atuava perante os meus caminhos quando os sorrisos ainda dominavam o meu rosto. Não é que eu não sorria mais, mas é que sei que a tristeza ainda existe aqui. No entanto, a alegria voltará a reinar quando eu estiver pronta para ela.
O silêncio diz tudo
![]()
Nem sempre preciso gritar para o mundo o que estou sentindo. Aliás, no momento, tenho preferido a companhia do silêncio. Ela é reflexiva, me faz pensar, guardar comigo as coisas boas e reunir em uma limpeza muito eficaz tudo aquilo que sei que não preciso. E vai dizer muito sobre mim, sobre quem eu sou e, ainda mais do que isso, sobre quem eu serei daqui para frente. Ou melhor, sobre quem eu voltarei a ser.
Amor que ressoa
Porque o amor é assim: se demonstra, se vê, se fala, se conhece, se conquista. E eu preciso me reconquistar, me rever, olhar para mim com mais atenção e mais amor do que eu costumei neste período de tristeza. Espero poder amar-me com a mesma força que sempre gostei de amar a vida e as pessoas que tanto se esforçaram para me fazer bem. O amor é força curadora e desejo poder contar com ele para meu refazimento completo.
Próprio de mim
![]()
Preciso parar para pensar: o que é, das coisas que ficaram na minha vida, que me representa? O que é que eu ainda posso olhar diretamente e me ver refletida só para dizer: essa sou eu, de verdade? Quero que, a partir de agora, cada detalhe da minha vida seja um reflexo de quem sou, do que penso, de como penso, do que eu quero.
Vou ter que conseguir
![]()
Preciso imensamente fazer essa mudança, porque realmente muda tudo. É necessário ganhar esse jogo com a tristeza e as frustrações. É muito importante ir atrás das coisas que a gente precisa. E eu preciso mudar, preciso me proteger novamente, preciso ir além de mim mesma e conseguir todos os ganhos de volta. Mas vai dar tudo certo sempre, como a gente sempre espera e, com esforço, alcança o que precisa.
O relógio me acompanha
![]()
O tempo passa de acordo com o jeito que a gente leva. E a gente precisa ir dando passo a passo, observando as sutilezas do caminho, voltando o olhar pra tudo o que esteja ao nosso redor e, de alguma forma, possa trazer um benefício, fazer bem, cuidar, conhecer, reconhecer. O relógio não é só o tempo cronológico, mas o tempo interior da gente, o que levamos para nos reorganizar e compreender todo o necessário.
De sol a sol
Dia após dia, a gente consegue acumular tantas experiências necessárias quanto possível. A cada sol que passa, a gente enxerga na luz uma bonita possibilidade. A ausência dela, por outro lado, também pode configurar-se excelente oportunidade de reflexão e inserção das poesias interiores, dos processos que vão dentro do coração e que, sem algum tempo, talvez não consigamos compreender, mas que a luz nos auxiliará, como sempre faz.
Renascença
![]()
E é, então, de alma renovada e corações novamente pulsantes que a gente consegue renascer, reviver, compartilhar mais uma vez o que é preciso para que nos reergamos da maneira mais satisfatória possível. Que o amor-próprio nos levante e faça lutar pelos nossos próprios ideais. E renascemos para a vida, para o reacender da luz e da alegria dentro de nós.
Às claras
Que tudo esteja como tem que ser. Que, a partir de agora, consiga ter meus olhos voltados à verdade de tudo aquilo que eu precisaria ver. Tudo o que passou terá que ser filmado, processado e entendido pela minha mente, pelo meu coração e também inserido aos sentimentos que, de alguma forma, eu carrego comigo dentro do peito. Por isso, é preciso que a verdade não seja mais ocultada, diminuída, forjada. É preciso que a verdade seja dita e sentida.
Reparos e consertos
![]()
A gente precisa se reparar, às vezes. É normal se quebrar, se sentir fraco, não querer mais enfrentar as dificuldades, as tristezas. Muitas vezes, a gente até se afoga em meio às próprias lágrimas quando esquecemos o modo como lidar com elas. Mas, em algum momento, quando lembramos de como já superamos tantas vivências diferentes, como já trilhamos tantos caminhos tortuosos e difíceis, nós lembramos de reaprender e isso se torna tudo a que nos dedicamos.
Por inteiro
Depois de um conserto, somos inteiros novamente. Inteiros para sentir tudo de novo, desde alegria, felicidade, plenitude, paz, carinho. Mas também não estamos imunes a novas tristezas, um novo choro, um novo desencanto, algo que nos incomode o suficiente para não nos fazer estar ainda nos eixos. Mas, assim mesmo, teremos aprendido tanto que o impacto visivelmente será menor e menos doloroso quanto seria se tivéssemos nos preocupado com o nosso sentimento e o nosso jeito de agir.
Reagir é preciso
![]()
E, então, vamos. Vamos reagir, vamos novamente lutar por nossas vidas e por amor ao que sentimos. Vamos em busca de nossa própria felicidade, de sorrir e conquistar novamente nossa própria confiança na vida. Que a gente consiga ir além, melhor, mais reluzentes e com mais força, para sempre melhorar e conseguir superar qualquer adversidade que apareça em nosso caminho.
Reavendo meu sentimento
Quero de volta aquilo que tem que ser meu. Que a gente consiga entender que os bons sentimentos nos pertencem sim — e que nós podemos reavê-los, basta que queiramos que isso aconteça. Que a gente consiga, além de tudo, arrumar espaço no coração para abrigar tantas felicidades, tantas coisas positivas dentro do coração. É preciso espaço, calma e confiança — e tudo se realiza no seu tempo mais certo.