Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Livros de Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, foi poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário brasileiro e acabou se tornando um dos maiores, senão o maior, nome da literatura do Brasil. Conheça mais sobre esse autor!

21/06/1839 29/09/1908
A Chave Machado de Assis Ler livro

No conto "A Chave", Machado de Assis conversa com o leitor a respeito das personagens, usando uma linguagem diferente para cada um deles. Se fala sobre a moça que protagoniza a história, usa uma linguagem direta. Se fala sobre o pai dela, se utiliza de um tom empolado. De uma de suas menores obras nascem dois dos temas pelos quais Machado se tornou conhecido: o hábito de dialogar com o leitor e zombar da fala empolada - que mais tarde se tornaria típico do realismo.


Copiar
Compartilhar
A Parasita Azul Machado de Assis Ler livro

O conto "A Parasita Azul" é parte de uma coletânea de Machado de Assis. Conta a história de Camilo que, ao regressar da França, se apaixona por uma moça extremamente linda da localidade chamada Isabel, que infelizmente recusa seu amor. Somente com a ajuda de um antigo empregado ele descobre que Isabel é apaixonada por uma flor dada por ele mesmo quando jovem. Para chamar sua atenção, o rapaz tenta um ato extremo que produz grande efeito, fazendo com que a moça aceite seu amor.


Copiar
Compartilhar
A Pianista Machado de Assis Ler livro

O conto "A Pianista" de Machado de Assis, publicado originalmente em 1866 no Jornal das Famílias, tem um tipo de discurso facilmente identificável pelo leitor: o ensino da música, o universo pessoal dos músicos e sua relação com a sociedade. Foi muito bem aceito pela historiografia literária e pela musicologia. Muitos estudiosos escreveram sobre as relações entre a música e a literatura, porém nenhum tão geniosamente como Machado de Assis.


Copiar
Compartilhar
Antes Que Cases Machado de Assis Ler livro

"Antes Que Cases" é um conto de nove capítulos, escrito por Machado de Assis e publicado originalmente no "Jornal das Famílias", de julho a setembro de 1875.


Copiar
Compartilhar
Relíquias da Casa Velha Machado de Assis Ler livro

"Relíquias da Casa Velha" é o segundo livro de contos de Machado de Assis, publicado em 1906. Foi o primeiro livro que o autor publicou após a morte da mulher, Carolina. Faz parte dele os seguintes contos: "Pai Contra Mãe", "Maria Cora", "Marcha Fúnebre", "Um Capitão de Voluntários", "Suje-se Gordo!", "Umas Férias", "Evolução", "Pílades e Orestes", "Anedota do Cabriolet" e "Páginas Críticas e Comemorativas".


Copiar
Compartilhar
Balas de Estalo Machado de Assis Ler livro

"Balas de Estalo" é um conjunto de crônicas que Machado de Assis escreveu para o jornal Gazeta de Notícias, entre 1883 e 1886. Escrito em forma de um diário com anotações de todo o tipo, o autor utiliza o humor como crítica social. Faz comentários sociais, políticos e pessoais, descrição de matérias curiosas, sempre se utilizando de histórias incrivelmente engraçadas. Não perdoando nada nem ninguém, tudo é motivo para anedotas e reflexões.


Copiar
Compartilhar
As Forças Caudinas Machado de Assis Ler livro

"As Forças Caudinas" é uma comédia de costumes escrita por Machado de Assis em meados de 1860. Observamos personagens imersos em pequenos revezes de cunho doméstico-burguês: a bela e orgulhosa Emília, melindrada pela indiferença do jovem Tito, investe-se da obrigação de "vingar o sexo", fazendo-o amá-la. O exato oposto, entretanto, é o que ocorre, e é a moça que acaba apaixonando-se. Na verdade, tudo não passou de um plano de Tito que, sentindo-se humilhado no passado por Emília, agora a faz passar pela mesma situação.


Copiar
Compartilhar
 
Poesias Dispersas Machado de Assis Ler livro

"Poesias Dispersas" é mais uma coletânea de poesias escritas por Machado de Assis. Fazem parte da obra 109 textos diversos.


Copiar
Compartilhar
Ocidentais Machado de Assis Ler livro

"Ocidentais" é mais um livro de poesias de Machado de Assis que, ao contrário das outras (Falenas, Crisálidas e Americanas), não teve publicação isolada, tendo surgido nas páginas finais da primeira edição de Poesias Completas.


Copiar
Compartilhar
O Último Dia de um Poeta Machado de Assis Ler livro

"O Último Dia de um Poeta" é um conto escrito por Machado de Assis, publicado originalmente em "Jornal das Famílias", no ano de 1867.


Copiar
Compartilhar
O Caminho da Porta/O Protocolo Machado de Assis Ler livro

"O Caminho da Porta/O Protocolo" é uma peça de teatro escrita por Machado de Assis. Foi publicada originalmente Teatro de Machado de Assis v.I, Rio de Janeiro, Tipografia do Diário do RJ, no ano de 1863. Encenadas pela primeira vez no Ateneu Dramático do Rio de Janeiro, em setembro e novembro de 1862, respectivamente.


Copiar
Compartilhar
O Programa Machado de Assis Ler livro

"O Programa" é um conto de seis capítulos escrito por Machado de Assis e publicado originalmente em "A Estação", de 31 de dezembro de 1882 a 15 de janeiro de 1883.


Copiar
Compartilhar
Casada e Viúva Machado de Assis Ler livro

"Casada e Viúva" é um conto de três capítulos, escrito por Machado de Assis, publicado originalmente em "Jornal das Famílias", em novembro de 1864


Copiar
Compartilhar
Casa, Não Casa Machado de Assis Ler livro

Júlio não sabe quem ele ama mais: Isabel ou Luísa. Acredita amar as duas igualmente. Uma não sabe da outra, porém o que Júlio não esperava era que as duas moças fossem amigas que não se viam há muito tempo. Até que um dia... "Casa, Não Casa" é uma história muito divertida, escrita por Machado de Assis.


Copiar
Compartilhar
O Pai Machado de Assis Ler livro

"O Pai" é um conto escrito por Machado de Assis, publicado originalmente em "Jornal das Famílias", no ano de 1866.


Copiar
Compartilhar
fechar