Divergente

Veronica Roth

Divergente é uma trilogia para jovens adultos criada por Veronica Roth. A série é composta também pelos livros Insurgente e Allegiant (com lançamento previsto para o final de 2013 nos Estados Unidos).

Em uma Chicago distópica, a sociedade é dividida em facções, que ditam os comportamentos, roupas e os desejos dos membros. São elas: Abnegação, Franqueza, Audácia, Amizade e Erudição. Cada uma das facções recebe este nome justamente por ser responsável pelo respectivo setor da comunidade a qual é responsável.
Aos 16 anos, os adolescentes são obrigados a escolherem a facção a qual devem seguir pelo resto da vida, e isso pode significar nunca mais ver a família caso saia dos princípios da facção a qual nasceu. Beatrice Prior, junto de seu irmão Caleb, irá passar pelo teste de aptidão, que revelará a qual facção deverá pertencer, agora que a idade adulta chegou.
Qual facção será escolhida? Ela poderá ver sua família novamente?

A série traz um misto de mistério com ação, além de também nos mostrar um mundo completamente diferente do qual conhecemos. Divergente ainda sai um pouco dos clichês de triângulo amoroso (como Crepúsculo), e mostra, logo de primeira, o rapaz que irá roubar o coração de Tris.

Os direitos autorais da obra foram adquiridos pela Summit Entertainment, e o primeiro filme tem data prevista para 21 de Março de 2014.