Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Quem é Chico Buarque?

Francisco Buarque de Hollanda é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro. Iniciou sua carreira na década de 1960, destacando-se em 1966, quando venceu, com a canção A Banda, o Festival de Música Popular Brasileira. Socialista declarado, se auto-exilou na Itália em 1969, devido à crescente repressão da ditadura militar no Brasil, tornando-se, ao retornar, um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização do Brasil. Na carreira literária, foi ganhador do Prêmio Jabuti, pelo livro Budapeste, lançado em 2004.

Chico Buarque é como ele é conhecido. São muitos os títulos que o músico, compositor, dramaturgo e escritor brasileiro Francisco Buarque de Hollanda recebe: um dos maiores nomes da MPB e uma das personalidades mais politizadas na música, por exemplo. Na lista de sucessos que fazem a história da música brasileira estão muitas canções de Chico Buarque, como "Construção".

Nascido no Rio de Janeiro, em 19 de junho de 1944. Filho do importante historiador Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), autor de livros essenciais à formação nacional, a exemplo de "Raízes do Brasil"(1936), e de Maria Amélia de Carvalho Cesário Alvim (1910-2010), pintora e pianista. Tem seis irmãos: Sérgio, Álvaro, Maria do Carmo, Ana de Hollanda, Cristina Buarque e Miúcha.

Copiar texto

Texto copiado