Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Não se acomode a um namoro abusivo

Um relacionamento abusivo não se revela logo do início, mas quando ele se revelar não se acomode! Liberte-se dessa prisão e viva um amor real e saudável!

Não deixe ele(a) te diminuir

A pessoa tem o hábito de indiretamente fazer você se sentir como se sempre estivesse errada ou, por meio de comentários indiscretos, faz com que pareça que você não entende do assunto, como se não fosse capaz de nada? Isso é um sinal de relacionamento abusivo, sim! Pois mesmo não encostando um dedo em você, a pessoa faz você se sentir um lixo e isso é conhecido como violência moral, que envolve a desqualificação da companheira e a constante humilhação.

Você não está louca!

Atenção também para o abuso emocional, que é aquilo que o(a) parceiro(a) faz e começa a te fazer questionar sobre a sua própria percepção da realidade. Um exemplo disso é você não concordar com a pessoa em algum aspecto ou simplesmente questionar quanto a alguma conduta dela e, ao invés de conversar, o outro simplesmente diz que "você está louca", "isso não existe" ou "chega de fazer drama", o que te leva a aceitar a situação sem questionar e ainda faz você achar que está errada sempre, mesmo quando não está!

Não deixe que a pessoa controle a sua vida

Outro fator que indica o relacionamento abusivo é quando o(a) parceiro(a) se acha no direito de escolher as suas roupas, a cor da maquiagem, os seus amigos ou até mesmo aonde você vai ou deixa de ir. Começa parecendo um simples ciúme, mas vira possessividade e leva à violência, principalmente se você "discordar" dessas imposições. Saia fora dessa e lembre-se: quem toma conta da sua vida é somente você. Um amor de verdade te apoiará a ser quem você é, jamais tentará invalidar as suas vontades e preferências!

Não é não!

A pessoa insiste em ter relações sexuais com você mesmo quando você não está a fim ou você abre mão da sua vontade para satisfazer o outro, o que leva ao sexo forçado, mesmo quando você diz que não quer? Bom, isso é agressão sexual, que acarreta em estupro (algo que existe, sim, até mesmo dentro dos relacionamentos). Não é não e ponto final!

Entenda o que é agressão contra a mulher

O que é agressão física?

Você acha que não rola agressão física só porque ele(a) nunca te deu um tapa ou te empurrou? Pois preste atenção aos detalhes, pois aquela segurada mais forte durante uma discussão, que deixa hematomas no seu corpo, o abraço apertado e forçado quando você não quer ficar perto ou os beliscões, todas essas coisas também são agressões físicas!

Ele(a) reage mal às suas vitórias

A pessoa sempre tenta fazer você se sentir mal, principalmente nos momentos em que você está comemorando por alguma conquista sua? Alerta de relacionamento abusivo! Para essa pessoa, é um terror imaginar a sua parceira em uma posição mais elevada, afinal, isso tiraria todo o controle e poder dela, certo? Vá comemorar as suas vitórias bem longe desse(a) embuste!

A agressividade do outro não é culpa sua

Isso é um lembrete: você não pediu para ser maltratada, você não tirou ninguém do sério e nada, absolutamente nada, é uma desculpa para o comportamento agressivo ou ameaçador do(a) parceiro(a). As pessoas são responsáveis por seus atos e é comum em um relacionamento abusivo ele(a) te culpar pelos erros dele(a), mas não é sua culpa!

Demonstração de força

Ele(a) não toca em você, mas desconta tudo o que sente esmurrando as mesas, portas, atacando e quebrando objetos. Bem, isso é uma forma de demonstrar a força dele(a) e um sinal de ameaça, como se quisesse dizer que você é a próxima. Fique atenta!

Não permita que ele(a) levante a voz para você

Lembrando que violência não é só física: quando ele(a) grita com você, é apenas o primeiro sinal de que esse grito vai se intensificar e diminuir sua voz a cada dia mais, até o ponto em que os berros não serão mais o suficiente e isso levará às agressões físicas. Por favor, não deixe esse dia chegar!

Não acredite no lobo em pele de cordeiro

Sim, no dia seguinte ele(a) vai se arrepender, vai dizer que estava alterado(a) e que nunca mais vai tocar em você ou te humilhar, mesmo tendo sido a milésima vez que fez isso... Querida, não acredite mais! É comum que isso aconteça e venha o período conhecido como "lua de mel", que é quando ele(a) te trata como uma princesa, o que te leva a desistir da denúncia, mas é tudo pensado e pode ser que demore mesmo para acontecer de novo, mas a violência sempre volta, então, não deixe esse momento acontecer.

Caia fora e leve as suas conhecidas com você!

Depois de ler todos os tópicos, você se reconheceu em um relacionamento abusivo ou percebeu que há conhecidas suas nessa situação? Caia fora e ajude as suas amigas e familiares a caírem fora também! E o principal: não deixe de denunciar para a Central de Atendimento à Mulher, basta ligar para 180, lá funciona sete dias por semana, 24 horas por dia. Você é uma pessoa incrível e uma mulher formidável, merece muito mais do que sofrer na mão de um(a) parceiro(a) que não reconhece o seu valor!