Não se culpe por ser feliz sem ele
É claro que terminar um relacionamento não é legal, mas é possível ser feliz após um término. É essencial seguir em frente e descobrir novas possibilidades. Por isso, não se culpe por ser feliz sem o seu ex.
Diga “não” ao amor egoísta
![]()
Quando alguém nos ama de verdade, deseja apenas a nossa felicidade, mesmo que isso signifique que a pessoa tenha que abrir mão da relação para que você tenha uma vida feliz - esse desprendimento é o verdadeiro amor. Quando o amor é egoísta, ele faz de tudo para nós manter por perto, para satisfazer as suas necessidades sentimentais. Claro que é difícil para todos ver o outro partir, mas precisamos pensar que o importante é alimentar sentimentos sinceros.
Seja sincero(a) sempre
É melhor ser sincero(a) e dizer o que você realmente sente do que continuar em um relacionamento em que o amor deixou de existir. Fale a verdade, diga que não o(a) ama mais e que quer terminar, e não se sinta culpado(a) - é melhor terminar agora do que adiar a busca pela sua felicidade. Ninguém é culpado quando o relacionamento acaba. Para existir um relacionamento, é preciso que haja amor de ambas as partes.
Mantenha relacionamentos positivos
Quando cultivamos bons pensamentos e relacionamentos, mesmo quando eles não dão certo, a separação se torna mais fácil e a chance dos dois continuarem amigos é maior. Por isso, sempre tente manter um bom relacionamento com todos ao seu redor, para que assim você consiga evitar problemas.
O respeito nunca pode acabar
Terminar uma relação não é tarefa fácil, é preciso ter muita calma e paciência para que nenhum dos dois sejam magoados. Pense em todos os momentos felizes de alegria e respeito que vocês tiveram juntos e tentem manter um bom relacionamento - mesmo que seja apenas amizade. Desta forma, fica mais fácil para ambos lidarem com a separação. Quando um rompimento é traumático, as feridas demoram mais para cicatrizarem.
Não fique parado(a)
![]()
Ao fim de uma relação, é normal passarmos por um período difícil de adaptação, já que nos acostumamos a ficar junto daquela pessoa e o hábito não facilita as coisas. O mais importante nesses momentos é tentar se distrair fazendo atividades que te dão prazer. Ouça música, pratique exercícios, leia um livro, a regra aqui é não ficar parado(a). Mantenha a mente ocupada e o bom humor, com certeza, você passará por essa fase mais depressa.
Nada de culpa
Não se culpe pelo término do seu relacionamento. Se você não está feliz, não existe razão para continuar. Tenha consciência de que se dedicou para que o relacionamento desse certo, e que agora precisa se dedicar a si mesmo. Não se sinta mal por isso, afinal, não é nenhum crime buscar a felicidade.
Quando o amor acaba
Não se deixe abater pelo fim do relacionamento, entenda que dessa forma é melhor para ambos. Quando o amor deixa de existir, não tem por que insistir. Por mais difícil que seja a separação, acredite que a tristeza passará e você voltará a sorrir.
Momento difícil
Infelizmente, nem todos os relacionamentos possuem um final feliz. Apesar dos esforços dos dois para que a relação dê certo, ás vezes o melhor é que cada um siga o seu caminho. Muitos casais não conseguem lidar com as dificuldades e as diferenças e optam por terminarem a relação. Na maioria dos casos, um dos dois envolvidos, quando não ambos, sai magoado desta situação.
Carência ou amor?
Não abra mão da sua felicidade por ninguém. Algumas pessoas continuam um relacionamento sacrificando a própria felicidade, para não machucar o outro(a), e esta atitude pode ser muito prejudicial. Cada um de nós tem um caminho a seguir e uma história a construir. Quando nos anulamos por alguém, estamos apenas atrasando a busca pela nossa felicidade.
Não é possível ser feliz quando abrimos mão de nós mesmos apenas para evitar o fim de um relacionamento. Muitas pessoas sabem disso e usam o seu sentimento de culpa e arrependimento para continuarem próximas a você. Este tipo de pessoa não ama de verdade, ela apenas precisa de você ao lado para se sentir querida e importante. Não deixe que a carência dos outros atrapalhe a sua vida.
Não permita que os esforços sejam em vão
![]()
Todos os casais brigam, isso é natural. Como dizem, o amor se constrói com o tempo, é preciso esforço para ficar junto de alguém, mas nós só conseguimos fazer isso se o nosso sentimento por aquela pessoa realmente for muito forte. É preciso existir uma ligação especial para que o relacionamento resista a todas as diferenças e dificuldades que a vida nos impõe.
Quando esta ligação deixa de existir, é necessário coragem para tomar o primeiro passo para terminar o relacionamento. Não é justo pedir ao outro que se sacrifique por amor, sendo que nós não sentimos mais o mesmo por ele. Quando uma história é construída por um longo período, nós provavelmente ainda sentiremos carinho e afeto por aquele com quem compartilhamos tantos momentos íntimos e especiais. Neste caso, precisamos fazer um esforço maior para que o término da relação não seja ruim para os dois, e que a amizade continue.
Não minta para você
Não esconda seus sentimentos só para continuar com alguém que você não ama mais. Ninguém tem obrigação de continuar em uma relação para sempre, o mais justo a se fazer nessas situações é ser sincero(a) consigo mesmo e com o outro(a). Ninguém consegue mandar nos próprios sentimentos, se fosse tão simples amar, todos os casais continuariam juntos e ninguém precisaria terminar um relacionamento.
Não alimente os sentimentos negativos
Não podemos continuar em um relacionamento por culpa ou arrependimento, esses sentimentos negativos apenas atrapalharão a vida do casal, impedindo que ambos sejam felizes. Se for ficar com alguém, fique por que realmente o(a) ama, senão termine o mais rápido possível, para não se ver envolvida (o) em um relacionamento nocivo para ambos. Quando o amor não existe mais, e mesmo assim insistimos na relação, com o passar do tempo nos tornamos pessoas amargas e tristes. A partir desse momento, começamos a machucar um ao outro, causando feridas que podem demorar a cicatrizar. Algumas mágoas profundas são muito difíceis de se superar.
Lute pela felicidade
Lute pela sua felicidade sempre, não sinta culpa se o seu ex-namorado(a) está ressentido e triste pelo fim do relacionamento. Ele, com certeza, vai superar essa fase e encontrará alguém que o fará feliz. Não adianta nada ficar sentindo arrependimento e culpa, isso só atrapalhará a procura da felicidade dos dois. Precisamos ter maturidade para lidar com o fim de um relacionamento, para evitar sofrimento e mágoas.
Dê o primeiro passo
![]()
Em nossa busca pelo amor verdadeiro, acabamos nos envolvendo em relacionamentos com diversas pessoas e, em muitos casos, precisamos dar o primeiro passo e terminar a relação. Isso pode ser muito difícil, já que estamos lidando com os sentimentos de alguém que nos ama e nos quer bem. Nunca é fácil terminar um relacionamento quando existe algum sentimento envolvido, mas é muito importante resolver logo esta situação, para que ambos possam superar de forma mais rápida e sem mágoas.
Dê uma chance para a felicidade
É melhor terminar o quanto antes do que permanecer em um relacionamento onde o amor não existe mais. É mais fácil cada um seguir o seu caminho do que permanecer infeliz. Não adianta investir em um relacionamento em que a cumplicidade e a amizade já não existem. Não é justo para com o outro mantê-lo próximo a nós, quando não sentimos mais amor por ele. Deixe que a pessoa tenha a oportunidade de encontrar alguém que a ame de verdade.