O tempo é o melhor remédio
A vida é fluxo. Um dia algo está próximo, mas no outro está longe demais e você mal consegue alcançá-lo. Aproveite cada momento com intensidade e tenha em mente que a vida e o tempo são soberanos. Tudo acontece sob a lei deles. Assim como algo bom pode acabar, o que é ruim não dura para sempre.
A vida tira uma coisa, mas nos dá algo em troca
Sinto que quando nos permitimos misturar com o outro, nos perder de nós mesmos, a vida faz questão de trazer mudanças e nos obriga a mudar. A vida é uma jornada de aprendizados e quando nos afastamos do nosso caminho de desenvolvimento e evolução pessoal, ela vem e nos obriga a nos reconectarmos, a focarmos em nós mesmos novamente. E nesses momentos, sofremos, tentamos nos apegar ao que temos e a resistir à mudança… Mas não há como brigar com o destino. A vida vem, tira algo que é importante para nós, mas nos dá algo em troca: o tempo. O tempo para silenciar, para renascer, para ganhar força, para focar em nós mesmos e o tempo para perceber a razão do que aconteceu.
Nos apegamos na dor da falta
![]()
Por que gostamos tanto de sofrer? Por que nos apegamos na dor? Por que temos dificuldade de deixar as coisas e pessoas irem? Todo mundo já teve dificuldade de deixar uma pessoa, um momento ou uma situação ir. E todo mundo já teve de lidar com a dificuldade de soltar, de permitir que a vida leve e traga algo novo. Parece que adoramos nos apegar ao presente e, quando a vida leva, nos apegamos na dor da falta! Precisamos aprender a deixar ir, a deixar a vida nos mostrar o que é para ir e o que é para ficar e a permitir que ela nos ensine a curar as dores e a não perder as esperanças.
Não há dor que dure para sempre!
Por mais que no momento pareça, não há dor que dure para sempre! Assim como os momentos de felicidade, os momentos de dor e tristeza também são passageiros. Respire fundo, lembre-se que a vida é uma jornada de constantes mudanças e movimentos e que nada é para sempre, nem mesmo essa dor que hoje causa angústia em seu peito!
Precisamos de tempo
![]()
Às vezes tudo o que precisamos é de um pouco de tempo… Tempo para deixar o sentimento se desfazer, para deixar o passado para trás, para reaprender a viver de uma forma diferente e para entrar no eixo novamente. Tempo nos ajuda a cicatrizar, a aceitar e entender… E o tempo nos proporciona introspecção para que aprendamos com o passado e saibamos criar mudanças necessárias para o futuro.
O ciclo se repete…
Sempre que a vida leva algo importante para longe de mim, eu custo a ficar bem, a aprender a deixar as coisas irem. Passa-se um tempo e eu aprendo, me reencontro comigo e renasço. Aí a vida vai acontecendo, me apego ao que há de novo e quando a vida leva para longe, o ciclo se repete… Me pego sofrendo ao deixar ir, ao sentir que algo chegou ao fim, mas mantenho dentro de mim a fé de que todo fim é um recomeço e de que tudo o que precisamos é permitir que a vida nos ensine!
A vida nos ajuda a levantar
![]()
Na hora da dor, só conseguimos pensar no quanto dói, no quanto a vida não faz sentido e que jamais conseguiremos sair desse buraco… Aí vem a vida, paciente como sempre, e trata de nos ajudar a levantar. Ela nos traz pequenas coisas a cada dia para nos ajudar a superar as perdas e a tristeza.
A vida nos força a mudar e aprender
Quantas vezes já tivemos que dizer adeus? Quantas vezes deixamos de ver aqueles que mais queríamos ver? Quantas vezes dissemos que íamos manter contato e cada um seguiu seu rumo? Não adianta, a vida é assim… Na vida, tudo é fluxo, tudo é movimento, e precisamos aprender a dançar no ritmo da vida. Ninguém gosta de dizer adeus, de perder o contato e de ter que aprender a viver sem… Mas a vida nos força a mudar, a nos readaptar, a curar e a deixar ir, porque precisamos aprender que tudo é passageiro e que a vida precisa ser vivida e aproveitada no momento em que ela acontece… Pois a qualquer momento, tudo pode ser levado para longe!
A vida está no comando
![]()
Por mais que achemos que controlamos algo na vida, essa é apenas uma ilusão da qual nos apegamos. Gostamos de ter certeza, de nos sentirmos seguros… Mas na vida nada é certo, nada é definitivo e nós não controlamos quase nada! Então, há momentos em que a vida vem, sem avisar e sem pedir licença e traz uma dor que não achamos que conseguiremos lidar. Mas mal sabemos nós que isso que lemos como "dor" e "perda" é a vida nos impulsionando a deixar ir o que não é para ser! A vida está sempre no comando, precisamos permitir que ela faça sua parte e precisamos nos permitir a escutar os sinais que ela nos traz para que possamos fazer também a nossa parte!
A jornada e o tempo…
![]()
Cada passo que damos na jornada da vida nos aproxima mais de quem somos. Cada dor, cada lágrima e cada adeus é necessário para que aprendamos as lições que precisamos, para que nos fortaleçamos e para que possamos passar para os próximos níveis e encontrar novos capítulos!
E nessa jornada não estamos sozinhos… O tempo nos acompanha e nos ajuda a curar, nos ajuda a nos reciclar e a começar de novo!
Não mentir para si mesmo e deixar o tempo fazer seu trabalho
Esquecer não é o mesmo que perdoar. Muitas vezes gostamos de nos enganar e dizer para nós mesmos que já esquecemos o que se passou, quando a mágoa ainda existe em nós. Muitas vezes temos medo de lidar com a vida como ela é, com as emoções que doem e suprimimos o que sentimos, não permitindo que o tempo faça seu trabalho… Infelizmente, os únicos que perdem com isso somos nós, pois perdemos tempo mentindo para nós mesmos! É preciso permitir que a dor doa, que o tempo venha e nos ensine a digerir os acontecimentos, sem negá-los ou evitá-los, para que possamos aprender de verdade e continuar caminhando em direção à felicidade.
Tentando eternizar a felicidade
![]()
Me pego sempre tentando eternizar momentos, tentando viver de lembranças e tentando manter as coisas como são. Mas a vida sempre dá um jeito de me mostrar que tudo é passageiro e que as pessoas vêm e vão, justamente para que aprendamos com elas e aproveitemos enquanto podemos. Mas, egoísta e humana que sou, sempre caio na ilusão de que posso controlar algo e tento eternizar a felicidade, sem saber que cada momento é único e deve ser aproveitado quando ele acontece!
A saudade não passa…
O tempo vem, nos faz escoar as lágrimas, limpa as dores maiores e vai nos preparando para recomeçar… Mas a saudade não passa, pois as lembranças permanecem vivas em mim. Querendo ou não, o fim dói… E deixar a vida levar embora também dói! Mas precisamos aprender a deixar ir, a deixar que a vida faça seu trabalho, mesmo que o coração sinta saudade.
Não há dor que dure para sempre
![]()
Não há dor que dure para sempre. Não há coração que permaneça partido. Não há fim absoluto. Cada fim traz a possibilidade de um recomeço, só precisamos estar prontos para lidar com esse processo (que não é fácil)! O tempo é mestre e a vida sabe o que faz… Portanto, precisamos confiar neles e em nossa própria capacidade de seguir em frente, de renascer e lembrar sempre de que há algo maravilhoso nos esperando no futuro.
O tempo fará sua mágica
O que será do presente se eu apenas for capaz de pensar no passado? O que será de mim hoje se eu não viver no agora? É tão simples pensar nisso, mas é tão difícil viver essas palavras com verdade quando a dor bate em nossa porta. No momento, estou sofrendo. No momento, não me sinto forte, não me sinto esperançoso e o hoje não tem a menor graça. Mas no fundo eu sei que o tempo fará sua mágica e me ajudará a superar o que passou.
É preciso permitir que as coisas venham e vão...
![]()
Nos enganamos quando achamos que as coisas são para sempre. Nos enganamos também quando achamos que podemos controlar o futuro ou a ordem das coisas… A vida acontece como tem que acontecer e ela responde contra a nossa teimosia de tentar controlar tudo, trazendo surpresas, perdas e despedidas! É preciso permitir que o próprio tempo leve seu tempo, que a vida nos mostre o que faz sentido para a nossa existência e o que não faz… Permitir que as coisas venham e vão, por mais doloroso que seja!
Quem diria?
Quem diria que nós, justo nós dois, nos afastaríamos? Quem diria que nós não nos encontraríamos mais? Quem diria que aquele último olhar, de longe, seria o nosso adeus… Um adeus sem palavras, mas intenso e cheio de emoções transmitidas pelo olhar. Agora tudo o que eu tenho são as lembranças de nós dois… Agora tudo o que eu preciso é de tempo para me curar dessa separação!
Toda dor possui uma razão de ser
![]()
Muitas pessoas não mudarão, muitas pessoas continuarão a cometer os mesmos erros, sem se desenvolverem e sem evoluírem… E por quê? Porque elas ignoram os sinais da vida e não entendem que o destino é mais forte que qualquer coisa e que qualquer dor possui uma razão de ser. Toda dor vem para nos ensinar algo e, de quebra, ainda temos o tempo ao nosso lado para nos ajudar a digerir!