Pense no que faz confiar nos outros e não em você. Autoconhecimento é uma prática importante para se conseguir autoconfiança. Saiba do que você é capaz!
Muitas vezes, a falta de confiança em si mesmo detona falta de amor-próprio. Ame quem você é ou trabalhe para mudar as coisas de que não gosta em si até que o amor esteja presente.
Não dê tanta importância para a opinião dos outros. Acredite que em grande parte das vezes eles também só estão fingindo que sabem o que estão fazendo, assim como você!
Um grande passo para se ter confiança é saber que não se é perfeito e que todos temos muito a aprender. Tenha em mente que você está em constante evolução e que, para que desenvolva melhor suas habilidades, é preciso primeiro reconhecer onde você precisa investir.
Não desista nos primeiros fracassos e nem acredite que eles aconteceram porque você não é capaz. A vida é cheia de altos e baixos e você vai falhar inúmeras vezes ao longo da vida. O problema é se você culpar sua incapacidade e deixar sua falta de confiança falar mais alto antes de tentar outras várias vezes.
Não valorize apenas as grandes conquistas ou o seu objetivo máximo. Saiba entender a importância e reconhecer a felicidade que são as pequenas vitórias diárias.
Se você já sabe que falta um pouco de autoconfiança na sua vida, é hora de se mexer e trabalhar para mudar isso. Dizer que é uma pessoa insegura para o resto da vida não facilitará nada. Acredite. É preciso que você faça alguma coisa para mudar esta situação.
A falta de confiança em si mesmo pode ter diversos fatores. Encontrar a raiz do problema pode te dar de presente também a solução. Busque dentro de você o que te deixa inseguro e corte o quanto antes.
Comemorar uma conquista é importante, mas não adote jamais a postura de campeonato ganho quando tiver vencido apenas um jogo. Determinação, luta e postura, sempre!
Um dos principais erros de pessoas inseguras é reagir a uma crítica antes mesmo dela ser feita. Desculpe-se sempre pelas suas falhas, mas nunca por quem você é. Estude para evoluir e sempre escute uma crítica com atenção, ela pode ser útil.
Nunca, em hipótese alguma, confunda confiança com arrogância. Uma pessoa confiante sabe de suas capacidades e limitações e é admirada. Uma pessoa arrogante acha que sabe tudo e é evitada por todos.
Muitas vezes confundimos confiança com egocentrismo. Saber que ninguém é capaz de viver sozinho ou de conquistar grandes objetivos de outras pessoas é premissa básica. Saiba pedir e aceitar ajuda.
Fingir que está tudo bem não resolve problema nenhum. Se eles existem, os aceite e use sua confiança para encontrar soluções e acreditar que tudo ficará bem depois de sua ação.
Infelizmente, vivemos em uma sociedade que ainda nos dá ilusões destrutivas como verdades irrefutáveis. Acreditar que uma mulher nunca chegará a um cargo de chefia e de que será dispensada após a licença maternidade só cria uma espécie de autossabotagem. Dê o seu melhor e vá atrás de seus objetivos.
Faça da confiança um exercício diário. Se elogie ao fazer algo bem-feito. Se felicite quando receber um elogio. Acredite que você é capaz!