Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Perdoe para ficar em paz

Sim, é difícil perdoar, mas é necessário para mantermos relações cotidianas. O que seria do mundo se não houvesse o perdão? Ninguém mais se envolveria e viveríamos com pesos em nossas vidas. O perdão alivia principalmente quem o concede. Experimente limpar o seu coração!

O ato do perdão

De fato, não é fácil perdoar. Quanto mais machucados ficamos, mais difícil se torna perdoar quem nos feriu. Mas perdoar é mais do que necessário para podermos seguir em frente. Saiba que perdoar não é esquecer o que foi feito, mas relevar, deixar o que no passado, parar de remoer.

O significado do perdão

Perdoar pode não fazer a sua relação com a pessoa voltar a ser como era antes, mas ao menos significa que você está disposto a deixar o que aconteceu para trás. Pense que a outra pessoa também pode estar sofrendo, que talvez ela não quis te machucar… O seu perdão pode significar muito para o outro.

Desculpe-se por errar

Perdoar não é apenas um ato para com o outro, mas também consigo mesmo. Perdoe-se por erros que cometeu. Você não pode desfazer as coisas ou voltar atrás, mas pode arrepender-se e cuidar para que não se repita. Além disso, ofereça um pedido de desculpas para quem você, porventura, machucou.

Sucessão de erros

Muitas vezes, o orgulho nos impede de admitir que erramos. Ao não admitir, cometemos mais um erro. Não há mal nenhum em reconhecer que não agiu da maneira certa. Isso não te torna menor que ninguém, mas mostra que você é uma boa pessoa, um ser humano maduro. O outro pode aceitar ou não suas desculpas, mas o importante é que você sabe que fez o que deveria ser feito.

Reconheça seus sentimentos

Para perdoar, você precisa reconhecer que existe uma mágoa, um ressentimento, seja com o outro ou consigo mesmo. Aceite que isso existe e que está difícil seguir em frente. O segundo passo é começar a lidar com essa sensação de angústia, entendendo sua causa e o que pode fazer para que o mesmo erro não se repita.

Não há como controlar o outro

Se você se arrepender de alguma coisa e pedir desculpas mas o outro não aceitar, não tem problema. O importante é que você já se perdoou e reconheceu que cometeu um erro. Você sabe que fez o que era certo. Não precisa fazer nada além disso, não precisa implorar perdão. Você só pode controlar a sua vida.

Uma boa conversa

Reflita sobre o que está te impedindo de perdoar outra pessoa. Talvez seja necessária uma conversa para que possa expor seu ponto de vista. Não é sobre acusar o outro, mas dizer como você se sente diante do que aconteceu e que está disposto a perdoar. Aproveite para ouvir o que a pessoa tem a dizer sobre o problema.

Coloque um ponto final no passado

Quando você não perdoa, fica sempre uma mágoa guardada em seu coração. Esse rancor vai viver te atormentando. Você não precisa carregar esse peso consigo, pois não te agrega nada, só te coloca para baixo. É hora de colocar um ponto final em histórias passadas e seguir em frente em paz.

Pense pelo lado do outro

Muitas vezes, as pessoas não nos machucam intencionalmente. Às vezes, elas não têm noção de como um simples ato pode repercutir em outras vidas. Tente ser mais tolerante quando achar que alguém pisou na bola com você e dê uma chance de a pessoa contar o lado dela. Mesmo que não aceite, procure entender. Todos cometem erros.

Aprendendo a perdoar

O perdão é um processo, não se dá de uma hora para a outra. Você precisa ir trabalhando a sua mente a fim de ir eliminando o ressentimento. Pense no que aconteceu e nas circunstâncias, tente ver todos os lado da história, pense que se aconteceu é porque era pra ser assim. O que passou, passou. É hora de seguir adiante.

Uma palavra muda tudo

Pense também em quantas vezes você queria ter ouvido uma palavra que te confortasse, que te fizesse sentir menos culpado por um erro que cometeu. Ninguém é perfeito, cometemos erros sem querer, machucamos sem querer, mas não podemos negar que uma palavra pode mudar tudo em algumas situações.

Livre-se de julgamentos

Não podemos julgar a atitude do outro apenas com base em nossas experiências e crenças. Aliás, não devemos julgar. A bagagem emocional e de vida da outra pessoa não é a mesma que a sua, porque cada um teve suas próprias vivências e vê as coisas a partir de pontos de vistas diferentes. Tente olhar para o outro de um novo modo.

Adeus culpa, para sempre

Não se culpe tanto por seus erros. Fazendo isso, você só está se machucando e se punindo pelo que já passou; de que adianta isso? Você não merece viver angustiado! Errar faz parte da vida, aprender com os erros também. Não alimente a culpa e não a aceite dentro de si, porque você é mais forte do que ela e merece coisa melhor.

Note o que te faz mal

Perceba que raiva, angústia, culpa e ressentimento são sentimentos que só te colocam pra baixo, te desmotivam e te fazem muito mal, então por que conviver com eles? O lugar do que passou é no passado. Por mais que você queira, não há como voltar. Só o que pode ser mudado é o seu futuro, que depende de suas atitudes no presente.

Siga em paz

Aprenda a perdoar para que o seu coração fique em paz. Não deixe assuntos inacabados te perturbarem, não carregue angústias, sorria para vida e ela sorri de volta pra você. Com o tempo, você irá perceber que perdoar é um dom maravilhoso, porque faz bem àquele que o ouve e também a quem o pede.