Pergunte a si mesmo o que é realmente importante
Nessa turbulência do dia a dia, às vezes corremos o risco de esquecer o que realmente importa. Entre as cifras que nos ajudam a sobreviver, o cansaço do trabalho, o estresse do trânsito, existe uma alma e um coração. Valorize seus sentimentos, as pessoas da sua vida, sua saúde... Valorize o simples!
Males que vêm para o bem
Muitas vezes não conseguimos entender o porquê de certos acontecimentos em nossas vidas. Nossas expectativas se frustram de forma recorrente e sempre acabamos por nos perguntar: “Por que isso está acontecendo comigo?”
Nem sempre é possível entender, mas há alguns males que vêm para o bem. As coisas são muito maiores do que nós e nem sempre temos a capacidade de entendê-las. Mas, com certo distanciamento e tempo, é possível compreender. Afinal, não foi tão ruim assim. Olha o quanto você cresceu nesse meio tempo, mesmo sem que pudesse perceber.
Esqueça o dinheiro
![]()
Esqueça o dinheiro por um minuto. Pense no que realmente importa. Esqueça de tudo o que você supostamente já deveria ter conquistado. Esqueça das comparações com a vida dos outros. Esqueça do que é considerado ser bem-sucedido. Esqueça do sucesso. Olhe para a sua vida agora, do jeito que ela é.
Você consegue ser feliz com o que possui? Você consegue valorizar as pessoas e as coisas que possui neste momento? Você consegue ser feliz sendo você mesmo? Essa é a única coisa que importa!
Companhia
![]()
Não importa pelo que você esteja passando, se você tiver uma companhia que te agrade, tudo valerá a pena. Enfrentar dificuldades do lado de quem amamos torna-se muito mais leve. E os momentos bons tornam-se únicos quando temos boa companhia. No final, é isso que deve ser valorizado acima de tudo.
Ciclos
Na vida, as coisas estão sempre mudando. Coisas morrem e nascem o tempo todo. São ciclos que vão se completando, terminando e depois se iniciando novamente. É preciso entender que tudo tem um começo, meio e fim. A única coisa que nos cabe a fazer é aproveitar esses ciclos, sempre compreendendo que na maioria das vezes, nós não temos controle sobre eles. Aproveite a vista, mas não se decepcione quando esse momento acabar.
Cobranças sociais
![]()
Não deixe que as cobranças sociais te impeçam de ser você mesmo. Você não precisa seguir nenhum padrão para ser feliz. Cada pessoa é única, portanto não desperdice o seu tempo tentando ser outro alguém. Valorize suas qualidades e até seus defeitos, pois eles te tornam quem você é, com todas as suas complexidades.
Honestidade
Não há nada que pague uma consciência limpa. Encostar a sua cabeça no travesseiro e saber que você fez o seu melhor, que você fez tudo o que estava ao seu alcance. O melhor caminho para atingir esse objetivo é a honestidade.
Seja honesto, tanto com os outros quanto com você mesmo. Não se engane, não minta para você mesmo. Aceite o que você está sentindo e lide com isso da melhor forma possível. A honestidade sempre lhe trará os melhores caminhos.
O que realmente importa?
![]()
O que realmente importa? O seu saldo bancário ou a sua liberdade? A sua bondade ou quantos amigos virtuais você possui? O que realmente importa?
Suas relações verdadeiras ou as que você mostra para o resto do mundo?
Pare por um minuto e pense. Você está fazendo tudo o que pode para ser feliz?
Você é mais do que isso
Você não é o seu emprego ou a roupa que você veste. Você não é as suas notas ou o quão bem você foi em um discurso. Você não é o que te deixa triste. Você não é suas mágoas e nem os seus erros. Você é mais do que isso. Talvez seja difícil definir quem alguém é, pois o mundo está sempre avaliando as coisas que não nos definem realmente.
Nós não somos a nossa aparência, a nossa altura, o nosso peso ou a nossa idade. Não podemos ser reduzidos ao lugar de onde viemos. Mas, o lugar para onde estamos indo pode dizer muito mais sobre nós. Há um universo inteiro dentro de cada pessoa. Não se reduza em pequenas coisas, você é muito mais do que isso!
Felicidade
![]()
De nada adianta a felicidade se você não tiver com quem dividi-la. Nós somos humanos, precisamos estar sempre em contato com outras pessoas. Vivemos em sociedade e é isso que nos mantém vivos. Conserve as pessoas que são importantes para você, mantenha-as perto. Divida seus momentos felizes com elas, por mais simples que sejam. Você sempre acabará se lembrando desses momentos se prestar atenção. Conserve-os com carinho dentro do seu coração.
Cartão postal
O cartão postal não tem mais importância do que as suas companhias. Onde você se encontra agora não é mais importante do que com quem você se encontra.
Seja fiel ao seu coração
![]()
Seja fiel ao seu coração e aos seus próprios sentimentos. Se alguém lhe faz sentir mal, afaste-se dessa pessoa. Trate-se com carinho, você não é obrigado a conviver com pessoas tóxicas. Se não for possível cortar a convivência com essas pessoas, mantenha a sua mente forte e focada. Aceite as pessoas como são e entenda que muitas vezes há coisas que elas não podem nos oferecer, pois não está ao alcance delas. No momento em que você aceita as pessoas como são, fica muito mais fácil lidar com elas e compreendê-las.
Aprecie o inesperado
Aprecie as coisas que o vento lhe trouxer, coisas que você não estava esperando. Permita se surpreender com a vida. Pessoas estarão a toda hora cruzando o nosso caminho. Algumas se vão, outras ficam. Algumas ficam apenas por alguns instantes. Respeite-as quando elas precisarem ir embora. E seja grato pelo tempo que elas ficaram e por tudo o que elas puderam te ensinar.
Conexão
![]()
O que importa na vida são as conexões que você tem com as pessoas. Como você leva seus relacionamentos e como você trata as pessoas. Como cuida delas e as ajuda quando é possível. Como você assume seus erros e pede perdão. Como você respeita os outros e o seu direito de ir e vir. A vida é sobre equilíbrio, é sobre amor, é sobre as suas conexões.
Que mundo é esse?
Eu me pergunto diariamente: “Que mundo é esse?”
As pessoas estão consumidas pelo ódio e pela ganância. Cada vez torna-se mais difícil de encontrar altruísmo, honestidade, gratidão e amor.
As pessoas não entendem mais o valor que os sonhos têm, pois estão muito preocupadas vivendo cada uma em sua própria bolha.
Não siga a maioria, seja diferente. Valorize os seus sonhos e quem você é e faça o seu melhor para chegar no que deseja.
Alimente sua alma
![]()
Encha-se de conhecimento, trabalhe para o seu próprio crescimento. Cuide do seu corpo e da sua saúde física, mas não se esqueça de alimentar a sua alma também. Não se esqueça de cuidar da sua saúde mental, de respeitar a si mesmo e aos seus sentimentos.
Faça coisas que você gosta e que te fazem feliz, não se deixe afundar apenas nas obrigações do dia a dia. Separe um tempo para se divertir, pois isso também é cuidar de si mesmo.