Quando o ciúme é bem-vindo
O ciúme é um sentimento bipolar: ele pode destruir relacionamentos porém, por outro lado, pode fortalecê-los. Mas quando ele é bem-vindo em nossas vidas?
NaturalO ciúme é um sentimento natural a todos os seres humanos. Ele existe não apenas em relacionamentos amorosos. Também sentimos ciúmes de amigos, familiares e até animais de estimação. O ciúme natural, que não é possessivo ou agressivo, é racional e preza o diálogo e a honestidade. Nestas situações, ele é apenas mais uma faceta do amor.
CopiarCompartilhar
PreciosoNão é a insegurança que me encheu de ciúmes, é a certeza de que tenho ao meu lado alguém tão precioso. Perder você seria como perder parte do meu mundo, então não leve a mal se às vezes eu fechar a cara porque fiquei enciumado. Não faço por maldade e nunca quero ver você sofrer!
CopiarCompartilhar
Indiferença![]()
Embora o ciúme em excesso seja perigoso, sua completa ausência também levanta dúvidas. Pessoas desapegadas ou bastante seguras do relacionamento podem não demonstrar ciúmes, mas ainda assim têm um certo receio de perder o afeto do parceiro. Porém, quem está completamente indiferente às atitudes do outro pode estar perdendo o interesse. É necessário atenção. Quem sofre de ciúme exagerado pode querer usar a máxima “quem ama cuida”, como argumento para suas ações. Mas quando um parceiro começa a controlar a vida de quem sente ciúmes, aí ele também já deixou de amar e pensa apenas na posse.
CopiarCompartilhar
HonestidadeNão mude a sua vida por ciúmes, e especialmente não mude a vida do seu parceiro. Ciúme, quando exagerado, sufoca. Destrói o relacionamento que apenas desejava proteger. Se você sente ciúmes, seja sincero. A honestidade é capaz de clarear todas as nuvens da insegurança.
CopiarCompartilhar
Primeiro lugarControle os seus ciúmes e não deixe que ele controle você. Se a vaidade ou o sentimento de posse tomam a frente, o ciúme torna-se irracional. Lembre-se que ele nasceu do amor - o amor tem sempre que vir em primeiro lugar. E amor não sufoca, ele precisa de liberdade para florescer.
CopiarCompartilhar
GraçaUm pouco de ciúme tem certa graça. Ele quebra a monotonia da rotina, revive nos parceiros a necessidade de conquistar ao outro.
CopiarCompartilhar
MedoO ciúme é o medo de que alguém lhe faça sorrir mais do que eu conseguiria, de que um abraço do outro seja mais bem-vindo do que o meu, de que o amor que tanto prezo agora seja descartado pelo de outro alguém.
CopiarCompartilhar
Precisar![]()
Não leve a mal o meu ciúme. Eu só não quero te perder, porque preciso de você. E às vezes queria que você precisasse de mim também!
CopiarCompartilhar
Grande amor![]()
Pouco amor pode significar pouco ciúmes, mas um grande amor não é sinônimo de muito ciúmes. Pelo contrário, quem ama e tem confiança em seu amado não deixa a insegurança tomar conta. O amor ocupa todo o espaço onde o excesso de ciúmes poderia nascer.
CopiarCompartilhar
LiberdadeVer o outro feliz, essa sensação vale mais do que qualquer ciúme! Ainda que a liberdade do parceiro dá aquele frio na barriga de pensar que ele pode olhar para o lado e ver alguém mais interessante do que nós.
CopiarCompartilhar
Própria vidaUma pessoa não pode pertencer a outra, esse é o primeiro passo para evitar o ciúme doentio. A sua namorada tem a própria vida e você não estará em tudo que ela fizer. Assim sendo, não tem problema em admitir que você fica um pouco enciumado quando ela está rindo para aquele menino...
CopiarCompartilhar
ImaginaçãoO ciúme é aceitável quando está no plano da realidade. O problema, é que nem sempre as pessoas conseguem controlar a imaginação. Começam a criar fantasias sobre o que o outro está fazendo, imaginando traições que nem de longe aconteceriam. Nessas horas é preciso ser racional e, principalmente, respeitar a privacidade do outro. Nada de checar celulares, e-mails e redes sociais. Se você está desconfiado, procure a via do diálogo, exponha ao outro seus pensamentos. Não há nada de errado em dizer que você sente ciúmes!
CopiarCompartilhar
CharmeExiste um certo charme no ciúmes. De ver aquela pessoa séria e controlada mostrando que também sofre de inseguranças, incomodada com a possibilidade de perder seu amado.
CopiarCompartilhar
Amor de verdade![]()
Quando o ciúme ameaça se tornar prejudicial, escolha a honestidade. Amor de verdade não é consumido pela dúvida, mas ganha força com a verdade. Ele não se deixa derrubar pela insegurança, pois cresce acima destes pequenos percalços, e renasce ainda mais forte.
CopiarCompartilhar
CuidarTenho ciúmes, mas não deixo que o ciúmes me tenha. Se quero cuidar do meu amor, posso até ficar nervosa se ele anda de risadas com outra. Mas deixo ele ir, pois quem prende já deixou de cuidar.
CopiarCompartilhar
DetalheCiúmes pode dar graça a uma relação. Mas é preciso que ele se mantenha no seu canto, como um mero detalhe num namoro feito de muitos outros sentimentos. A razão deve ser sempre maior do que a insegurança e o amor maior do que tudo.
CopiarCompartilhar
Não saberO não saber é inevitavelmente a origem do ciúme. Se soubéssemos absolutamente tudo o que pensa e vive nosso parceiro, não haveria motivo para desconfiança. Porém, essa sabedoria completa é impossível, e desejá-la é tolice. No fim do dia, o que vence os ciúmes não é um conhecimento sobrenatural da mente do outro, mas é o amor que se sente e é mais forte do que o medo.
CopiarCompartilhar