Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Receitas Light para Natal

Para aqueles que estão no "projeto verão" e para aqueles que são mais saudáveis, separamos receitas super leves e lights para o Natal!

Arroz de pato

Ingredientes
3 xícaras (chá) de arroz parboilizado
1 pato limpo e em pedaços
1 cebola
2 dentes de alho
1 garrafa de vinho tinto
3 litros de água
1 colher (sopa) de azeite
2 paios sem pele em rodelas
1 colher (sopa) de échalote ou cebola roxa
Sal e pimenta-do-reino branca a gosto
Salsinha e cebolinha picadas a gosto

Modo de Preparo
Retire a pele e a gordura aparente do pato. Ponha em uma tigela e tempere com o sal, a cebola e alhos picados grosseiramente.

Acrescente a pimenta, regue com 3/4 da garrafa de vinho tinto e deixe marinar até o dia seguinte na geladeira.

Retire o pato da marinada e refogue com uma colher (sopa) de azeite até dourar ligeiramente. Junte o vinho da marinada e adicione dois litros de água aproximadamente.

Tampe e cozinhe por 2 horas, em fogo médio, até que o pato esteja macio e o caldo, reduzido a um litro. Se necessário, adicione mais água quente durante o cozimento.

Desosse o pato e reserve a carne e o caldo separadamente. Refogue a échalote com o azeite restante, junte o arroz e mexa por 2 minutos. Adicione o vinho restante e deixe evaporar.

Ponha o caldo de pato até cobrir o arroz, mexa e cozinhe em fogo baixo até começar a secar o líquido. Adicione mais um pouco de caldo e cozinhe até o arroz ficar bem al dente.

Retire do fogo, acrescente a carne de pato, mexa cuidadosamente e adicione mais caldo até envolver bem o arroz e devolva ao fogo.

Cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos e, se necessário pingue um pouco mais de caldo de pato. O arroz deve ficar úmido.

Enquanto isso, frite o paio rapidamente na sua própria gordura em uma frigideira aquecida. Distribua a linguiça sobre o arroz, polvilhe com a salsinha e retire do fogo. Sirva imediatamente.

Torta de maçã e framboesa

Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3/4 de xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 pitada de canela
1/4 de xícara (chá) de nozes moídas grosseiramente
120 g de manteiga gelada
1 ovo

Recheio
4 maçãs em cubos médios
1/2 xícara (chá) de framboesa fresca ou congelada
Suco de 1/2 limão
1/4 de xícara (chá) de açúcar
Gotas de essência de baunilha

Cobertura
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
50 g de manteiga bem gelada em cubinhos
1/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo
1/4 de xícara (chá) de pistache grosseiramente picado

Comece a torta pelo recheio. Para prepará-lo, misture todos os ingredientes e ponha em uma peneira sobre uma tigela e deixe escorrendo.

Faça a massa: misture a farinha, o açúcar, o sal, a canela e as nozes. Junte a manteiga e mexa rapidamente com as pontas dos dedos até formar uma farofa.

Adicione o ovo e misture até obter uma massa macia. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha. Faça uma bola com a massa e embrulhe com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Para a cobertura, junte todos os ingredientes até formar outra farofa. Reserve.

Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada com um rolo até formar um círculo e forre uma forma de aro removível. Leve a geladeira por mais 15 minutos e já acenda o forno a 180 °C.

Retire a massa da geladeira e espalhe o recheio bem escorrido e finalize com a farofa da cobertura. Asse por mais ou menos 45 minutos ou até dourar.

Codorna recheada com molho de uva

Ingredientes
4 codornas desossadas
6 fatias de brioche
1/2 xícara (chá) de leite semidesnatado
2 colheres (sopa) de castanha-do-pará
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de azeite
3/4 de xícara (chá) de caldo de legumes caseiro quente
Sal e pimenta do reino a gosto

Molho de uvas verdes
300 g de uva verde sem sementes
1 colher (chá) de azeite
1 colher (chá) de mel
1/2 xícara (chá) de vinho branco
2 colheres (chá) de farinha de trigo

Modo de Preparo
Lave as codornas em água corrente. Seque com papel toalha e tempere com sal e pimenta do reino. Reserve na geladeira.

Em uma prato ponha o pão e regue com o leite. Deixe descansar por 5 minutos. Escorra o excesso de leite e junte a castanha, a salsinha, o sal e a pimenta.

Pegue a codorna e recheie o seu interior com o brioche temperado. Feche a abertura do pescoço e das coxas com palito.

Aqueça o azeite em uma panela que acomode as codornas, uma ao lado da outra e que possa ir ao forno. Ponha as codornas na panela e deixe dourar de um lado. Vire delicadamente e doure do outro lado.

Adicione o caldo de legumes, tampe a panela e transfira-a para o forno preaquecido a 200 °C. Asse por 1 hora, aproximadamente. Se necessário, adicione mais água quente aos poucos.

Enquanto isso, faça o molho: corte as uvas ao meio. Esquente o óleo e doure ligeiramente as uvas. À parte, misture o mel, o vinho, 1/4 de xícara de água e dilua a farinha. Despeje sobre as uvas e cozinhe até o molho ficar transparente. Se preciso, ponha mais água quente.

Retire a codorna do forno, deixe descansar por 5 minutos e sirva com o molho quente.

Comentários