Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Livre-se do lixo mental

O lixo mental é tudo aquilo que acumulamos de pensamentos negativos em nossa mente. Para livrar-se desse peso é preciso muita força de vontade, mas com um pouco de esforço você conseguirá renovar sua mente e atrair apenas pensamentos positivos para a sua vida!

continue lendo
Compartilhar

Fale de coisas boas

Falar só de coisas ruins vai fazer com que elas continuem na sua mente, tirando o espaço dos bons pensamentos. Por que não dedicar suas conversas a coisas boas? Falar do que faz bem a você e aos outros, planos, viagens, até do clima (contanto que seja celebrando quando ele está bonito). Dedicar esse tempo a um papo agradável vai fazer bem, melhorar seus ânimos, renovar o seu espírito, encorajar os outros a não falar de coisas ruins também. E você já sabe, quando tem gente positiva ao seu redor você sente essa positividade também.

Seja grato

Às vezes nos deixamos levar somente pelo que faz mal, esquecemos de prestar atenção às coisas boas e positivas que estão acontecendo a nossa volta. Por isso, sempre devemos lembrar de agradecer. Esse exercício de gratidão nos faz parar e pensar em como realmente está a nossa vida. Assim, percebemos todas as oportunidades e pessoas maravilhosas que nos cercam. Quem muito agradece, pouco reclama e toma consciência de quantos motivos têm para ser realmente feliz.

Bote ordem na casa

A nossa mente recebe todo tipo de influência do mundo exterior, inclusive do ambiente que nos cerca. Se nossas coisas estão uma bagunça, isso torna mais difícil para nossa mente se livrar de suas bagunças interiores. Ver suas coisas arrumadas não apenas vai melhorar seu ânimo como o processo de arrumá-las também faz bem. Você tira sua mente dos problemas imediatos, se distrai e relaxa, contanto que transforme a arrumação numa atividade prazerosa, e não em mais uma fonte de irritação. Por isso, faça tudo do jeito que gosta e deixe sua mente ficar leve e renovada, assim como sua casa.

Busque equílibrio

Não dá para viver só de trabalho e responsabilidades não prazerosas. Especialmente, se você fica remoendo em sua mente o quanto não gosta de fazer isso. É claro que precisamos dedicar uma boa dose de tempo a certas atividades monótonas, mas podemos também passar momentos valiosos fazendo aquilo que nos faz feliz. Esse equilíbrio de nosso tempo é necessário para clarear a mente, trazer positividade e até aumentar a nossa produtividade. Portanto, livre-se logo do que não é divertido e use o seu tempo livre aproveitando intensamente cada minuto fazendo aquilo que o faz feliz.

Seja uma força positiva

Da mesma forma que somos influenciados pelas pessoas ao nosso redor, também exercemos influência sobre elas. Gente que muito reclama cria um ciclo de negatividade, mas o oposto também ocorre! Quando você se recusa a entrar na maré dos sentimentos ruins, influencia os outros a serem positivos também e eles por sua vez influenciam você de volta e assim vai. O melhor de tudo é tomar a decisão consciente de espalhar o bem e isso fará a diferença na sua mente, que começa a trabalhar para fortalecer os pensamentos bons, e deixar para lá os ruins.

Medite

A meditação é uma das ferramentas mais poderosas de limpeza mental. O exercício de esvaziar a mente, principalmente quando feito com frequência, cria efeitos cada vez mais benéficos e duradouros. Você fica em paz e é capaz de se conhecer melhor, percebe o que faz mal para você e consegue se afastar disso mais facilmente. Da mesma forma, consegue fazer escolhas melhores que o levarão a uma sensação de positividade. Vá em busca de um lugar tranquilo e respire, comece a meditar. Logo seus efeitos benéficos estarão agindo com tudo na sua mente.

Não se entregue à ansiedade

Aqueles medos imaginários, preocupações desnecessárias, criar na mente cenários que não aconteceram. Essas são facetas da ansiedade que podem fazer muito mal. O lado negativo da nossa imaginação, infelizmente, é poderoso. E por consequência, faz o nosso estresse ir lá em cima. Mesmo que algumas ideias negativas inevitavelmente surjam, não podemos embarcar nelas, afinal a ansiedade gera ainda mais ansiedade. Quando sua mente começar a criar monstros, procure alguma distração, vá atrás de algo que lhe acalme, ignore. Tome o controle da situação e coloque seus pensamentos em paz.

 

Desapegue

Ressentimentos, mágoas antigas, coisas que você poderia ter feito e não fez, quando nos apegamos a estes sentimentos enchemos nossa mente de pensamentos desnecessários e ruins. Tudo isso já ficou para trás. Por que sofrer no presente por um dano passado? Enquanto você não aprender a se desapegar dessas raivas passadas, vai apenas reviver o mal que sofreu. Remoer o passado não ajuda nada, nada mesmo. Tire as lições que precisa do que você já viveu e depois esqueça. Você tem um agora para viver.

Descanse

Às vezes nossa mente simplesmente precisa de uma pausa. Uma boa noite de sono não leva os problemas embora, mas nos impede de ficar pensando neles. Frequentemente isso é o suficiente. Afinal, o descanso coloca as coisas em perspectiva. Percebemos que certas coisas não valem o drama ou até nos trazem as ideias que ajudarão a solucionar certas questões. Além disso, a falta de sono prejudica todo nosso organismo e faz com que os pensamentos não se renovem. Ou seja, nada de ficar adiando a hora de dormir!

Desabafe

Existe uma diferença entre ficar reclamando da vida e colocar para fora os sentimentos que estão lhe fazendo mal. Reclamar é apenas reviver inconvenientes. Por outro lado, conversar sobre o que anda incomodando com alguém que você confia tira essa negatividade. Vale a pena expressar o que você está sentindo, chorar, livrar-se desses males mesmo. Desabafar traz alívio, clareia a mente, faz você colocar em perspectiva o que incomoda e se preparar para tirar isso da sua vida. Depois que você expulsou esses conflitos da mente, fica mais fácil pensar em coisas boas.

Busque positividade

Cerque-se de gente bem-humorada, envolva-se em projetos que trazem coisas boas, observe a beleza e a alegria que está ao seu redor, espalhe amor e vá atrás de quem faz o mesmo. Procure aquela praça com uma vista bonita, pare para ouvir uma música que a deixa feliz. Leia livros e veja filmes alegres. Fique em meio ao verde, respire ar puro, curta um dia de sol, dance na chuva. Dê mais atenção ao que é bom no mundo e faça que sua mente se concentre na positividade.

Dê asas a sua criatividade

Atividades criativas são uma das melhores maneiras de encher a nossa mente de ideias positivas e expulsar as que não fazem bem. Você pode escrever, pintar, desenhar ou até inventar coreografias que ninguém vai ver, além de você. O importante é colocar a sua mente para funcionar, ter pensamentos inovadores, não se deixar levar pelo tédio. O tédio ajuda a cultivar sentimentos tóxicos, incentiva o espiríto da reclamação. Mas quando você está colocando sua mente para produzir a algo criativo, não existe espaço para o tédio nascer.

Maneire nas notícias ruins

É claro que noticiários, jornais e sites de notícias (e até nossos feeds nas redes sociais) são necessários para sabermos o que anda acontecendo no mundo. Porém, o excesso de histórias ruins pode fazer mal para a nossa mente e coração. Tudo isso cria a noção falsa e negativa de que o mundo não tem mais esperança. Não há problema se afastar disso de vez em quando, destinar nossa atenção a assuntos mais positivos. Quando as notícias que você anda lendo começarem a colocá-lo para baixo, faça o caminho inverso: vá em busca de histórias boas que ocorrem no mundo. Saber que são muitas vai enchê-lo de esperança.

Enfrente seus medos

O medo é, na verdade, algo que nossa mente cria e que fica lá, nos incomodando e nos impedindo de fazer algo que pode ser muito positivo para nós. É importante colocar nossos medos em perspectiva, encará-los de frente, para evitar que fiquemos paralisados por eles. Às vezes, basta um segundo de coragem para fazermos algo, e pronto: o medo já não tem poder sobre nós. Dê valor a esses segundos de coragem, se jogue, vá em frente, aja! Quando você encara seus medos, começa a se libertar deles.

Reinvente-se

Às vezes nos deixamos levar pelo fluxo, fazemos coisas porque o resto das pessoas está fazendo, repetimos pensamentos apenas por ouvi-los repetidos tantas vezes. Entrar nesse ciclo nos faz acumular ideias e atitudes que não fazem sentido para nós e que, claro, enchem nossa mente de coisas inúteis. Para nos livrarmos disso, é preciso refletir sobre o que andamos fazendo, avaliar o que é ou não produto de nossos ideiais e então nos dedicarmos apenas às nossas verdades, àquilo que é verdadeiramente importante para nós. Ou seja, nos livrarmos da estagnação e tomarmos as rédeas do nosso destino, seguirmos nosso próprio caminho.

fechar