Tentando entender o passado
Não fique remoendo o passado em seu coração. Siga em frente e compreenda que tudo tem uma razão para acontecer. Dê uma nova chance para a vida e suas incríveis surpresas.
Escolha outro caminho
Pode parecer que não conseguirá superar o que aconteceu, mas conseguirá, sim. Às vezes, a dor parece muito mais intensa quando vista de perto, então, tente uma outra perspectiva. Vá por outro caminho, faça novas escolhas e refaça o que você achou que fez de errado da primeira vez.
Tente coisas novas
Além de seguir em frente e de não ficar remoendo o passado, para compreender o que houve e fazer diferente, você precisa tentar coisas novas, coisas que nunca pensou em fazer. Dê uma chance para outras atividades e outras formas de pensar. Ouça mais e preste atenção no que está ouvindo.
Esqueça
![]()
Não é bom ficar lembrando de coisas que nos machucaram ou que não fazem mais parte da nossa vida. Esqueça tudo o que ficou para trás e foque no seu próprio caminho. O mundo é muito grande e a vida passa depressa demais para que fiquemos pensando no que está no passado.
Deixe ir
![]()
Deixe ir tudo aquilo que um dia te fez mal. Tudo aquilo que não está mais com você. Lembre-se que deu o melhor de si e tentou fazer o que pôde para que as coisas dessem certo. Não se cobre tanto. Determinadas experiências e pessoas precisam sair de nossas vidas para que nós possamos crescer.
Aprenda com o passado
Tanto com as experiências ruins quanto com as boas, tente aprender alguma coisa. Nada que passa por nossas vidas é em vão. Há sempre uma lição a ser compreendida – mesmo que seja como não cometer aquele erro novamente.
Perdoe
Independentemente do que houve, perdoe. Perdoe a situação, perdoe quem causou dor em você. Nem sempre as pessoas nos magoam de propósito – às vezes, elas mesmas estão feridas com o que fizeram. Mesmo que os atos tenham sido premeditados, não vale a pena guardar rancor de ninguém – a vida é muito curta para focarmos em sentimentos negativos.
Positividade sempre
![]()
Como uma boa roda gigante, o mundo nunca para de girar. Há momentos melhores do que outros – assim como existem pessoas melhores do que outras. De qualquer forma, precisamos ser positivos sempre, independentemente do que aconteceu. Precisamos manter a cabeça erguida diante das dificuldades e lembrar que, com alguém ou em alguma situação futura, as coisas serão diferentes – e melhores.
Tente de novo
Mais importante do que se martirizar pelo que houve, é tentar de novo. Não foque nos problemas ou nas dores que você sentiu – use o passado como ferramenta para criar um futuro mais brilhante. Entenda o que houve de certo e errado e mude o que você quiser mudar – as experiências estão aí para isso. Agarre uma oportunidade e faça o que quiser fazer.
Dê um tempo
![]()
Nem sempre as coisas se consertam no tempo que a gente quer e espera. Muitas vezes, precisamos ter paciência e deixar aquele assunto um pouco de lado para, só então, pensar nele novamente. Dê um tempo para que tudo se ajeite e, então, tente de novo. Pense com calma. Reflita. E seja paciente.
Tente seguir em frente
É difícil, eu sei, mas tente seguir em frente. Esqueça o que você deixou para trás e comece a escrever uma página nova – ela está aqui, em branco, bem na sua frente. Lembre-se que são nossas experiências passadas que fazem de nós quem nós somos, por isso, não se sinta triste quando, por acaso, lembrar do que você passou. São essas marcas que nos tornam únicos.
Momentos bons
![]()
A vida corre por nossos olhos, não é mesmo? Quando percebemos, já estamos adultos, todos os dias falhando uma falha nova. Mas a vida não é feita só de erros – é também composta por momentos bons, momentos de prazer. Quando se sentir deprimido, lembre-se que mesmo o que te fez sofrer também te trouxe alegria em algum ponto dessa jornada – e que é isso o que importa no fim das contas.
Tudo tem uma razão
Você já deve ter ouvido que tudo tem uma razão certa para acontecer. Não se preocupe com as dores que sentiu ou com o que poderia ter evitado. Não. Tudo o que aconteceu na sua vida tinha que acontecer justamente para que você pudesse chegar em algum lugar – provavelmente um lugar melhor.
O que faz bem
Em momentos de agonia, foque no que te faz bem. Lembre-se apenas das coisas boas pelas quais você passou e tente entender que tudo faz parte do seu crescimento pessoal. Pratique novas atividades, foque em novas tarefas e seja uma pessoa nova a partir de suas marcas anteriores – existem cicatrizes que aparecem para nos fazer bem, para nos fazerem melhores.
Cresça
![]()
A principal lição que podemos tirar do passado é o crescimento pessoal pelo qual passamos depois de determinados momentos – difíceis ou felizes. O crescimento é necessário, é uma atitude diária e, para que aconteça, precisamos agir e ter em mente quem nós somos e quem queremos ser.
Não pense nisso
Parece bobagem, mas não pense no que te aflige. Não fique recordando o passado – muitas vezes, as soluções, as explicações, surgem justamente quando não estamos pensando no problema. Sei que é difícil parar de se culpar ou de culpar o outro, mas esse tipo de ação só lhe trará mal-estar.
O futuro será melhor
O momento pode não ser dos melhores, mas pode ter certeza que o futuro te reserva alguma coisa boa. Você teve que passar por tudo o que passou para chegar até aqui. Até podem existir caminhos mais fáceis – mas quem é que gosta de facilidade, não é mesmo? Tenha em mente que você está agindo para que tudo seja melhor da próxima vez e que o passado ficou no passado.
Faça diferente
![]()
Tente não persistir nos erros que te machucaram, assim como melhorar os acertos que você conseguiu até aqui. Independentemente de bom ou ruim, faça diferente quando puder. Você é mais do que imagina ser e pode ir além de suas próprias expectativas.
Mude de ares
Sair do problema vai além de apenas deixar de pensar nele. Muitas vezes, precisamos dar um tempo para que nossa cabeça volte a funcionar, precisamos sair, conhecer novas pessoas, conversar com amigos, mudar de ares. Saia da sua zona de conforto e provoque a mudança que você quer que aconteça.
Se perdoe
Perdoar o outro é importante, mas se perdoar é mais ainda. A gente tem essa mania boba de se culpar por tudo o que acontece – por coisas boas e ruins. Temos um talento natural para o pessimismo, mas precisamos mudar isso. Precisamos ser diferentes e isso começa quando conseguimos perdoar a nós mesmos e seguir em frente.