Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Tradições de Dia das Mães ao redor do mundo

Desde as formas mais tradicionais, com presentes e comida, até amarrando as matriarcas da família, o Dia das Mães é comemorado de maneira bastante variada ao redor do mundo. As celebrações e datas variam de cultura para cultura, mas sempre são bem interessantes.

Inglaterra

Na Inglaterra, o Dia das Mães comemora-se no quarto domingo da quaresma – como este dia não é fixo, a data varia anualmente. Diz-se que este foi o primeiro país em que se iniciou a comemoração e que a tradição começou no país à época em que este estava sob domínio do Império Romano. Na prática, a tradição dizia que os cristãos deveriam retornar à paróquia em que eles foram batizados, “a-mothering”. Atualmente, filhos e netos visitam mães e avós com comidas gostosas e mimos.

Portugal

Durante muitos anos, o Dia da Mãe, como eles preferem chamar, no singular mesmo, celebrou-se em Portugal em 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, ligada à concepção de Jesus Cristo na Virgem Maria. Atualmente, a data celebra-se no primeiro domingo de maio.

Moçambique

País da África Oriental colonizado por portugueses, Moçambique comemora o Dia das Mães na mesma data que Portugal, Espanha, Cabo Verde, Angola, Lituânia e Hungria: no primeiro domingo de maio. A família tem um papel muito importante na sociedade moçambicana e, portanto, a figura da mãe é extremamente valorizada. Nesta data especialmente, há tradição de afetos, carinhos e retribuição.

20 presentes criativos para dar no Dia das Mães

Etiópia

Na Etiópia, a festa de Dia das Mães dura três dias e chama-se “Antroshts”. Ela ocorre entre outubro e novembro, no final da estação de chuvas no país. As famílias se reúnem pela manhã e, enquanto as filhas se ungem com manteiga, os homens cantam. Ao contrário de algumas tradições ocidentais, neste caso, as mães participam da elaboração das refeições das festividades.

Filmes para assistir no Dia das Mães

Tailândia

Na Tailândia, desde 1970, o Dia das Mães comemora-se em 12 de agosto, aniversário da rainha Sirikit Kitiyakara, que é considerada “mãe de todos”, por decreto do governo. Ainda hoje a comemoração ocorre nesta data, com direito à feriado nacional e fogos de artifício.

Bolívia

A história do Dia das Mães na Bolívia, celebrado em 27 de maio, é bastante interessante. Durante a guerra pela independência boliviana da Espanha, no século 19, após a morte de pais, filhos e irmãos, em 27 de maio de 1827, um grupo de mulheres de Cochabamba foi à luta contra o exército espanhol na Coronilla Hill. Elas ficaram conhecidas como “Heroínas de Coronilla” e nesta data passou-se a comemorar o Dia das Mães.

Indonésia

O Dia das Mães da Indonésia é comemorado em 22 de dezembro desde 1953 por determinação do governo, uma vez que nesta mesma data, em 1928, ocorreu o Primeiro Congresso Indonésio de Mulheres. A data é considerada de extrema importância para os movimentos de mulheres no país e é utilizada para lembrar as contribuições femininas para a Indonésia.

Egito

No Egito, o Dia das Mães passou a ser celebrado no equinócio da primavera, em 21 de março. Diz-se que a data foi proposta pelo jornalista egípcio Mustafa Amin inspirado pela história de uma viúva ignorada por seu filho. Posteriormente, a data foi incorporada também por outros lugares como os Emirados Árabes Unidos e o Iraque.

Receitas deliciosas para o Dia das Mães

Nepal

No Nepal, o Dia das Mães comemora-se no último dia do mês Baishakh – podendo ser em abril ou maio. Lá a celebração surgiu a partir de uma antiga tradição hindu. Tradicionalmente, neste dia, é feita uma peregrinação as lagoas Mata Tirtha perto de Katmandu.

Israel

O Dia das Mães também é conhecido como o Dia da Família em Israel e celebra-se no 30° dia de Shevat, que geralmente acontece em fevereiro. Conta-se que a data surgiu na década de 1950, quando uma menina de 11 anos chamada Nechama Biedermann escreveu uma carta para o jornal infantil Haaretz Shelanu propondo que o Dia das Mães de Israel fosse comemorado no aniversário de morte de Henrietta Szold, uma mulher que, embora nunca tenha sido mãe, desempenhou ativo papel na ONG Youth Aliya, auxiliando no cuidado com crianças judias na época do holocausto. O jornal concordou e a decisão foi bem aceita no país também. Posteriormente, no entanto, a data tornou-se Dia da Família e foi perdendo a importância.

Tattoos para fazer com sua mãe!

França

Na França, o Dia das Mães celebra-se no último domingo de maio. Quando a comemoração cai na mesma data do Dia de Pentecostes, ela é postergada para o primeiro domingo de junho. Em 1806, Napoleão Bonaparte já havia tentado evocar um dia de festa para homenagear as mães, mas só em 1950 foi realmente criada uma lei para a celebração da data.

Músicas perfeitas para sua mamãe!

Sérvia

Na Sérvia, a tradição do Dia das Mães é bastante inusitada. A data é comemorada dois domingos antes do Natal, em dezembro, e as mães são amarradas por seus filhos e só podem ser soltas após presentearem e darem doces para crianças. Doideira, né? O Dia dos Pais é comemorado de forma semelhante no domingo seguinte.

Irã

No Irã, o Dia das Mães é comemorado no dia 20 do mês Jumada al-thani, sexto mês do ano islâmico, seguindo calendário lunar. A data foi escolhida por ser o aniversário de Fatimah, filha do profeta Maomé. No país, ela é utilizada para celebrar o conceito tradicional nacional de família.

Coreia do Sul

E os asiáticos sempre são surpreendentes. Na Coreia do Sul não há distinção entre Dia das Mães e Dia dos Pais: na verdade, ambas as celebrações ocorrem em 8 de maio. Inicialmente, a data celebrava apenas a maternidade, mas isso foi alterado para que os pais não se sentissem excluídos.

Nicarágua

Na Nicarágua, o Dia das Mães comemora-se em 30 de maio. A data foi decretada pelo general General Anastasio Somoza, na década de 1940, para homenagear o aniversário de sua madrasta. Apesar disso, no país, a data é bastante celebrada e lucrativa.