Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Treine a mente para viver melhor

Com a correria do dia a dia, é normal sentir-se estressado e cansado de vez em quando. Mas para não deixar esses sentimentos pesados tomarem conta de você, é preciso treinar sua própria mente para saber lidar com essas situações mais exaustivas. Confira algumas dicas e comece a praticá-las!

continue lendo
Compartilhar

Treine

Como tudo na vida, é preciso treinar para aprendermos algo que não temos conhecimento ou habilidade. Da mesma forma funciona a nossa mente quando queremos adquirir novos hábitos e aproveitar melhor o que está acontecendo agora. Afinal de contas, se pensamos muito no passado ou no futuro, é porque fomos treinados para assim agir. Portanto, venha conferir algumas dicas para mudar isso:

Quebre padrões

O padrão, o cotidiano, o rotineiro, é justamente o que deixa nossa mente no modo automático, perpetuando hábitos antigos. Quebre esses padrões: use novos caminhos quando for para algum lugar ou use outro meio de transporte. Vá a lugares diferentes, convide mais pessoas para sair, mude seus horários, sua rotina.

Experimente coisas novas

Experimente coisas novas. Essa dica é uma extensão do “quebre padrões”, mas ainda mais ousada: não apenas tente coisas diferentes, mas sim novas. Experimente um prato exótico, diga “oi” para uma pessoa desconhecida e faça amizade, comece um novo hobby, vá para um lugar que nunca foi... Perceber que o mundo é bem maior do que você imaginava te dá uma nova perspectiva sobre o presente.

Você também pode gostar: 12 dicas para uma vida simples

Conheça-se

Esta dica é uma das mais importantes: conheça-se. É como diz o Oráculo de Delfos, na Grécia Antiga: “Conheça-te a ti mesmo”. O autoconhecimento é uma jornada complexa e eterna, mas essencial para tudo que façamos nessa vida, incluindo a aquisição de melhores hábitos. Quando nos conhecemos, não temos a necessidade de remoer o passado ou temer o futuro, pois nos está claro que o que basta é o que vivemos agora.

Atenção ao seu corpo

Autoconhecimento não é apenas psicológico e espiritual, mas também físico. Conheça seu corpo e se atente a ele: perceba quando ele pede descanso e quando ele pede ação. Quando ele pede comida ou quando ele pede água. Quando ele pede prazer e alegria, e quando ele pede isolamento e reflexão.

Seja empático

Não somos seres solitários, por mais que tentemos ser. Somos sociais, e a vivência com o Outro é primordial. É com ele que aprendemos muito sobre o mundo e sobre nós mesmos. Portanto, seja empático, escute o que o outro tem a dizer, e não deixe com que a arrogância, o orgulho e o egoísmo predominem. Há muito o que se absorver das relações em sociedade.

Estude

Viver na ignorância é viver nas trevas. Estude: não há quem se arrependa de ter estudado qualquer coisa que seja. Seja curioso, tenha sempre uma pulga atrás da orelha, e se esforce para solucionar suas dúvidas. O conhecimento sobre o mundo que te cerca é tão importante quanto o conhecimento sobre si.

 

Proponha-se a desafios

Não se acomode. A vida é feita de superações e avanços. Manter-se quieto e conformado é um desperdício. Portanto, proponha-se sempre desafios e procure cumpri-los. Contudo, tenha humildade e saiba em que nível evolutivo você se encontra, para não dar passos maiores do que as pernas. Além de não conseguir aprender o que é necessário para avançar, se sentirá desmotivado e pronto para desistir, o que será pior. Não tenha vergonha de ser principiante.

Termine suas tarefas

Já que você se propôs desafios, termine-os. Sei que é difícil, pois todo desafio é cansativo e frustrante, porém, se você se determinar a terminá-lo, além de conseguir completar um aprendizado, se sentirá melhor por ter conseguido do que se sentiria se tivesse desistido.

Desligue-se das redes

Hoje em dia, estamos muito conectados, recebendo milhares de informações por minuto bem na palma de nossa mão. Toda essa movimentação frenética de dados não nos faz bem, e nos deixa ansiosos e agitados. Portanto, desligue-se das redes sociais, pelo menos um pouco. As redes podem ter grandes vantagens, mas para tudo é necessário equilíbrio e sabedoria para usar.

Pratique Yoga

Todo exercício físico é bom para aprender a focar no tempo presente, mas o Yoga tem esse aprendizado como principal objetivo. Para realizar os movimentos, é preciso estar centrado em si, no seu corpo, no aqui e agora. Dedicar alguns minutos do seu dia para esta prática é um investimento precioso para seu bem-estar individual.

7 dicas para quem quer praticar yoga

Alimente-se bem

A alimentação correta e natural deixa com que nosso corpo permaneça com bom funcionamento e em equilíbrio. Ora, tendo o corpo funcionando bem, nossa mente tem mais chance de também ficar em paz, pronta para processar bons pensamentos e sentimentos, sem que tenhamos a necessidade de ficarmos em alerta, tristes ou algo do gênero.

Medite

Meditar é perceber os seus pensamentos, mas não se deixar levar por eles. É aprender a ter poder sobre a mente. É o mais próximo que temos de chegar perto de alguma Verdade ou plenitude. Portanto, não há hábito melhor para quem deseja viver melhor o presente: meditar é o hábito de estar no Agora.

Contato com a Natureza

O contato com a Natureza nos leva a um momento de conexão com a nossa criação e com nosso estado de utilidade para com o mundo e o universo que vivemos. Também nos proporciona reflexões e um profundo sentimento de gratidão. Assim, podemos entender que a natureza é cíclica e, portanto, é inútil estar nela e pensar que existe um passado ou um futuro: só existe o presente.

Aproveite a jornada

As melhores coisas da vida não acontecem do dia para noite. É uma jornada. Assim, não espere conquistar seus objetivos logo de cara. É uma longa caminhada, que durará até o dia da sua morte. Entretanto, é essa viagem que traz a graça de tudo. Viver é uma aventura.

Não desista

Tudo é difícil no começo, e vai ser difícil até ficar mais fácil. Também é necessário aproveitarmos as fases iniciais de cada aprendizado: é um momento único da nossa jornada e que, por mais que nos traga frustração – afinal, temos a mania de já querermos saber de tudo antes de estudar –, é também muito emocionante a sensação de ver algo pela primeira vez, se interessar e se encantar. Aproveite esse momento e não desista por conta das dificuldades: elas são a beleza da coisa toda.

Inspiração: Pensamentos para seguir em frente!

fechar