Como o próprio nome diz um relacionamento sério é algo sério, então pense bem antes de tomar uma decisão. Não aja por impulso, não namore só por estar carente ou por cobrança familiar, assim você evitará futuras decepções. Mas se você realmente amar a pessoa em questão, vá em frente, o amor verdadeiro é uma dádiva.
Ter um relacionamento sério é ter sua rotina diretamente afetada. É ótimo ter alguém para ver suas séries preferidas com você, mas também tem aquele outro lado, mais almoços familiares para comparecer, diferenças de horário, passar menos tempo com seus pais ou amigos.
A sua felicidade depende só de você, se estiver criando uma relação de dependência caia fora. Ter um relacionamento consiste em compartilhar momentos felizes, e não colocar a sua felicidade sobre os ombros de alguém.
Tenha certeza de que o passado ficou no passado como memória e no presente como aprendizado. Assim você evitará comparações, expectativas e terá um relacionamento muito mais estável e saudável.
O amor é um sentimento para bons e maus momentos, cuidado ao buscar alguém só pelo desejo carnal ou por querer ter um ombro amigo nas horas difíceis. Um relacionamento sério é muito mais do que isso.
A intimidade é um fator importante nos relacionamentos. A qualidade e quantidade de sexo varia muito de pessoa para pessoa, portanto é importante conversar sobre os gostos e necessidades de ambos não só para se entenderem, mas também ajuda a criar confiança.
A reciprocidade é algo muito importante e infelizmente subestimada. Um relacionamento é uma troca, então tenha certeza sobre o que você pode oferecer ao seu parceiro ou o que ele pode oferecer a você. Isso ajudará a evitar futuros conflitos, e principalmente futuras cobranças.
Antes de ter um relacionamento sério você precisa estar em dia com a sua autoestima. Assim você evita futuros lamentos e cobranças como "por que você está olhando para ela?". Saiba reconhecer o que tem de especial, quando entender o quão única você é, o seu parceiro também entenderá.
Pense como ficarão seus planos, uma vida a dois envolvem planos em conjunto. Você não deve deixar seus sonhos para trás apenas por querer estar junto de alguém. Certifique-se de que seus planos, ou a maioria deles, caminhem na mesma direção, tudo tem um jeitinho.
Reflita sobre você mesma, sobre suas qualidades e defeitos, busque evidenciar o que tem de bom e melhorar o que precisa ser melhorado. Busque ser o tipo de pessoa que você gostaria de ter como companhia, dessa forma outros também perceberão o quanto você vale a pena.