Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Você exercita a empatia?

Que tal começar a ser mais compreensivo com as pessoas que estão ao seu redor? Pratique a empatia e sinta a diferença em sua vida. Quando doamos bondade ao mundo, ele nos retribui de maneira muito positiva.

Julgamentos

Nunca julgue uma pessoa sem saber da história dela. De repente o que pra você pode parecer um absurdo, pra ela é a única opção. O que te faz feliz pode ser algo fora do mundo dela também. Não julgue pra não dar oportunidade de ser julgado. Viva sua vida da melhor forma e respeite a forma que os outros escolherem.

Relacionamentos

Um grande segredo para os relacionamentos durarem é exercitar a empatia. Sempre se coloque no lugar do outro e pense como ele se sentiria em determinada situação, após ouvir certa coisa ou qualquer outra coisa do tipo. Geralmente você conseguirá evitar situações desagradáveis e brigas infundadas apenas por exercitar a empatia.

Lado de lá

Dificilmente as coisas são vistas da mesma forma de dois pontos opostos. Então não espere que pessoas opostas também pensem da mesma forma. Exercite sua empatia sempre que precisar lidar com alguém, o mundo agradece por mais gentilezas.

Pontos de vista

Uma situação nunca será a mesma pra você e para a pessoa ao seu lado. Às vezes o menor dos milímetros já é suficiente para mudar qualquer percepção. Por isso, na próxima vez em que sentir dificuldade de entender o que o outro diz, saia um pouco de sua zona de conforto e permita-se enxergar através de outro ângulo. Tudo fará sentido.

Batalhas

Seja gentil com todos que passarem pelo seu caminho, afinal você provavelmente não faz ideia das batalhas que aquela pessoa está enfrentando. Cada vida tem sua particularidade, tente imaginar a dos outros e seja mais compreensivo.

Expectativas

Criar expectativas é esperar que as outras pessoas enxerguem, ajam e reajam às coisas da mesma forma que você. Não perca tempo querendo isso. Pelo contrário, tenha empatia e saiba que cada um tem uma forma de ser.

Sentimentos

Um bom campo para se exercitar a empatia é quando nos deparamos com os sentimentos dos outros. Nunca diga a alguém que está fazendo drama, uma situação que pode ser branda pra você pode ser extremamente forte e triste para outra pessoa. Os sentimentos são únicos. Tente ser compreensivo e se colocar no lugar da outra pessoa. Você não pode sentir o que ela sente, mas pode, ao menos, mostrar que se importa e tenta.

Ressentimentos

Na próxima vez em que ficar chateado ou aborrecido com alguém, tente respirar fundo e faça um esforço para enxergar a situação que te deixou assim a partir da visão desta outra pessoa. Será que é tão grave e cruel quanto você imagina? Provavelmente não.

Exercício

Ter empatia e colocar em prática este dom é algo que requer um exercício diário de boa vontade e compreensão. Nas primeiras vezes, você provavelmente terá dificuldade, mas no decorrer dos dias pode se tornar até mesmo natural. É como um músculo: quanto mais você exercita, mais forte ele fica. E sem dúvida você também se orgulhará.

Para poucos

Infelizmente já ouvi por aí que a empatia é uma dádiva para poucos. Mal sabem eles que todos têm este poder, basta querer.

Novo olhar

Experimente viver com o olhar de alguém muito próximo por um dia. No dia seguinte, experimente viver com o olhar de alguém muito distante, de uma realidade muito diferente da sua. Tente pensar como eles reagiriam às mesmas situações. Provavelmente você se surpreenderá e finalmente entenderá como a vida pode ser diversa.

Facilidade

Se todos exercitassem a empatia diariamente, viveriam com muito mais facilidade uns com os outros. De repente tudo ficaria muito mais fácil se visto de um ponto diverso. Experimente!

Ajude

Sempre que possível, se disponha a ajudar alguém. Pode ser seu sobrinho com a lição de casa, sua mãe com os afazeres domésticos ou aquela senhora com as compras do mercado. Dessa forma, você vivencia um pouquinho como é a vida dos outros e passa a entender melhor como eles pensam.

Pensamentos

Nunca hesite em conversar com alguém sobre seus pensamentos. Eles são diversos, e as visões de mundo são inúmeras. Quando você se dispõe a ouvir outra pessoa, aprende a pensar um pouco como ela e o relacionamento fica muito mais fácil.